Novo Windows 7 (seven) vem ai

O Windows Seven ou Windows 7 é um sistema operacional da Microsoft atualmente em desenvolvimento, que será o provavel sucessor do Windows Vista.

Antes seu nome era conhecido como Windows Vienna ou Windows Blackcomb.

Apesar do Windows Vista ter sido lançado no mercado mundial (o lançamento, dia 30 de Janeiro de 2007), o Windows Seven (cujo núcleo recebeu o codinome MinWin ) já é esperado por muitos que fazem testes com as versões beta do Windows Vista (beta-testers).

Windows Viena 7

Origem do nome

O uso de nomes de lugares como cognomes de produtos é uma tradição na Microsoft. Ao longo das décadas de 80 e 90, várias versões dos seus sistemas operacionais tiveram nomes de cidades, como o Sparta, uma referência a cidade-estado grega Esparta (Windows for Workgroups 3.1), Daytona (Windows NT 3.5), Cairo (Windows NT 5.0 - também conhecido como Windows 2000), Chicago (Windows 95) e Memphis (Windows 98).

Recentemente, a empresa quebrou a tradição ao usar o nome de Whistler (Windows XP), uma estância de esqui no Canadá, e Longhorn, que se transformou no Windows Vista.

O Windows Vienna/Blackcomb seria o sucessor do Vista até receber o novo codinome Seven. Vienna é uma homenagem à capital da Áustria, cujo nome é Viena (em português). A Microsoft rebatizou o Vienna para Blackcomb e, por último, adotou o codinome Seven, por se tratar da sétima edição de seu principal produto.

"Isso não reflete uma grande mudança para nós, nós já usamos cidades como cognomes no passado", afirmou a Microsoft, em um comunicado de imprensa.

 

Recursos

O próximo windows terá foco e caracteristicas de toque de tela (touch screen). “Se você estão impressionados com as características de toque do iPhone, posso dizer que ficarão loucos com o que estamos desenvolvendo para o Windows 7”, diz o engenheiro Hilton Locke

Outros recursos são:

  • A interface gráfica será melhorada e atualizada ficando mais leve para o sistema e com os recursos prometidos inicialmente para o Windows Vista, com uma barra lateral mais poderosa do que apenas os atuais Widgets.
  • O framework .NET será atualizado para a versão 3.5 ou 4.
  • O novo sistema de arquivos WinFS será aplicado no novo sistema para oferecer recursos de diretórios virtuais e pesquisas gravadas.
  • Todas as atualizações serão incluidas no sistema.
  • Melhor integração com o Windows Live ("Codename Nemo"), media center integrado com o Messeger, Spaces e provavelmente outros serviços Live.
  • Programa de edição de músicas, semelhante ao Apple Garageband.
  • Suporte a reprodução de HD-DVD e provavelmente Blue-ray (desde que tenha decodificador externo).
  • Suporte a escrita por voz.
  • NGSCB serão implementados para deixar o sistema mais seguro.
  • Novos temas, ícones, wallpapers, jogos e menores ajustes em quase tudo.
  • Permitirá o gerenciamento de placas de video multiplas (interligadas).

Estes são alguns pequenos recursos divulgados para manter a calma de quem quer saber mais sobre o Windows 7 enquanto trabalham nele.

 

Lançamento

O Windows Seven tem data prevista para chegar ao mercado no ano de 2010, mas essa data pode mudar. A versão de release deve ser lançada entre o final de 2008 e o inicio de 2009.

Quando do lançamento do Windows XP (NT 5.1), o Windows Seven estava destinado a ser seu sucessor. Contudo, teve o seu desenvolvimento adiado em favor de uma versão substituta, o Windows Vista.

Há expeculações de que alguns parceiros da Microsoft já estejam usando o sistema para testes (versão alpha (Milestone 1)). Haverá versão para 32 bits (x86) e para 64 bits (x64).