Microsoft mostra vídeo com os novos recursos do Windows 8.1

Entre as novidades e melhorias mais interessantes podemos destacar a personalização dos aplicativos na área Metro e o novo sistema de busca que mostra os resultados como se fosse uma enciclopédia.

A Microsoft mostrou hoje um vídeo onde demonstra quais serão as melhorias que o Windows 8.1 terá na área Metro. Não foram mostradas as novidades da área de trabalho padrão e que muitos esperam que o menu iniciar volte a ser ativado, mas provavelmente isso e outras novidades serão mostradas dentro de pouco tempo.

Windows 8.1 novidades

Quem conduz o tour é Jensen Harris, diretor do programa de gerenciamento de experiências do Windows. Ele começa mostrando que na tela inicial de bloqueio você poderá visualizar fotos no estilo de slide ou mesmo de azulejos, torando mais interessante do que o atual que só mostra uma imagem. Essas imagens podem ser coletadas do seu computador local ou do Skydrive.

nova-imagem-tela-bloqueio-windows-8.1

Depois vem a tela Metro com todos os aplicativos, que podem ser classificados por data em que foi instalado, ordem alfabética, mais utilizada, categorias, etc. Falando em categorias, agora você pode criar grupos de aplicativos na área metro para que não fiquem desorganizados como é atualmente.

grupos-aplicativos-tela-metro-windows-8.1

A listagem de todos os aplicativos é mostrada de forma fácil, bastando arrastar a tela para cima. Você também pode adicionar o atalho do aplicativo à área metro pinando com apenas duas ações.

ordenacao-aplicativos-windows-8.1

A personalização de cores está mais ampla podendo escolher um mix de cores muito maiores do que o Windows 8.

Um dos recursos que achei mais interessante neste vídeo é o novo sistema de busca que associa resultados do computador, imagens e internet em uma tela bem elegante e organizada, parecendo até uma enciclopédia virtual. Acredito que isso seja uma resposta para o Google Search disponível para Android, iOS e Chrome.

sistema-busca-windows-8.1

Melhoras na capacidade de colocar os aplicativos lado a lado também foram realizadas, podendo executar agora vários aplicativos e redimensionar a tela conforme a necessidade.

aplicativos-lado-lado-windows-8.1

O Windows 8.1 está programado para ser lançado ainda este ano, mas uma versão de testes será lançada no dia 26 de junho.

A lista com os recursos que serão entregues no Windows 8.1 você poderá ver aqui: Novidades e recursos do Windows 8.1.