Operadora caribenha de telecomunicações usa solução da Informática Corporation

Após adotar a plataforma Informatica, LIME melhora eficiência operacional, eleva receita e cria uma visão única de cada um dos 3 milhões de clientes de sua base

A Informatica Corporation (NASDAQ: INFA), fornecedora independente e líder mundial de software de integração de dados, anuncia que a LIME, única operadora caribenha que oferece serviços completos de telefonia fixa e móvel, internet e entretenimento, adotou a plataforma Informatica como padrão para melhorar sua capacidade de resposta, elevar a receita e reduzir custos.

Lime Mobile

Com auxílio da plataforma tecnológica da Informatica Corporation, a LIME está conseguindo o que muitas empresas buscam: criar uma visão holística de suas operações diversificadas e da base de 3 milhões de clientes. Tudo isso, por meio da integração de volumes maciços de dados complexos, provenientes de múltiplas fontes. Estes registros contemplam detalhes de chamadas relacionados ao tráfego pré e pós-pago e dados de faturamento, produtos, cobranças, níveis de serviço, provisionamento e restauração, além de outras informações estratégicas para o negócio da operadora.

O nível de desempenho da integração de dados na LIME foi transformado com o uso dos abrangentes recursos de alta disponibilidade da plataforma Informatica. Tarefas importantes de integração de dados e outros produtos da área de TI foram beneficiados com uma redução de até 66% nos prazos, o que possibilitou aos executivos tomarem decisões de negócios mais rápidas e precisas para impulsionar o crescimento da empresa. “Com o uso das solucões da Informatica Corporation criamos uma percepção muito mais clara sobre o comportamento dos 3 milhões de clientes da LIME, seus padrões de consumo e as tendências emergentes do mercado”, afirma o gerente regional de Inteligência de Negócios da LIME, Linbert Dixon. A conexão simples a várias fontes de dados e a disponibilização de informações de qualidade no momento certo ajudam os executivos a tomarem decisões rápidas e precisas.

As empresas que atuam em setores dinâmicos e voláteis, como o de telecomunicações, precisam aproveitar ao máximo o seu patrimônio de dados para racionalizar suas operações e driblar a concorrência. Porém, não raro esse patrimônio está disperso por silos em toda a empresa, o que constitui um obstáculo enorme à inteligência de negócios e operacional. “Para vencer esse obstáculo, a plataforma da Informatica foi usada pela LIME para criar uma infraestrutura de integração de dados de alto desempenho, disponibilidade e dimensionalidade, conferindo à empresa a agilidade necessária para assegurar seu sucesso continuado nesse mercado dinâmico”, completa o gerente geral de Integração de Dados da Informatica, James Markarian.

A plataforma de integração e qualidade de dados da Informatica na LIME atualmente integra uma média de 44 milhões de linhas diariamente e capacita o departamento de TI a cumprir SLAs rigorosos no que se refere ao desempenho e à disponibilidade de dados para as linhas de negócios. A implementação serve também de alicerce para a adoção de um Centro de Competência em Integração na LIME, que será usado para coordenar os esforços de integração empresarial, baixando custos e agilizando a entrega de projetos.
Falhas eliminadas e distribuição eficaz de dados - As falhas quase diárias que afetavam o ambiente de integração de dados anterior foram eliminadas graças ao uso do redirecionamento automático de tarefas de processamento, método que diminui as interrupções de serviço em caso de falha de hardware, software ou na rede.

Com a utilização da plataforma Informatica Enterprise Grid, a LIME passou ainda a contar com um ambiente de grade para distribuir dados e fazer o balanceamento adaptável de carga entre seus diversos servidores. Isso resulta num melhor aproveitamento dos recursos de processamento existentes e também melhora a capacidade de resposta às mudanças nas exigências da empresa. “A abrangência das soluções de tecnologia da Informatica Corporation, sua experiência no mercado de telecomunicações e a arquitetura de software aberta e unificada explicam por que a Informatica foi a nossa primeira escolha. Em linhas gerais, o ambiente é estável, fácil de configurar e manter”, ressalta Dixon.

A função de alta disponibilidade configura diversos serviços de backup na plataforma inteira e o processamento da integração de dados pode ser automaticamente redirecionado para diminuir o número de interrupções em caso de falha de hardware, software ou da rede. Além disso, os procedimentos de recuperação e reinício automáticos permitem que a LIME continue processando dados desde o último ponto de controle, ao invés de reiniciar e repetir a tarefa de lote inteira. Por conta disso, a companhia se protege contra panes de serviço, assegura a disponibilização dos dados e diminui os custos e riscos associados com as paralisações.

Mercado caribenho de telecomunicações - Apesar de o mercado caribenho ser relativamente pequeno se comparado aos padrões mundiais, a área de telecomunicações se tornou um dos setores em maior crescimento na região. A expansão é impulsionada pela queda nas tarifas de ligações celulares e internacionais e pela implantação de redes de banda larga.

A LIME enfrenta forte concorrência e, para se manter na dianteira, está introduzindo pacotes de serviços convergentes para satisfazer as exigências dos consumidores que buscam serviços de telecomunicações transparentes e com valor agregado. A empresa também deseja baixar seus custos, eliminando serviços e elementos infraestruturais duplicados, além de adotar o provisionamento automático de serviços e recursos de auto-atendimento para o cliente, o que exige a integração dos dados de diversas fontes.

Detalhes técnicos do projeto
Soluções: Datawarehouse e Integração de dados
Produtos Implantados: Informatica PowerCenter Advanced Edition com opções High Availability e Enterprise Grid
Tecnologias de apoio: Oracle 10g RAC, Red Hat Linux GFS, HP DL580 G5 series nodes
Fontes de Dados: Oracle Rdb, Oracle,  MySQL, SQL Server, SAP, SaaS e flat files
Destino: Datawarehouse e sistemas heterogêneos

Operadora caribenha de telecomunicações otimiza processos com solução da Informatica Corporation