O que significa Google?

Quando falamos ou lemos a palavra Google, logo vêem em mente a empresa que marcou história com um buscador confiável, rápido e relevante.

Mas você sabe o que quer dizer esta palavra ou mesmo o que o criador quis nos passar com ela?

google-googol

Ao procurar pelo termo “Google” utilizando o próprio buscador, encontramos por volta de 2.260.000.000 ocorrências do termo, que aumentam ou diminuem conforme mais sites colocam esta palavra em suas respectivas páginas.

Mas curiosamente, nenhum destes links explica o que realmente a palavra “Google” quer dizer. É que Google é um termo forjado e retirado do termo googol que foi inventado pelo Dr. Edward Kasner, da Universidade de Columbia.

O Dr. Kasner pretendia batizar, com um nome sonoro e fácil de recordar, a centésima potência do número 10 (ou o mesmo que o número 1 seguido de 100 zeros).

Como ele não estava satisfeito com este número absurdo, o cientista criou o googo-plex, que equivale a um googol seguido de um googol de zeros.

Seja lá como for, a única utilidade do termo googol desde o momento de sua invenção, foi a de servir de inspiração para o Google, aproximando a idéia de um número extenso com a da elasticidade inesgotável dos limites da web.

Afinal, não existe nada no Universo (nem estrelas, nem grãos de poeira, nem de átomos) que sequer chegue perto de um googol.

Já o googol-plex corresponde a um valor tão obscuro que seria necessário preencher todo o Universo conhecido, somente para escrever o algarismo por extenso.