Prevenindo que o Windows saia do modo Sleep ao mexer no mouse

O Windows 7 possui uma série de opções de gerenciamento de energia e este foi um dos principais objetivos durante seu desenvolvimento, economizar energia para que fosse bem aceito em computadores portáteis, como notebook e netbooks.

O modo sleep (dormir) é uma ótima forma de fazer seu computador ficar semi desligado quando não for usar o computador por algumas horas. Com a função dormir (sleep), você poderá economizar energia e recursos do seu aparelho e ainda reiniciar o mesmo instantaneamente quando quiser.

Prevenindo sair do modo Sleep Windows

Esta opção pode ser acessada indo no menu “Iniciar” do Windows e logo em seguida escolhendo a opção “Sleep” ou “Dormir” no Windows em português.

Modo Sleep

Mas esta volta do sistema pode ser feita mexendo o mouse e para quem tem mouses sensíveis, o computador poderá voltar a ativa por qualquer toque que derem nele.

Para evitar que o Windows saia do modo dormir por qualquer esbarrão que se dê no mouse, podemos desmarcar a opção “Permitir que este dispositivo acorde o computador” da propriedade do mouse.

Para isso, ante no painel de controle (Iniciar > Painel de controle) e busque por “mouse” (sem as aspas) e clique na opção “Mouse”.

Gerenciamento mouse

Na janela que se abriu da propriedades do mouse, selecione o mouse que utiliza e logo em seguida clique no botão “Propriedades”.

Propriedades do mouse

Na próxima janela que abriu, clique em “Modificar configurações”.

Modificar configurações do mouse

E agora desmarque a opção “Permitir que este dispositivo acorde o computador” (Allow this device to wake the computer) e clique em OK.

Permitir que este dispositivo acorde o computador

Pronto, agora ao usar o modo dorminhoco (sleep) poderá mexer o mouse a vontade que o computador não irá acordar. Para acordar, basta apertar alguma tecla do teclado.

Não fiz o teste em outras versões do Windows, mas acredito que funcione também no Windows Vista, XP e outros.