Playthrough, Walkthrough, Gameplay e Speedrun – Qual a diferença?

O que significa e quais as diferenças entre os termos Walkthrough, Playthrough, Gameplay e Speedrun.

Para quem assiste vídeos na internet, sabe o quanto eles ajudam os gamers a se decidirem sobre a compra de um determinado jogo, conhecendo melhor o mesmo. Estes tipos de vídeos também redefiniu a forma como os detonados (guias) são elaborados atualmente.

Até um tempo atrás, era comum comprarmos revistas especializadas que tinham guias completos sobre os jogos, onde ao chegarmos em certa parte que não conseguíamos passar, éramos praticamente obrigados a consultar tais guias.

termos videos jogos

Hoje com a internet, podemos olhar os vídeos e vermos um jogador nos ajudar a conquistar ou passar de certas etapas do jogo.

Há também uma febre de comentaristas profissionais de jogos que demonstram e opinam sobre eles, podendo ser de uma forma séria ou mais descontraída.

Estes termos são conhecidos na comunidade de sites de vídeos como Gameplay, Playthrough e Walkthrough.

Vejamos então o que quer dizer cada uma:

Gameplay

São as jogadas com intenção de demonstrar um jogo, mod ou qualquer coisa relacionada a jogar videogame. Normalmente as gameplay são curtas, tendo entre 5 ou 10 minutos de jogabilidade onde o jogador faz uma demonstração do jogo, podendo ser comentada ou não.

Esta experiência se tornou uma febre no Youtube e tem varias seguidores que adoram assistir este tipo de vídeo e saber o que um jogador acha sobre o game.

Playthrough

Seria quase a mesma coisa que o Gameplay, porém no Playthrough o jogador fica jogando até praticamente acabar o mesmo. Ou seja, são vídeos demonstrativos que podem durar horas e são gravações de uma ou várias jogadas.

Este tipo de vídeo é mais descontraído, não tendo a intenção de mostrar com detalhes de como passar ou chegar a certos objetivos. Seria como assistir alguém jogando normalmente certo game, errando, acertando, etc.

Walkthrough

Para quem procura um guia, debulhado ou detonado sobre como passar ou jogar determinado jogo, esta é a expressão certa a se procurar nos sites de vídeos da internet.

Você pode encontrar guias bem elaborados e que com certeza irão lhe ajudar a chegar até o final do game, bastando colocar a palavra walkthrough e o nome do jogo nas caixas de buscas destes sites.

Nestes vídeos, o jogador é mais experiente e tenta passar a melhor jogabilidade possível do jogo passando detalhes de como encontrar objetos, armas e outros itens essenciais. Além de lhe mostrar como resolver problemas e puzzles.

Speedrun

Para quem já assistiu o speedrun de um jogo, sabe que a jogabilidade neste tipo de vídeo é frenética.

Não é para menos. Nestes tipos de vídeos o jogador tem que chegar até o final no menor tempo possível. Para isso se utiliza de atalhos e até erros de programação para tentar ser o mais rápido.

Normalmente o jogador que faz isso, joga em um emulador rodando em “câmera lenta” (pouco frames por segundo) para que se consiga ter uma maior precisão nos movimentos e prever os inimigos e armadilhas.

O resultado final é uma jogabilidade perfeita. Há também quem não utilize esta técnica e consiga ser rápido o bastante jogando normalmente, como pode ser visto na comunidade SpeedDemosArchiveSDA.