Microsoft compra Minecraft e seu estúdio por 2.5 bilhões

Em transação bilionária, Microsoft adquire direitos sobre o Minecraft e a empresa Mojang.

A Microsoft confirmou esta manhã que está comprando maciçamente o popular jogo Minecraft e também o seu estúdio chamado Mojang.

O valor de compra anunciado é de US$ 2.5 bilhões. O rumor de uma aquisição pela Microsoft começaram na semana passada com um preço estimado em US$ 2 bilhões. Um dos motivos da venda é que Notch não queria ter mais a responsabilidade de gerenciar uma empresa importante globalmente e que estaria interferindo em outros projetos.

Microsoft compra Mojang Minecraft

Nos últimos anos ele tentou trabalhar em projetos menores, mas a pressão em possuir o titulo Minecraft fez com que projetos falhassem e ficassem ofuscados no mercado de games.

Notch declarou que não se via como um desenvolvedor de jogo real e que Minecraft se tornou muito maior que realmente esperava, tomando muito seu tempo e criando muitos compromissos sérios.

Segundo informações da Microsoft ela pretende continuar a desenvolver o Minecraft para as outras plataformas, que atualmente são: PC, iOS, Android, Xbox e Playstation.

O contrato envolvem os direitos sobre a empresa e o jogo (licenciamento e quaisquer outros direitos). Os criadores Markus Notch Persson, Carl e Jakob não farão mais parte da empresa e segundo nota emitida pela equipe, estarão saindo.

Carl Manneh é CEO da Mojang e Jakob Porser é co-fundador. Não se sabe o que eles planejam para o futuro, mas seriam interessantes novas ideias relacionadas ao mundo Minecraft.

O negócio não está finalizado ainda, pois tem que passar por aprovação regulatória, mas a Microsoft espera que isso aconteça até o final de 2014. A empresa também pretender repor este valor investido que está “gastando” com Minecraft até julho de 2015. Caramba!