Melhores programas grátis para desenhar e projetar seu imóvel

Com a venda de imóveis em alta, muitas pessoas estão projetando seu próprio ambiente, por isso selecionamos os melhores programas do mercado para desenhar e projetar seus espaços em casas, apartamentos e escritórios.

Nada melhor do que uma casa ou apartamento todo mobiliado com pisos, paredes, móveis e outros itens de decoração com a nossa preferencia e tendências. Tudo novinho e combinando perfeitamente com nosso estilo.

Muitos para economizar ou mesmo para conseguir 100% de personalização estão recorrendo a programas encontrados na internet de forma gratuita e com uma grande quantidade de objetos e bibliotecas para projetarem rapidamente e facilmente seus espaços.

Programas para design de interior imóveis

Há também arquitetos e decoradores que utilizam de sistemas semelhantes, mas que precisam de licença paga para poder executar suas ideias.

Então separamos os programas por online que são aqueles que rodam e funcionam diretamente pelo navegador da web e os que precisam de instalação em seu computador. Todos gratuitos ou para testar.

Neles você poderá desenhar e decorar ambientes para:

  • Quartos e dormitórios adultos ou infantis;
  • Banheiros e lofts;
  • Cozinhas e lavanderias;
  • Salas e halls;
  • Escritórios;
  • Jardins;
  • E muito mais.

Programas grátis online para projetos de ambientes

Estes tipos de programas listados abaixo são executados diretamente pelos navegadores sem que se precise instalar nada em seu computador. Normalmente só é necessário o plugin do Flash player para executá-los e se possível uma versão atualizada do navegador.

Autodesk Homestyler

A Autodesk é conhecida por desenvolver o programa AutoCad e agora lançou este programa chamado Homestyler para que qualquer pessoa sem muito tempo ou conhecimento na área de arquitetura e decoração, possa desenhar seus ambientes facilmente.

autodesk-homestyle

O programa oferece dicas de decoração de interiores conforme vai colocando os objetos no espaço. Há ainda a possibilidade de combinar mais de 40.000 tipos de produtos, cores, acabamentos e tamanhos, além de visualizações básicas, em alta resolução ou panorâmico em 360°.

Mesmo rodando diretamente do navegador a interface e o sistema são rápidos para um CAD e é possível salvar seus projetos diretamente na internet podendo se quiser compartilhar seu projeto pelas redes sociais.

  • Ponto forte: Relativamente fácil de usar, possui mais de 40.000 combinações de produtos e dá dicas de decoração.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://pt.homestyler.com/

Planner 5D

O programa é totalmente gratuito e fornece possibilidade de criar ambientes interativos usando objetos e mobiliários preconcebidos, fazendo com que faça seu projeto rapidamente.

Planner 5D

Basta planejar a planta da sua casa, escritório, apartamento, restaurante ou outro, adicionando janelas, escadas, portas, revestimentos nas paredes e pisos e muito mais.

A ferramenta foi designada para proprietários de casas ou apartamentos, lojas, corretores de imóveis, hotéis e centros comerciais.

  • Ponto forte: É bem fácil de usar e pode ser utilizado em qualquer dispositivo (computadores, tablets, celulares).
  • Licença: Gratuito.
  • Onde encontrar: https://planner5d.com/

Sweet Home 3D online

Com o Sweet Home 3D versão online você poderá rodar a aplicação diretamente do seu navegador podendo colocar as mobílias, criar paredes e arrumar tudo em uma perspectiva 2D.

sweet-home-3d-online

Depois de pronto é possível renderizar e ver a visualização do projeto em 3D. No site há vários tutoriais, vídeos, guias para desenvolvedores, modelos em 3D, texturas e muito mais.

  • Ponto forte: É fácil de usar, tem muitos objetos prontos para uso, possui vários vídeos e tutoriais na internet e não precisa de um computador “potente” para rodá-lo.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://www.sweethome3d.com/pt/

Roomle

O Roomle é para aqueles que querem projetar rapidamente sem precisar se cadastrar no site para poder usar suas ferramentas (a não ser que precise ou queira salvar seu projeto).

roomle

Como o programa é simples, é um dos mais fáceis de utilizar, principalmente por usuários mais leigos em softwares de design ou mesmo informática. Não possui tantas bibliotecas e objetos como os outros programas listados neste artigo, mas com certeza irá gostar da objetividade.

Tem visualização em 2D ou 3D simplificado. Se quiser renderizar em uma imagem 3D com qualidade semelhante à fotografia, terá que instalar um plugin em seu computador.

