Nexus One – Smartphone da Google

Após muitas especulações e rumores, o Google lança seu celular (mais precisamente smartphone), chamado Nexus One.

O smartphone da Google vem brigar de frente com o iPhone da Apple e com a série N da Nokia (n97, n98, n99, ...), os aparelhos de maiores sucesso e mais vendidos atualmente, entre os smartphones de ponta.

Google Smartphone Next One

No seu lançamento o Google Phone Nexus One só está disponível para compra nos Estados Unidos, Inglaterra, Singapura e Hong Kong pelo valor de U$ 530,00 (modelos desbloqueado que pode ser usado por qualquer operadora) ou U$ 180,00 com contrato pela T-mobile.

Muitos ficaram chateados com a possibilidade de venda do Nexus One apenas nestes países e esperavam mais do Google. Outra questão é com seu elevado preço de U$ 530,00, custando mais que um netbook!

Se a Google quer popularizar seu telefone e os acessos à internet, terá que vender o aparelho a preços mais baixos, principalmente em países subdesenvolvidos.

O aparelho usa o sistema operacional Android Mobile Technology Platform 2.1 (Éclair), versão equivalente ao iPhone 1.0 e sua interface e programas foram muito bem projetados para uso principalmente online (internet), como não poderia deixar de ser, já que a Google quer levantar ainda mais o acesso e a disponibilidade de seus serviços na internet. Mas ainda há vários aspectos a serem melhorados e amadurecidos se comparado ao sistema usado atualmente no iPhone 3GS.

O aparelho foi encomendado pela Google à HTC, empresa especializada na fabricação de smartphones.

 

Medidas do Google Nexus One

As medidas do smartphone Nexus One são:
Largura: 12 centímetros.
Altura: 6 centímetros.
Espessura: 1,2 centímetros.
Peso: 130 gramas (com bateria)

Realmente são ótimas medidas, assim como seu peso com bateria incluída.

 

Especificações técnicas

Realmente a Google não poupou nas especificações técnicas de seu aparelho, deixando a concorrência para trás no quesito desempenho de hardware.

Camera Next OneO processador é um Qualcomm QSD 8250 1 GHz e o sistema operacional, como mencionado é o Android 2.1 e com 512MB de memória RAM.

O telefone usa uma boa tela de 3.7 polegadas diagonal widescreen com tecnologia touchscreen WVGA AMOLED e usando resolução de 800x480 pixels.

A câmera tem capacidade de 5 megapixels e flash embutido podendo fotografar e filmar com qualidade.

Na conexão, usa tecnologia Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth 2.1 + EDR, UMTS Band 1/4/8 (2100/AWS/900), HSDPA 7.2 Mbps, HSUPA 2Mbps, GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz), e A2DP Stereo Bluetooth.

Em certas localidades ainda virá com antena para AGPS (assisted global positioning system) para ser usado juntamente com o Google Maps e Google Earth na navegação e posicionamento.

Além disso tem entrada/saída micro USB, phone de ouvido, capacidade de armazenamento de 4GB com Micro SD Card (podendo ser expandido até 32GB) e muito mais.

Duração da bateria do Nexus One

A bateria do smartphone da Google tem duração de 10 horas de conversa no modo 2G e 7 horas de conversa no modo 3G.

Em standy by, a bateria pode durar até 290 horas (aproximadamente 12 dias) no modo 2G e 250 horas (aproximadamente 10 dias) no modo 3G.

Em outros usos, como navegar na internet no modo 3G ou Wi-Fi a bateria pode durar de 5 a 7 horas, visualizar vídeos, 7 horas e ouvir musicas, 20 horas.

Nada mal para um aparelho pequeno e com tela grande de 3.7 polegadas.

 

Vídeos do Google Nexus One

Alguns vídeos encontrados na internet mostrando ou comentando sobre o smartphone Google Nexus One.

Vídeo oficial mostrando o funcionamento do Nexus One.

 Vídeo mostrando o uso do aparelho da Google.

 Uso da câmera e a galeria de fotos em 3D.

 Mostrando o uso do Google Voice no Nexus One.

 Google Maps Navigation (Beta).

 Encontrando e adquirindo via download, novas aplicações para o Smartphone Nexus One.

 Customizando o Nexus One do seu jeito.

 

Conclusões

Acredito que o Google e a HTC tenham acertado no aparelho, mas o preço está muito elevado devido ao hardware ser o mais veloz do mercado e a disponibilidade inicial foi muito pequena e restrita, frustrando muitos que gostariam de comprar.

Interessante é que o suporte para o idioma português (Brasil) já está disponível tanto para o teclado virtual quanto para o sistema operacional Android, o que pode significar que em muito breve as operadoras de celular no Brasil já estarão vendendo o aparelho.

Falando em vender no Brasil, já há importadores que estão trazendo o Google Nexus One para o Brasil e podem ser encontrados em sites de leilões, como o Mercado Livre, por exemplo.

Tela Google Next One

Mas deve se ter cuidado para não cair em “fria” ou mesmo comprar o telefone bloqueado.

 

Links interessantes do Google Nexus One