Meio milhão de novos computadores são infectados com bots diariamente

Todos os dias, meio milhão de novos computadores são infectados com bots, segundo os dados compilados pelo PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, em seu relatório anual das atividades do malware em 2007.

Os bots são programas que residem em um computador aguardando o comando de seu criador, que pode controlar totalmente o sistema infectado.

Quando ele tem o controle sobre diversas centenas de computadores, o cibercriminoso cria o que é chamado de botnet.

Bot

Aproximadamente 11% dos computadores ao redor do mundo fazem parte destas  botnets, e são responsáveis por  85% de todo o spam enviado. Em 2007, o PandaLabs descobriu diversas ferramentas como o Zunker ou Barracuda, que eram usadas para administrar redes de milhares de computadores infectados por mais de 50 países.

“O bot herder, o criador da botnet, pode alugar a terceiros a sua rede de bots a preços elevados. Os cibercriminosos que alugam estas redes, as utilizam para uma grande variedade de atividades criminais incluindo o download de malware em computadores infectados ou causando danos aos serviços. Embora uma das mais atividades mais freqüentes seja o envio de spam.” Explica Eduardo D’Antona, Diretor-executivo da Panda Security.      

Além disto, o lixo eletrônico foi uma das maiores ameaças durante 2007, de acordo com o relatório anual do PandaLabs. De fato, mais de 50% do e-mail recebido pelos usuários domésticos era spam, enquanto a porcentagem em ambientes corporativos ficou entre 80% e 95%.

“Para ter uma idéia da proporção do problema, levaria em torno de 2,000 terabytes do espaço do disco para armazenar o volume total de spam enviado em um dia”, diz Eduardo D’Antona.

O tema deste lixo eletrônico é altamente variado. Saúde sexual foi o mais popular durante o primeiro trimestre de 2007, quando contabilizou 54% de todo o spam detectado. No segundo e terceiro trimestre, os produtos farmacêuticos ocuparam o topo da  lista, com 45% e 30% respectivamente.

Com respeito a origem do lixo eletrônico, 59.72% é enviado da Rússia, enquanto 23.08% vem dos Estados Unidos. A Turquia (6.12%), Alemanha (4.77%) e o Reino Unido (3.16%) são outros países que enviam uma porcentagem significante de spam.

Caso queira instalar em seu computador ferramentas de segurança como o Norton Security Scan (antivirus) e Spyware doctor (detecção de spyware), clique no link abaixo:

FONTE: Wnews