Opções ocultas do Windows 8.1 que você pode não ter percebido

A maioria das novidades presentes no novo Windows 8.1 está oculta e não é vista facilmente. Veja quais são estas novidades.

O lançamento do Windows 8.1 está cada vez mais próximo e esta atualização com certeza agradará aos velhos usuários que utilizam muito o sistema no modo Desktop, sem a nova área Metro, já que é possível iniciar diretamente na área de trabalho do Windows 8.1.

Há também uma série de novidades interessantes e que agradaram a maioria dos usuários, já que a Microsoft fez estas alterações nesta nova versão do Windows 8 ouvindo e respeitando as opiniões de seus clientes, conforme suas necessidades.

novas funcoes escondidas windows 8.1

Mas muitas destas novidades estão digamos ocultas e só são percebidas pelas pessoas se comentarmos a respeito ou mesmo “fuçando” no sistema operacional. Então mostraremos algumas das novidades escondidas que o novo Windows 8.1 terá em seu lançamento ainda neste mês de setembro.

Iniciar diretamente na área de trabalho do Windows 8.1

Esta novidade foi muito discutida e solicitada a Microsoft, pois para quem usa apenas a área de trabalho, é uma perda de tempo ter que entrar diretamente pela área Metro e somente depois acessar a área de trabalho habitual.

Agora podemos iniciar diretamente pela área de trabalho do Windows 8 apenas marcando uma opção conforme já comentamos e ensinamos em nosso tutorial. Além disso, há também outras opções novas, como:

  • Habilitar e desabilitar a barra de opções que aparece quando passamos o mouse no canto inferior direito da tela;
  • Possibilidade de alternar entre os aplicativos recentemente abertos ao passar o mouse no canto superior esquerdo;
  • Substituir o Prompt de Comando pelo Windows Power Shell no menu iniciar;
  • Mostrar a tela inicial quando pressionar a tecla do Windows;
  • Entre outros;

Você pode acessar esta aba de opções de propriedades de navegação, clicando com o botão direito na barra de tarefas e em seguida escolhendo Propriedades.

propriedades-barra-tarefa-windows-8.1

Possibilidade de acessar o menu iniciar e desligar o Windows direto pela área de trabalho

O botão iniciar está de volta, mas não se empolgue, pois não é o mesmo utilizado no Windows 7 que é bem mais cheios de recursos do que este.

No menu iniciar do Windows 8.1 temos apenas opções de acesso rápido para que não tenhamos que sair da área de trabalho para executar tarefas simples, como desligar o computador, por exemplo.

Você pode acessar o menu iniciar clicando com o botão direito do mouse em cima da logo do Windows que temos na barra de tarefas ou apertando no teclado Win + X.

acessando-menu-iniciar-windows-8.1

Mais opções no Skydrive

Com a finalidade de integrar ainda mais o SkyDrive, serviço de armazenamento nas nuvens gratuito da Microsoft, a empresa implementou no Windows 8.1 algumas opções adicionais para que possa sincronizar seus arquivos que estão no computador a sua conta do serviço.

Para acessar, basta apertar no teclado Win + C chamando a barra Charms no lado direito e clicando em seguida na opção Configurações. Depois clique em Mudar configurações do computador.

Você verá no lado esquerdo uma opção chamada SkyDrive. Basta clicar nela para que possa configurar várias opções de sincronização e backup de seus arquivos nas nuvens. Mas antes terá que criar uma conta no SkyDrive ou se logar nele.

novas-opcoes-skydrive-windows-8.1

Visualizar o tamanho dos apps Metro e desinstalá-los

A versão do Windows 8 tinha um problema com a possibilidade de vermos o tamanho que determinado app instalado na área Metro tinha e de não podermos desinstalá-los por completo, como podemos fazer com os programas instalados pela área de trabalho padrão.

Você pode fazer isso agora nesta nova versão, podendo desinstalar aplicativos inúteis da área Metro facilmente. Basta acessar as configurações da barra Charms apertando no teclado Win + C e clique em Mudar configurações do computador.

Na janela das configurações do computador, clique em Pesquisar e aplicativos e em seguida Tamanhs de aplicativo.

visualizar-tamanho-apps-metro-desinstalar

Desativar as notificações do Windows em determinados horários

Como o Windows 8 é utilizado também em tablets e seguindo seus concorrentes como o iOS e Android, a Microsoft disponibilizou a opção de desabilitar as notificações em determinados horários do dia ou da noite para que não seja interrompido com certos alertas.

Acesse as opções do computador na área Metro (Aperte no teclado Win+ C, clique em Configurações e em seguida Mudar configurações do computador). Clique em Pesquisar e aplicativo e em Notificações você poderá definir os horários de silencio do seu app.

selecionando-periodo-silencio-notificacoes

Possibilidade de abrir várias janelas no IE 11 Metro

No Internet Explorer Metro do Windows 8.1 é possível abrir várias guias lado a lado. Isso não era possível na versão anterior.

Mas apesar da novidade, não achamos seu funcionamento fácil e algumas vezes a opção para ser colocar as janelas lado a lado não aparecem e isso é algo que deve ser revisto.

Para utilizar a função com o mouse, primeiro abra o Internet Explorer 11 Metro (pela área Metro, claro) e em seguida abra um site. Depois clique com o botão direito do mouse em algum lugar da página e na pequena janela que abriu clique no ícone de mais. Agora acesse outro site ou página. Clique novamente com o botão direito do mouse em algum lugar da página e em uma das miniaturas clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Abrir guia em nova janela”. Assim esta página ficará do lado da outra que tinha aberto.

abrindo-site-lado-lado-ie-11-metro

Melhorias nos recursos de impressão

O Windows 8.1 inclui melhorias significativas e atuais para impressões. Uma delas é que já suporta impressoras 3D com uma API nativa. Isso é ótimo para pessoas que trabalham com engenharia ou design que necessitem o uso de impressoras em 3D.

suporte-impressora-3d-windows-8.1

Se a impressora tiver suporte à comunicação em NFC, o Windows também inclui este recurso. Então basta encostar o tablet na impressora para transferir o arquivo para ela. Apesar de poucas impressoras oferecem suporte a NFC, você pode usar também as que tenham suporte a rede Wi-Fi.

Pareamento via Wireless

Foi se o tempo em que para conectar a algo era necessário utilizar cabos e fios. E sabendo que as pessoas não gostam de conectar e usar cabos para conectar um aparelho a outro e também seguindo as tendências atuais, o Windows possui suporte ao Miracast Display. Ele é como o AirPlay da Apple, DLNA da Sony e EZCast  onde podemos compartilhar as telas que vemos no tablet ou PC em um televisor.

Mesmo sendo uma tecnologia pouco utilizada nos televisores atuais, pode se comprar um receptor dongle Miracast para conectarmos na entrada HDMI da TV e assim receber os sinais enviados pelo computador até ela.

Este receptor Miracast é interessante, pois não é só utilizado pelo Windows 8.1. Se você tiver outro sistema operacional, como o Android, por exemplo, poderá utilizá-lo também.

Você pode utilizar este recurso chamado à barra Charms (Win+ C) e em seguida clicando em Dispositivos. Clique em Projeto e escolha a forma de compartilhamento da tela.

miracast-windows-8.1