Nvidia anuncia processador Tegra 4 e novo vídeo game

Na CES 2013 a Nvidia anuncia o novo processador para portáteis Tegra 4 e um novo console para jogos.

A CES (Mostra internacional de Eletrônica de Consumo) de 2013 teve boas apresentações e novidades de diversas empresas e em uma delas, a Nvidia, mostrou seu novo e poderoso processador chamado Tegra 4 para tablets e smartphones e um novo console portátil de mão.

Nvidia Tegra 4 e Shield

Sobre o processador Tegra 4 da Nvidia:

Este processador está sendo desenvolvido há um bom tempo pela Nvidia e segundo ela, nasceu para ser o melhor e mais veloz processador de portáteis da atualidade.

processador-tegra4

Não é para menos, o Tegra 4 é um processador que tem 4 núcleos de processamento CPU Cortex-A15, um chip 4G LTE (opcional) e “pasmem”,  72 núcleos de processamento GPU.

A empresa fez algumas demonstrações comparando o processamento do Tegra 4 com os outros processadores usados em tablets atuais do mercado e parece que realmente se mostrou a frente dos concorrentes. Claro que é preciso realmente usar um tablet ou outro dispositivo com o processador Tegra 4 para realmente sabermos o quanto é mais veloz.

Mas na CES ele foi capaz de abrir e renderizar 25 páginas da internet em 27 segundos, enquanto o Tegra 3 levou 50 segundos.

tegra4-desempenho-pagina

Outra demonstração foi com fotos HDR (onde a câmera tira 3 fotos, uma com brilho no máximo, outra com brilho no mínimo e outra normal misturando as 3 e fazendo com que detalhes de sombras e preto se sobressaem). Os smartphones top de linha hoje conseguem tirar fotos em HDR sem problemas, mas o legal no Tegra 4 é que será possível em tempo real ver como a foto fica em modo normal ou em HDR, inclusive podendo usar este recurso em vídeos.

Nos jogos, como usa 72 cores de processamento de vídeo, foram mostrados games com excelentes gráficos (para um processador de portátil) ficando parecido (eu disse parecido) aos do PS3 e Xbox 360.

Nvidia Shield: O console portátil da Nvidia

A Nvidia surpreendeu ao anunciar um novo console portátil na CES 2013. O aparelho mistura um controle parecido com o do Xbox 360 (para não dizer igual), uma tela que se abre a frente, o processador Tegra 4 e o sistema operacional Android.

nvidia-shield

Fechado, se parece com um estojo, tem bateria para 5 ou 10 horas de atividade, tem entrada para cartões MicroSD, micro USB e saída HDMI com capacidade de transmitir imagens em 4K de resolução! Mas em qual TV atual suporta isso?

A tela tem bom tamanho, com 5 polegadas, é sensível ao toque e suporta resolução de 720p com 294dpi (mais uma tela “retina” no mercado).

Graças ao processador os gráficos dos jogos são muito bons (cuidado PS Vita) e seu tamanho é equivalente ao do controle do Xbox 360 (um pouquinho maior).

Como rodará Android, você terá um portátil multi função podendo navegar na internet, assistir vídeos, conversar e claro, terá disponível milhares de aplicativos e jogos do Android.

Com este processador e com o Shield, os desenvolvedores de jogos para portáteis poderão melhorar ainda mais a experiência visual dos jogos para Android.