Motorola RAZR D3 começa a ser vendido no Brasil. Será que é bom?

Veja as características técnicas, hands-on e review do novo Motorola RAZR D3, um smartphone completo com Android e ótima relação custo benefício.

A Motorola finalmente disponibilizou para venda o novo Motorola Razr D3 que é um aparelho melhorado em capacidade técnica que o seu irmão menor, o Motorola Razr D1, um smartphone de entrada para quem quer ter a última versão do Android em seu celular.

O Razr D3 não tem em sua parte traseira um acabamento de kevlar (fibra dos coletes a prova de balas) usado nos smartphones mais tops da marca Razr. Mas mesmo sua estrutura sendo de plástico ele consegue ter um bom acabamento e linhas com boa ergonomia.

motorola-razr-d3

Seu peso é baixo, com cerca de 120 gramas, possuindo entrada para cartão micro-SD de até 32GB e ainda a possibilidade de colocar dois chips SIM (dual-SIM). A tampa traseira é fixa, sem possibilidade de acesso a bateria, tornando o aparelho mais robusto.

Você pode adquirir o Razr D3 na cor preta ou branca. A tela tem bom tamanho com 4 polegadas e resolução de 480x800 pixels, seguindo a tendência do mercado atual. E ainda vem com película Gorilla Glass que não deixa sua tela toda arranhada, sendo bem resistente a riscos e algumas pancadas.

O Android 4.1.2 Jelly Bean tem um bom design e funciona muito bem no Razr D3. Devido a sua tela ser um pouco maior e ter a tecnologia IPS, a digitação no teclado ficou boa, o touch é suave e bem preciso e você consegue enxergar bem em praticamente qualquer situação de luz.

O Google Now também está disponível nesta versão do sistema Android, onde o aplicativo junta vários tipos de informações em tempo real, como clima, voos, transito, transportes públicos, esportes, compromissos, aniversários e outros. Sendo assim uma central de notícias e notificações em um único lugar.

O desempenho do Razr D3 é muito boa (bem melhor que o do D1), possuindo um processador ARM V7 Dual Core de 1,2 GHz, GPU PowerVR SGX 531 e 1GB de memória RAM. Com isso todos os jogos atuais disponíveis na Google Play, rodam tranquilamente sem slow motion (aquelas terríveis câmeras lentas). Claro que em jogos mais pesados, como Real Racing 3 o game roda bem travado devido as exigências do processador. Um porem percebido em alguns reviews foi certa lentidão na hora da troca de aplicativos já abertos (multi-tarefa). Não se sabe se é por causa do hardware ou algum problema do Android 4.1.2. E também uma demora na saída do stand by quando apertamos o botão de destravamento.

fotos-motorola-razr-d3

Usando o aplicativo Antutu que fornece uma pontuação após cálculos aritméticos da CPU e do processador gráfico (GPU) servindo assim para comparar o desempenho com outros aparelhos, foi conseguido uma média de 7619 pontos e no aplicativo Quadrante (que analisa o desempenho de processamento no sistema Android) foi de 3200 pontos.

Para quem gosta de assistir vídeos, o aparelho dá conta de reproduzir arquivos em alta resolução e a tela apresenta bem as cores e contraste. Só o som do celular não é lá essas coisas, faltando graves. E mesmo no fone de ouvido não temos uma boa qualidade sonora, então para quem ouvi músicas “direto”, o ideal é comprar outros fones.

O armazenamento do Razr D3 é de 4GB, mas como o Android está instalado neste espaço, você tem apenas 2,5GB de espaço disponível. Mesmo com possibilidade de usar um cartão de até 32GB você não poderá colocar os aplicativos neste cartão, então isso é um ponto fraco para esta versão do Android 4.1.2 que limita em instalar os apps apenas na memória de armazenamento interna do aparelho.

Para quem gosta de jogar com certeza é uma má notícia, pois como os games estão ficando cada vez mais pesados, você terá pouco espaço no Motorola Razr D3 para o armazenamento dos mesmos. Espero que o Google resolva isso na próxima versão do sistema, que segundo a Motorola poderá ser atualizado para a próxima versão do Android 4.2.

A câmera tem boa qualidade com 8 mega pixels na traseira e 1.2 mega pixels  na dianteira. Possui recursos de BSI (que melhora a qualidade das fotos em ambientes com baixa iluminação) e HDR (melhora o contraste de certas imagens). Também possui capacidade em fotografar panoramicamente e filmar em HD (720p).

motorola-bsi-hdr

Em termos de conectividade o Razr D3 usa chip SIM normal, possui internet 3G, Wi-Fi e Wi-Fi Direct (que possibilita transformar o aparelho em um ponto de acesso), bluetooth 4.0, NFC e GPS. No GPS você precisa de conexão de dados (internet) para que a navegação funcione, pois não é possível baixar os mapas completos para o aparelho.

Com o smartAction do Android você pode criar tarefas especificas quando alguma ação acontecer no aparelho, como por exemplo, tocar mais alto e vibrar quando receber uma ligação ou mensagem de alguém importante em seus contatos, quando a bateria estiver fraca reduzir o brilho da tela e o processamento, etc.

A bateria é um dos maiores destaques do Razr D3, possuindo capacidade de 2000Mha (onde normalmente em outros aparelhos é de 1400Mha). Assim você consegue tranquilamente uma durabilidade de 1 a 2 dias com uso intenso do smartphone.

sumario-caracteristicas-razr-d3

Assim como o Razr D1, o D3 tem características de modelos mais top de linha, mas com preços mais baixos, fazendo com que tenha um excelente custo benefício. Você encontra o smartphone Razr D3 nas lojas com preços variando de R$ 700,00 à R$ 800,00.

Caracteristicas físicas

  • Tipo do display: 4.0” FWVGA LCD
  • Tamanho: 119.3 x 59.8 x 9.8 mm
  • Peso: 120 gramas
  • Tamanho do display: 4.0”
  • Formato: Touch Tablet

Conexões e conectividade

  • Wi-Fi: 802.11 b/g/n, Hotspot
  • Tecnologia Bluetooth: 4.0 LE com EDR
  • GPS e serviços de localização: GPS/aGPS
  • Entrada de fone de ouvido: 3.5mm
  • USB: 2.0 HS

Câmeras

  • Resolução da câmera traseira: 8MP
  • Câmera fronta: 1.2MP
  • Flash: Sim
  • Foco: Automático
  • Otimização de imagem: BSI (Back Side Illumination), HDR (High Dynamic Range)

Tecnologia e processamento

  • Memória: 1GB RAM e 4GB de memória interna total
  • Rede: 3G Tri-Band, 2G Quad Band, HSDPA 7.2Mbps, HSUPA 5.6Mbps
  • Processador: Dual-Core
  • Velocidade do processador: 1.2 GHz
  • Acelerômetro: Sim
  • Memória removível: MicroSD de até 32GB
  • Sensores: Sensor de proximidade, Sensor de luz ambiente, E-compass
  • Capacidade do cartão SIM: Versões em Single e Dual Chip

Áudio e vídeo

  • Formatos para reprodução: 3GP, AAC, AAC+, eAAC+ , H.263, iMelody, MIDI, MP3, MPEG-4, WAV
  • Vídeo: 720p HD Video, codecs de vídeo H263, MPEG4, 3GP

Vídeos do Razr D3