  • Ponto forte: Por ser simples, é um dos mais rápidos para se utilizar e se habituar. Possui bastantes itens só que sem variações.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://www.roomle.com/?locale=pt_BR

3D SPACER

3D SPACER é um sistema novo no mercado e por isso você tem disponível apenas a possibilidade de planejar ambientes de banheiros e escritórios.

3d-spacer

O programa é voltado para empresas ou lojas que vendem materiais de construção, podendo assim fazer projetos em tempo real para os clientes na própria loja. É possível colocar os valores de cada material ou objeto, assim no final da projeção se terá um orçamento prévio de quanto custará à obra e os custos dos materiais.

Placepad

Placepad é um dos mais intuitivos programas online de design de plantas. Basta você arrastar os blocos que seriam os modelos dos ambientes para a área de edição e começar a usar o sistema.

placepad

Este programa é um pouco diferente dos demais. Aqui ele é mais voltado para criar plantas baixas de sua casa, apartamento ou escritório colocando depois as imagens ou fotos que criou em outros programas em cada parte do ambiente. Assim quando se passa o mouse sobre a área criada, aparece à imagem do ambiente enviado. Veja um exemplo de como fica os projetos: http://placepad.com/places/15/view/floor/1/

  • Ponto forte: É o mais fácil e rápido para se criar plantas baixas e há a possibilidade de enviar imagens para ilustrar cada ambiente.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://placepad.com/

IKEA Home Planner Online

A IKEA tem duas versões de seu programa, a disponível para baixar e instalar em seu computador e que pode rodar diretamente do navegador. É necessário se cadastrar e instalar um programa para poder utilizar a versão online.

ikea-home-planner-online

No momento é possível apenas criar ambientes para cozinhas e dormitórios, mas futuramente a empresa estará disponibilizando as ferramentas para outros tipos de espaços.

Floorplanner

Das versões online este é o mais fácil de utilizar e existem duas versões, a paga e a gratuita. Como era de se esperar, claro que a versão gratuita tem suas limitações.

Floorplanner

Se você usar a gratuita, não poderá exportar nem reproduzir vídeos em 3D. Além do que aparecerá publicidade em sua tela. Também não publica online e nem exporta.

Mas para usuários iniciantes é uma ferramenta e tanto, principalmente por que tem grandes quantidades de objetos e por ser uma ferramenta de fácil uso.

  • Ponto forte:  Bem fácil de usar e com grande quantidade de objetos apesar das limitações da versão gratuita.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://br.floorplanner.com/

MyDeco 3D Planner

MyDeco é uma abreviatura de Minha Decoração e era um site voltado para venda de móveis e utensílios de decoração no Reino Unido. Logo após passaram a vender também nos EUA.

Mydeco

Eles elaboraram uma ferramenta para design de interiores e também uma maneira de conseguir vender ainda mais em sua loja online. Os modelos dos móveis e objetos são reais e podem ser comprados depois, se você mora no Reino Unido ou EUA.

O programa possui um bom sistema para projetos de plantas baixas e é o que tem a maior quantidade de objetos, móveis e decoração.

  • Ponto forte: Fácil de se utilizar e o que tem a maior quantidade de objetos para se colocar em seus projetos com a vantagem de todos existirem no mercado.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://mydeco.com/3d-planner/

Space Designer 3D

Se você é um arquiteto que trabalha de forma colaborativa ou é um usuário que deseja ter opiniões de outros arquitetos, este é o programa ideal. Com ele é possível publicar seus projetos no site e receber criticas ou sugestões de outros arquitetos pelo mundo.

space-designer-3d

Sem necessidade de instalação o programa é limitado no que diz respeito a estruturas, pois somente é possível criar paredes em forma de quadrado, T¸ou L. O pior é que se errar em algo durante o design não tem um botão ou ação para voltar (o que deve em breve ser revisto e consertado).

O interessante do programa é o visual dos ambientes em 3D em que possível gerar.

  • Ponto forte: Para quem precisa de opiniões quanto ao projeto executado, basta enviar um e-mail para a equipe de especialistas que eles lhe retornam com os devidas julgamentos e ideias.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://www.spacedesigner3d.com/Main.html?l=pt&d=1

Free 3Dream Basic

Usando modelos 3D realístico é possível fazer projetos de interiores rapidamente. O programa usa tecnologia semelhante a utilizada nos vídeo games para criar ambientes renderizados com qualidade fotográfica.

3dream-basic

Tem a opção de navegar em 3D em seu projeto usando o mouse ou teclado. Os snapshots, que são as renderizações fotográficas do ambiente são de alta qualidade e podem ser criadas em resoluções maiores para uma boa impressão.

