Os 10 recursos mais importantes do Firefox

A Microsoft realmente tem do que se preocupar com seu concorrente Firefox na área de navegadores. Além do navegador estar caindo no agrado dos usuários de internet, ele possui caracteristicas que não se encontra em outros navegadores e é considerado por muitos como o melhor da internet.

Quem ainda não o experimentou o Firefox, deveria pelo menos baixar e experimentá-lo, já que é gratuito e mais rápido que o internet explorer. Para experimentar, clique no link abaixo:

Embora exista muito a dizer sobre o Firefox, o melhor mesmo é baixá-lo para seu computador e começar a utilizá-lo com seus recursos (que de tão bons a própria Microsoft copiou muito de suas funções e colocou no IE7).

Firefox

Escolhemos os 10 melhores recursos e plugins (apesar de haver mais) para que possa usufruir melhor do navegador.

1. Extensões ou ‘plug-ins’
Se o Firefox já pode ser considerado um programa bastante completo, melhor se torna quando se adicionam recursos extra. Acredite, há diversos recursos para o navegador.

2. Navegação por abas, ou ‘tabs’
Embora não seja novidade, é sempre uma função bem-vinda a navegação por abas. Isto é, permite navegar em várias páginas na mesma janela do navegador.

3. Busca direta no Google ou outros mecanismos de pesquisas
Se está cansado de ter que abrir o Google sempre que pretende efectuar uma pesquisa? Esqueça. O Firefox já vem com uma ferramenta que deixa pesquisar neste motor de busca sem ter que entrar no mesmo. A área onde devem ser inseridos os termos a procurar encontra-se ao lado da barra de endereços.

4. Bloqueio de ‘popups’
Quem navega com o Internet Explorer sabe bem o quanto é chato as janelas publicitárias que não param de abrir. Tudo bem que existem programas que, adicionados ao software da Microsoft, permitem anular o efeito. O Firefox não precisa de nada disso e já vem com um bloqueador de ‘popups’ incorporado. É personalizável.

5. ‘Live Bookmarks’
Outro recurso espetacular – pelo menos para nós e eventualmente mais alguns leitores/utilizadores, é o fato do programa deixar adicionar ‘feeds’ de RSS e assim receber as últimas notícias nos ‘Live Bookmarks’.

6. Gerenciador de ‘downloads’
Mais uma função (quase) imprescindível e que já vem integrada no navegador da Mozilla. Com ele pode reiniciar ‘downloads’ interrompidos, escolher uma pasta padrão para onde quer descarregar os arquivos da net, pausar os downloads e continuar quando bem entender, entre outras funcionalidades.

7. Temas, ou ‘skins’

Se não ficar totalmente satisfeito com a aparência do Firefox, mude-a. Como? Basta adicionar novos temas, ou ‘skins’ para que o visual do navegador fique todo modificado. No site oficial do programa você pode encontrar centenas.

8. Bookmarks

Se os ‘Favoritos’ do Internet Explorer até são uma forma interessante de arquivar links de sites, a função ‘Bookmarks’ do Firefox é bem melhor. Tem mais funções e para quem se interessar, permite importar os sites favoritos do Internet Explorer.

9. Privacidade e Segurança
Mais um ponto a favor no Firefox. Rapidamente o usuário pode apagar históricos e arquivos temporários que não lhe interesse mais, informações de formulários, ‘cookies’, ‘passwords’, entre outras coisas. Mas o melhor mesmo é a capacidade de travar ‘spyware’ e outros códigos maliciosos.

10. Outras funcionalidades

Se não chega o que já apresentamos, saiba que o histórico está bastante aprimorado, é possível dar ‘zoom’ de texto, navegar em full screen, personalizar barras e botões e mais, muito mais.

FAÇA O DOWNLOAD E TESTE O NAVEGADOR: