As novidades e recursos que virão no Windows 8.1

Conheça as novidades e recursos esperados para a atualização do Windows 8 que será lançado ainda este ano gratuitamente para quem já possui a última versão do sistema operacional da Microsoft.

Sabemos o quanto a Microsoft está empenhada em melhorar o atual Window 8 e por isso está trabalhando no Windows 8.1, conhecido também como Windows Blue que tem a missão de corrigir problemas e aborrecimentos em usabilidade do Windows 8 e Windows RT.

O Windows 8 é considerado um sistema operacional 2 em 1, feito tanto para computadores quanto para tablets. O sistema simplesmente brilha nos tablets, mas não está conseguindo o mesmo sucesso com os tradicionais usuários de desktop e laptop.

Novidades recursos novo Windows 8.1

Uma das causas seria a impossibilidade de iniciar diretamente no desktop padrão, cantos que ativam menus de opções, aplicativos Metro sem necessidade e a remoção do botão iniciar.

Mas desde que a Microsoft anunciou as possibilidades de recursos que o novo Windows 8.1 teria, as empresas e usuários começaram a prestar mais atenção no sistema operacional que tem tudo para satisfazer os usuários de tablets quanto de computadores e notebooks.

Então vamos ver quais são as novidades que estarão presentes no Windows Blue. Lembrando que a Microsoft irá fornecer gratuitamente a atualização para quem já possui o Windows 8.

Inicialização direta no Desktop: O usuário poderá escolher se irá querer ir diretamente para a tela inicial da área de trabalho padrão em vez de passar pelo Metro ao realizar o login. Assim não será necessário usar dicas ou hacks para o Windows iniciar diretamente no desktop.

Botão iniciar do Windows: Isto é um dos recursos que a Microsoft não deveria ter retirado do Windows 8, pois é essencial para quem usa a versão desktop. O botão voltará a ser como era antes, onde muitos especulam ser idêntico ao usado no Windows 7.

Remoção dos cantos ativos no desktop: Quando movemos o mouse para alguns dos cantos da tela sempre aparecem menus de opções do Metro, mesmo estando na área de trabalho padrão. Isso poderá ser desativado no novo Windows.

Possibilidade de ver todos os aplicativos no Metro: No Metro você poderá visualizar todos os aplicativos instalados no Windows 8, bastando passar a tela para cima com o dedo ou mouse.

Novos tamanhos de blocos: Os blocos da área Metro terão novos tamanhos (em vez de apenas dois) para que fiquem mais bem adequados a área e resolução.

Papel de parede na tela inicial: Agora será possível definir fotos e papeis de parede em forma de slide e outros efeitos mais interessantes para a tela inicial do Windows 8.

Novos gestos e toques: O sistema contará com novos gestos de toque na tela como o passar da parte inferior da tela inicial para acessar todos os aplicativos, além do deslize para o desligamento.

Organizando os blocos no Metro: Se você precisa organizar os blocos na tela do Metro, agora isso será possível, podendo inclusive selecionar, mover ou desinstalar em uma única etapa de trabalho.

Novo design na loja: A aplicativo da loja localizado no Metro terá uma nova interface bem mais convidativa e organizada.

Novos aplicativos para o Metro: O Metro ganhará alguns novos aplicativos úteis como alarme, gravador de som, calculadora e outros.

Suporte a resoluções inferiores a 1366x768: Quem tenta abrir algum aplicativo do Metro em uma resolução inferior a 1366x768 sempre recebia o aviso de que não era possível devido à baixa resolução. Este problema será minimizado, pois os aplicativos agora terão a funcionalidade de se ajustar a resoluções de tela menores.

Atualização dos aplicativos Metro: Praticamente todos os aplicativos do Metro serão atualizados conferindo mais opções e funcionalidades a eles, além de melhorias sugeridas por vários usuários.

Internet Explorer 11: O Windows 8.1 já virá com o novo navegador da Microsoft, o Internet Explorer 11 (IE11).

Painel de controle no Metro: O Metro ganhará um painel de controle bem mais completo para configurações no dispositivo, semelhante ao encontrado no painel de controle da área de trabalho padrão. Com isso será possível acessar quase todas as opções existentes no painel de controle clássico sem sair do Metro.

Pesquisa aprimorada: O sistema de pesquisas foi aprimorado e agora está parecendo até uma enciclopédia. Quando buscamos por algo, o Windows faz uma busca geral tanto em seu computador como em artigos e imagens da internet, mostrando de forma organizada as informações recebidas.

SkyDrive app: Este aplicativo já virá instalado no Windows 8.1 e com ele poderá gerenciar suas contas do SkyDrive.

Hotspot via Wi-Fi: Com o recurso de Tethering de banda larga isso irá permitir que os usuários transformem o PC em um hotspot podendo compartilhar a conexão de internet com outros dispositivos. Para quem possuir a versão anterior ao Windows 8, poderá usar o aplicativo Wi-Host para habilitar este recurso no Windows.

Melhor monitoramento do Windows Defender: O novo Windows Defender incluirá comportamento de rede e monitoramento de recursos que ajudarão os computadores a detectarem e pararem a execução de malwares conhecidos e desconhecidos.

Suporte a autenticação digital: No novo Windows 8.1 a Microsoft incluirá o suporte a autenticação de impressão digital para dar maior segurança nos logins e autenticações.

Se você quiser ver o vídeo oficial onde a Microsoft demonstra algumas das novidades do Metro, basta clicar aqui: http://www.dicasparacomputador.com/microsoft-mostra-video-recursos-windows-81