Microsoft apresentou hoje as melhorias no Windows Update 8.1

As novas melhorias para o Windows 8.1 foram divulgadas hoje na Califórnia em um evento fornecido pela Microsoft e beneficiam usuários que utilizam mouse e teclado.

Apesar de não ser uma atualização tão impactante e com tantas melhorias como foi a modernização do Windows 8 para o 8.1, a Microsoft anunciou hoje melhorias interessantes para esta última atualização do Windows, principalmente para quem utiliza mouse e teclado.

Estes melhoramentos estarão disponível a partir do dia 08 de abril de 2014 através do próprio sistema do Windows Update (diferente do Windows 8.1 onde temos que acessar a loja para poder instalar a nova versão do Windows 8). O tamanho total do Windows 8.1 Update 1 será de 800MB e será preciso reiniciar quatro vezes.

Windows 8.1 Update 1

Entre os avanços do sistema divulgados hoje, podemos citar as principais que seriam:

Possibilidade de fixar programas do Metro na barra de tarefas do Desktop

A possibilidade de pinar ou fixar os ícones de programas na barra de tarefas do Windows, originou-se no Windows 7. No Windows 8 isso também era possível com programas instalados e que rodavam na área de trabalho padrão do Windows. Mas não era possível fixar programas que rodavam no Metro.

Agora isso é possível, com toda a interatividade que os programas padrões suportam.

fixando-programas-metro-desktop-windows-8

Busca mais intuitiva e com ícone no topo direito da tela

A busca do Windows 8.1 foi melhorada, mas ainda sim faltava algo. Era preciso decorar o comando no teclado Win + F para que a barra de busca aparecesse. E para quem usa muito o mouse, como fica?

Agora o icone de busca aparece no canto superior direito e exibe inclusive os aplicativos adequados para seu termo de pesquisa com possibilidade de baixa-los imediatamente.

nova-busca-windows-8.1

Menus com o botão direito do mouse na área Metro

Usando o mouse, agora é possível fazer com que uma janela de opções rápidas apareça nos “Live Tiles” (quadrados vivos) da área Metro. Por incrível que pareça isso agiliza bastante as mudanças de tamanho e organização destas áreas com o mouse, pois antes estas mesmas opções apareciam na parte de baixo da tela, tendo que arrastar o ponteiro do mouse até elas.

melhor-interacao-live-tiles-windows-8.1

Fechar e minimizar aplicativos do Metro está mais acessível

Os apps da área Metro, também conhecidos como aplicativos de tela inteira (já que estes apps abrem e cobrem toda a tela do Windows) eram complicados de fechar, principalmente em computadores e notebooks que utilizam mouse.

Precisávamos levar o ponteiro do mouse até o topo, clicar e puxar a tela até o final da tela na parte de baixo. Agora, uma barra de menu e o tão familiar X que ficam no topo direito da tela, estão de volta e disponíveis para este tipo de programa.

botao-fechar-apps-metro-windows-8.1

Desligar o Windows 8.1 está mais fácil

Convenhamos encontrar as opções de desligamento com o mouse no Windows 8.1 era um tormento. Eu inclusive recomendei aos leigos que apertassem o botão de desligar mesmo para que o Windows entrasse em modo de desligamento.

Com o Windows Update 8.1 a Microsoft colocou um ícone de “power” ao lado da imagem do usuário (canto superior direito) e ao clicar neste ícone, aparece um menu com as opções de dormir, desligar e reiniciar o computador ou tablet.

icone-power-windows-8.1

O menu iniciar é a área Metro

Alguns me perguntam, cadê o menu iniciar do Windows 8.1? Pois bem, a Microsoft não trouxe aquele menu que aparecia na parte esquerda da tela quando clicávamos no menu iniciar do Windows. O menu iniciar é a tela Metro onde poderá escolher os aplicativos e abri-los por ali, já que agora os apps de tela inteira abrem na área de trabalho padrão do Windows 8.

menu-iniciar-area-metro-windows-8.1

Outras melhorias do Windows 8.1 Update 1

Outras melhorias bem vindas desta atualização para Windows 8.1 são:

  • Menor requisitos de sistema, podendo ser usado em aparelhos com 1GB de memória RAM e 16GB de espaço em disco ou SSD;
  • O Skydrive agora se chama OneDrive;
  • É possível abrir fotos e vídeos no visualizador de fotos padrão do Windows, inclusive aqueles destinados ao apps de tela inteira;
  • O Internet Explorer do Metro combina melhorias de usabilidade, principalmente para usuários que utilizam mouse;
  • Opção de mostrar mais apps no visualizador de aplicativos;
  • Novo método de notificação de aplicativos instalados;
  • Agora, se o Windows 8 não detectar que está usando uma tela com touch screen, ele irá inicializar diretamente na área de trabalho padrão;

Conclusão

Com certeza estas "pequenas" melhorias são bem vindas, principalmente para os usuários habituados a utilizar mouse e teclado. O foco da Microsoft é alavancar as vendas de licenças do Windows 8.1 e suprir empresas e usuários que utilizavam o falecido Windows XP que teve seu suporte terminado devido ao tempo que o sistema operacional já está no mercado.

Agora os usuários de notebooks, computadores e coorporações se sentirão mais a vontade em utilizar no Windows 8 no dia a dia.


Vídeo oficial da demonstração dos novos recur sos do Windows 8.1 Update 1


Apresentação de hoje com as vantagens do Windows 8.1 sendo utilizado com mouse e teclado