Mozzila Firefox 3.5

Após longa expectativas e informações de que a nova versão do navegador Firefox 3.5 seria mais rápida que a anterior, usando novo motor Java script e menor consumo de memória, a versão final foi lançada hoje para download e está disponível ao público.

Realmente pelos testes que fizemos o gerenciamento de memória está melhor e a velocidade de renderização das páginas em geral, principalmente as que utilizam recursos em Java script passou a ser mais rápido.

firefox-3.5

Entre a principal novidade é que o Firefox é o primeiro navegador a utilizar e suportar formatos de vídeos abertos, não precisando de instalação de plugins. Isso é muito bom e cômodo para todos que gostam de assistir vídeos na internet.

O Tracemonkey, o motor Java script que executa os códigos e que é uma das “cartas na manga” contra seus concorrentes se mostrou estável e rápido, executando os códigos em 30% mais rápido que a versão anterior do Firefox.

Falando em Java script, sites que usam Ajax, principalmente o JSON se beneficiarão da nova ferramenta incorporada ao navegador chamada JavaScript Objetc Notation, que agiliza e dá maior segurança nestes processos.

O navegador também conta com o sistema de privacidade já existentes em seus concorrentes, em que é possível abrir uma aba e navegar pelos sites sem que arquivos, cookies e históricos sejam armazenados no computador.

Foi introduzido também o suporte ao HTML 5, cujo principal objetivo é manter o navegador mais atualizado com as demandas da web 2.0, inclusive identificar arquivos de vídeo e áudio, ou seja, multimídia por tags.

O Location Aware Browsing é uma nova maneira de localização, onde permiti aos usuários revelar sua posição geográfica. Isso deverá ser útil para o marketing, sites que mostram conteúdos específicos para quem é de uma determinada região, mapas, etc.

Resumindo, se você usa o Firefox, com certeza deve atualizar para esta nova versão e testar você mesmo as novidades e agilidade do browser.

Se você nunca experimentou o navegador, vale a pena, pelo menos para testá-lo.

 

Vídeo com as novidades

 

Download do Firefox 3.5 final

http://br.mozdev.org/firefox/download.html

Ou aqui:

http://pj-mirror01.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.5/win32/pt-BR/Firefox%20Setup%203.5.exe

 

Atualizando o Firefox:

O processo para atualização de sua versão mais antiga do Firefox para a versão 3.5 pode ser feita baixando o nevagador pelos links acima ou então abrindo o Firefox e indo em: Ajuda > Verificar atualizações

 

Mais informações:

Se quiser saber mais a respeito da nova versão e também ver o vídeo que não precisa de plugin para ser executado, acesse:

http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/3.5/whatsnew/