A internet é parecida com uma série de tubulações, mas de uma forma complexa onde pacotes de dados precisam viajar por diversas rotas para chegar até você. É por isso que o acesso a sites de outros países são normalmente mais lentos do que o acesso a sites que estejam hospedados aqui no Brasil. Imagine a rota que os dados têm que dar para que as informações que estejam em um servidor do Japão, cheguem até você!

Otimizando DNS da internet para velocidade

Mas você pode otimizar estes caminhos melhorando a velocidade da internet. Entretanto não espere grandes aumentos em velocidade de download e sim na resposta que terá para que determinada informação apareça mais rápido em sua tela, pois os pacotes que partem de um ponto A para um ponto B trafegam sempre em uma mesma velocidade, contudo ao otimizar o DNS, poderão encontrar rotas mais rápidas até você.

O que é DNS e como podemos otimizá-la

DNS (Domain Name System) é um sistema de nomes de domínios que foi introduzido em 1984 nas redes e a finalidade é distribuir entre múltiplos servidores os nomes de hosts residentes de um banco de dados. Com isso se diminui a carga em qualquer servidor e provê a administração no sistema de nomeação de domínios.

Em termos mais simplificados, a internet (pelo menos a parte da internet que contém sites e páginas) é uma rede de computadores onde cada computador tem um registro ou endereço de outros computadores na internet. Esses registros são uma lista de nomes de domínios e esses servidores são nomes de domínios (DNS).

Isso foi criado para não precisarmos digitar números na barra do navegador para acessar um site (IP). Em vez disso digitamos palavras ou caracteres conhecidos e facilmente lembrados por nós (como www.dicasparacomputador.com em vez de 187.1.136.32 por exemplo) e os servidores de DNS transformam estes caracteres em número IP direcionando para o servidor onde está hospedado o site e estes enviam os dados solicitados para seu computador corretamente no endereço informado.

Cada dado que sai do servidor ou de seu computador é enviado como um pacote e atravessam a internet para chegar ao seu destino, solicitando para cada servidor ao longo do caminho o despacho do pacote para o caminho que chegue até o seu destino, o seu computador. Isso se chama Rota.

Agora, alguns servidores de DNS podem estar com seus registros desatualizados ou ineficientes, apontando os pacotes para uma rota muito longa fazendo com que demorem a chegar até o seu destino fazendo com que a internet se pareça lenta para você.

Por isso vamos ver neste artigo como analisar as rotas de DNS e verificar se estão lentas, usando programas e técnicas para melhorar isso escolhendo os melhores servidores de DNS que estejam atualizados e assim deixem sua internet mais rápida.

Por que otimizar e melhorar o seu DNS?

Se você possui uma internet banda larga de alta velocidade e não está satisfeito com a velocidade de conexão, tanto para as páginas da internet quanto para downloads de arquivos, o que pode estar acontecendo para que o acesso esteja lento em seu computador normalmente podem ser dois problemas:

  • Servidor sobrecarregado: Quando um servidor não dá conta de tantos visitantes ele fica sobrecarregado e com isso tudo fica lento. Abrir páginas ou baixar arquivos é um martírio. Neste caso você não tem o que fazer a não ser esperar o acesso em outro horário ou que a equipe do servidor melhore a performance do mesmo;
  • Rota de DNS longa ou desatualizada: É quando você tenta acessar sites que estejam hospedados em locais muito distantes ou a rota de comunicação dos pacotes esteja desatualizada. Neste caso podemos otimizar os registros de DNS que ficam armazenados em seu computador para que agilizem o processo de envio e recebimento dos pacotes de dados. É o que veremos neste artigo.

Testando e aferindo a velocidade do seu DNS

Existem algumas ferramentas gratuitas que você poderá usar para fazer um benchmarking (teste de velocidade) dos registros de DNS e seus sub DNS e tentar corrigir para conseguir um melhor resultado na velocidade.

O que estes programas fazem é comparar o tempo de resposta de vários servidores DNS que você usou recentemente com servidores DNS disponíveis publicamente.

Esta comparação de velocidade entre os servidores de DNS será usada para classificar seus tempos de respostas e outros fatores. Ao aperfeiçoar esta lista, os pacotes de dados serão enviados para os mais eficientes e rápidos, fazendo com que a rota seja mais curta entre seu computador e o servidor de destino.

Quando é para fazer um bom benchmarking do DNS nada melhor do que o programa DNS Benchmark. O aplicativo é bem leve, em torno de 160KB e é bem fácil de usar.

dns-benchmark

Ao abrir o programa, clique na aba Nameservers e depois no botão  Run Benchmark para que seus DNS sejam analisados. Logo após a conclusão é provável que apareça uma janela como a mostrada abaixo onde o programa considera criar uma lista personalizada para melhorar a performance da sua internet. Basta clicar no botão Build Custom List e aguardar o processo.

dns-benchmark-build-custom-list

Outro programa que pode identificar problemas em seus registros de DNS é o Nambench. Ele lhe fornece informações de qual rede na internet está falhando e tenta encontrar servidores DNS mais responsivos de acordo com sua localidade.

namebench

Como é um programa rápido, o ideal é usar ele antes de um otimizador de DNS, pois se você já tiver registros de DNS de alto desempenho, haverá pouco o que fazer. O Nambench irá pegar as caches de DNS de seus navegadores, testar a velocidade da sua internet e a latência entre os servidores e seu computador para encontrar as melhores rotas para os principais sites ou conteúdos que normalmente acessa.

Ao final do processo você terá um resultado com os DNS recomendados para trocar em seu sistema operacional ou rede.

resultado-namebench

Melhorando e otimizando o desempenho do DNS

Se você executou os programas anteriores e os resultados do benchmark ficou ruim com conexões mal sucedidas ou inexistentes, então é hora de limpar os registros de DNS e melhorar o desempenho da web com um pouco de otimização.

É ai que utilizamos um programa chamado NameHelp que foi desenvolvido por pesquisadores da universidade de Northwestern.  O programa fica silenciosamente em seu sistema otimizando as configurações de DNS conseguindo assim contatar os servidores mais rápidos, precisando apenas de uma rápida instalação e configuração, já que o programa promete uma diminuição de até 40% de velocidade na latência de rede.

namehelp-performance

Eu utilizei este programa e fazendo alguns testes diretos pelo navegador usando as ferramentas de rede do Internet Explorer, Firefox e Chrome senti uma pequena melhora. Algo mínimo é verdade para os sites que estamos acostumados a visitar e pelos poucos testes que fiz, mas poderá ser diferente com download de torrentes e sites que estejam em servidores longínquos.

O NameHelp está disponível para Windows, Mac e Linux e é totalmente gratuito.

Como trocar os DNS?

Os DNS podem ser trocados em seu sistema operacional pelo adapatador de rede utilizando o protocolo TCP/IP V4 ou diretamente no roteador. Você pode ver o tutorial de como alterar os DNS aqui.