Modo VHS no Youtube em comemoração ao primeiro videocassete

Para comemorar a época das fitas VHS, Youtube ativa botão que deixa as imagens dos vídeos semelhantes a como era assistida nas VCRs de antigamente.

O Youtube ativou uma opção em alguns vídeos que fazem as gravações terem um efeito das antigas fitas VHS dos videocassetes.

O primeiro vídeo cassete lançado no mercado foi o U-matic da Sony, disponibilizado no comércio em 1971 para a população. Antes desta data as gravações eram feitas com o uso de videotape que tinham entre 1 ou 2 polegadas de largura e eram acondicionadas em carreteis.

VHS Fita Cassete youtube

No Brasil, o videocassete começou a ser comercializado no inicio dos anos 80 e funcionavam no padrão de cores NTSC que infelizmente devido à incompatibilidade com nosso antigo padrão PAL-M deixavam as cores em preto e branco.

Há toda uma história interessante sobre os videocassetes e suas fitas que tiveram ao longo dos anos melhorias técnicas, sucessos e fracassos.

Hoje em dia os VCRs estão extintos devido à nova tecnologia de DVDs e Blurays. Em outubro de 2008 a distribuidora Vídeos& Audio entregou o último lote de seus vídeos gravados em VHS ao mercado. E o último filme de Hollywood gravado neste formato foi Uma história de violência em 2006.

Para quem não pegou esta época bacana das fitas VHS que mofavam e se autodestruíam e os videocassetes de 2, 4, 6 e “trocentas” cabeças, o Youtube ativou um botão que faz os vídeos ficarem distorcidos, com chuviscos (ruídos) e outros efeitos “especiais” da época.

Quem quiser ver o efeito, basta clicar no ícone da fita cassete que existem em alguns vídeos.

ativando-vhs-youtube

Notem a diferença da atual tecnologia digital para as do videocassete. Pena que não fizeram o efeito também no som, que ficava distorcido tanto quanto a imagem.

youtube-vhs

Ainda bem que não temos mais que nos preocupar se vai estragar ou enrolar a fita nas cabeças do VCR, uma preocupação constante quando alugávamos os cassetes nas locadoras e muitas vezes quando enrolava, tinha que cortar rebobinar e colar com fita. Era a maior “zica”.

OBS: Se o efeito não aparecer no vídeo, acima, então clique aqui: http://www.youtube.com/watch?vhs=1&feature=player_detailpage&v=JMJwcOiBoZE#!