Novo Sistema operacional do Google - Google Chrome OS

Bem, isso pode não ser novidade para muitos, já que era inevitável que o Google começasse a desenvolver seu próprio SO (Sistema Operacional) logo após entrar na briga entre os navegadores.

Ontem a noite o Google anunciou em seu bog oficial que irá lançar futuramente, mais precisamente em 2010 um SO voltado inicialmente para netbooks, notebooks e computadores mais antigos ou modestos.

google-chrome-so

O sistema operacional do Google, se chamará Google Chrome OS e será tão enxuto e rápido que o sistema iniciará em poucos segundos.

Será baseado no kernel do Linux, mas com janelas e características próprias, inclusive usará o cloud computing para armazenar as informações e executar os aplicativos, garantindo assim que suas informações possam ser acessadas de qualquer lugar e como os aplicativos não serão executados na máquina local, isso garantirá um sistema leve e que não usará muitos recursos de processamento de sua máquina.

Bem, eu acredito que para este SO se popularizar, deverá ter variados e bons aplicativos e que seja fácil de usar.

Será que este sistema futuramente substituirá o Windows nos computadores dos usuários? Na minha opinião é bem complicado devido aos usuários já estarem habituados ao SO da Microsoft e aos milhares de aplicativos, ferramentas e jogos disponíveis para o Windows. Mas, o SO do Google poderá com certeza “abocanhar” uma boa fatiada do mercado e dos usuários, vamos ver.

Informações mais concretas sobre o Chrome OS serão divulgados em setembro deste ano, vamos aguardar.

Enquanto isso a Microsoft aperfeiçoa cada vez mais o Windows, pretendendo lançar o Windows 7 em setembro ou agosto de 2009, o BING, novo buscador da Microsoft oferece novas formas de buscas de conteúdos (inclusive buscando em tempo real no Twitter) e conquista mais usuários e o programa Gazelle, um navegador que funciona semelhante ao futuro Chrome OS provavelmente deixará de ser um protótipo para fazer parte dos produtos da empresa futuramente.

A briga está esquentando e quem ganha somos nós usuários. Vamos aguardar novas informações em breve.