Não existe uma navegação por categorias nos objetos, portanto deverá buscar pelo item desejado, como kitchen que seriam móveis e utensílios para cozinha.

Programas que necessitam instalação para projetos de ambientes sob medida

Os programas a seguir devem ser baixados e instalados em seu computador. Alguns têm versões para outros sistemas operacionais além do Windows, como Linux ou Mac. A vantagem de usar os programas de instalação local é que eles rodam com maior velocidade usando diretamente seu processador e placa de vídeo.

3D Home Design

O 3D Home Design tem uma versão free trial de seu programa de design de ambientes e sua interface é voltada para aqueles que estão acostumados com programas de 3D mais conhecidos.

3d-home-design

É possível visualizar tanto em 2D quanto em 3D ou ambos ao mesmo tempo. Você pode importar suas plantas digitais ajustando automaticamente ao programa, que realiza os cálculos e acertos de escala.

Possui mais de 1.000.000 de objetos 3D e texturas que vão de itens decorativos e pisos até os móveis e lustres da casa.

  • Ponto forte: Possui uma interface mais semelhante aos programas 3D mais usados na arquitetura, uma vasta linha de objetos e texturas e facilidade na importação de plantas e construção rápida de paredes.
  • Licença: Gratuito para testar
  • Onde encontrar: http://www.livecad.net/free-software

Home Designer Suite

Com uma interface para usuários mais avançados este programa de design e arquitetura possibilita o desenho de interiores e exteriores com nível de detalhes maiores e com renderização foto realística do projeto em 3D praticamente perfeita.

Home-designer-suite

A versão de testes não oferece suporte a impressão, salvar e exportar arquivos e nem produzir animações virtuais como se estivesse caminhando dentro do ambiente. Porém o resto das funções encontradas na versão completa estão disponíveis para que possa elaborar seu projeto com perfeição.

Também possui diversos modelos prontos para poder colocar nos ambientes ou poderá criar os seus próprios objetos em ferramentas como o Studio 3D e importar para o Home Design Suite.

pCon.planner

Este programa é um dos mais completos e totalmente gratuito. Não é muito recomendado para usuários mais leigos e que não estão acostumados com ferramentas CAD de arquitetura ou modelagem, porém basta algumas horas manipulando o programa para entender seus conceitos.

pcon-planner

No pCon.planner você consegue criar ambientes praticamente perfeitos e como um profissional. O arquivo nativo é o DWG (usando muito no AutoCad), possui comandos conhecidos pelos arquitetos, é possível inserir elemtos de parede como janelas, portas, vidros e outros além de possuir recursos avançados de iluminação.

É possível também manipular níveis e encontrar objetos pré renderizados e criados no pCon.catalog. Você pode converter desenhos feitos em SKP (Google Sketchup) para DWG, criar animações e renderização realística, além de compartilhar seus projetos com clientes e amigos.

  • Ponto forte: É um dos que apresentam melhor visual final nos projetos e com amplas possibilidades de criação.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://pcon-planner.com/pt/home.html

MyVirtualHome

Sendo bem fácil de usar, MyVirtualHome é o preferido dos designers e arquitetos que não querem complicação para decorar qualquer imóvel. Você pode importar uma planta para o programa e criar em escala as paredes antes de começar seu projeto.

Myvirtualhome

A visualização dos ambientes é em 3D (sem possibilidade de 2D) e com o arrastar do mouse você vai colocando os itens em cada canto do ambiente, projetando assim em minutos.

Você pode usar produtos reais em seu projeto decorativo fazendo com que sua criação e design fiquem mais realistas.

  • Ponto forte: Apresenta uma interface fácil e intuitiva, sendo um dos mais rápidos para design de ambientes em imóveis.
  • Licença: Gratuito
  • Onde encontrar: http://www.myvirtualhome.com.au/au

IKEA Home Planner

É um ótimo programa para profissionais da área de arquitetura. É possível comprar projetos prontos no site da IKEA, agilizando assim a entrega de projetos para os clientes. Pena que o valor da maioria dos projetos é bem exorbitante, porém detalhados.

ikea-home-planner

É possível detalhar melhor os móveis, como a troca de certos acessórios, deixando-os assim mais personalizados. Ideal para quem procura projetar móveis sob medida.

Onde encontrar objetos e móveis prontos para programas de decoração

Você pode encontrar diversos objetos para colocar em seus projetos nos próprios sites dos programas mencionados neste artigo ou no Armazem 3D do Google SketchUp aqui: http://sketchup.google.com/3dwarehouse/?hl=pt-br