Mudar o tamanho e editar várias fotos ao mesmo tempo

Quer corrigir e mudar o tamanho das fotos rapidamente em processo em lote não tendo que fazer manualmente um por um? Veja uma dica interessante para agilizar esta tarefa muitas vezes chata.

Tirou aquelas fotos com sua câmera de alta resolução e precisa diminuir o tamanho das imagens e corrigir melhorando seu aspecto para enviar por e-mail, nas redes sociais ou colocar em outro local que não necessite de arquivos grandes? Então você precisa de um programa que faça tudo isso rapidamente e em lotes.

Bem, fazer isso um a um não é viável como sabemos então a melhor alternativa é utilizar um programa onde você defina um determinado tamanho e ajuste e o programa repita isso nas outras imagens.

processo corrigir alterar varias fotos rapidamente

Usaremos neste exemplo o programa PhotoScape que e totalmente gratuito e tem várias funções fáceis e interessantes para as imagens.

1. Abra o programa PhotoScape e clique na opção “Editor em lotes”.

photoscape-editor-lotes

2. No lado esquerdo navegue até o diretório onde se encontram as fotos e em seguida arraste elas para o local no topo central.

arrastando-fotos-photoscape

3. Clique em uma imagem no topo central para que possa aparecer no centro do programa e em seguida na aba “Início” selecione “Reduza o mais longo comprimento” colocando o tamanho da largura em pixels no campo “Longo”.

reduzindo-tamanho-imagens-photoscape

4. Na aba “Filtro” você pode definir outras opções para melhorar o aspecto das imagens. Lembre-se que isso afetará também as demais durante o processo.

aba-filtro-photoscape

5. Depois de tudo ajustado, clique no botão “Converter todos” para que uma janela de opções de salvamento apareça. Nesta janela você poderá definir onde quer exportar as imagens redimensionadas e tratadas, escolher como deverá ficar o nome dos arquivos, se o formato deverá permanecer o mesmo ou outro, qualidade da imagem, manter dados Exif, etc.

photoscape-convertendo-todas-imagens

Pronto, ao clicar no botão “Salvar” as imagens serão processadas no tamanho especificado, filtros selecionados, nome de arquivos, qualidade e outras configurações que selecionou na pasta indicada.

O tempo vai variar conforme a quantidade de imagens, tamanho, filtros utilizados e processador que está utilizando. Mas com certeza é muito mais rápido e eficiente do que fazer isso manualmente um a um.