Mega – Como funcionará o novo Megaupload

Após seu fechamento no ano passado, Mega tenta ser um serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens melhor que o Megaupload.

Após ter tido seu site fechado pelo FBI no ano passado e seu fundador Kim Dotcom ter sido processador e preso, no dia 19/01/13 é aberto ao publico um novo serviço para armazenamento e distribuição de arquivos em rede chamada Mega.

Diferente do que ocorre com outros serviços de armazenamento nas nuvens, como o skydrive, Google Drive e Dropbox que lhe fornecem por volta de 5 ou 7 gigabytes de espaço, o Mega oferece ao usuário cadastrado 50 gigabytes para poder hospedar seus arquivos em servidores nas nuvens distribuídos por vários locais pelo mundo afora.

mega-kim-dotcom

Isso possibilita uma distribuição para download muito mais rápida e acessível para quem irá baixar os arquivos na internet. Fora a segurança da cópia destes arquivos estarem em diversos outros servidores pela web.

Sobre a apresentação do Mega

O Mega teve uma apresentação bem estranha com musicas encafifas e bem diferentes.

Kim também falou um pouco sobre o que o público pode esperar dos seus serviços e também sobre as possibilidades da internet e o que as grandes empresas de mídias estão querendo barrar no futuro. Veja o vídeo abaixo:

Privacidade e segurança do Mega

Os serviços do Mega são todos criptografados, inclusive seu site. Ao acessar o endereço do Mega em https://mega.co.nz/ você se depara com a página carregando os itens necessários para sua visualização e a possibilidade de envio de arquivos pela nova tecnologia HTML 5, bastando arrastar os arquivos para um grande botão escrito Mega.

Você pode verificar também que o protocolo utilizado nas páginas é o https em vez do http com um cadeado, mostrando que a página é realmente criptografada.

Todos os dados que passam entre o seu computador e os servidores do Mega são embaralhados e somente você, com o uso de seu usuário e senha poderá ver os seus arquivos e abri-los. Ou seja, se houver algum ataque nos servidores do Mega, ninguém conseguirá abrir e ver o que tem nos arquivos, nem mesmo o pessoal que gerencia os serviços do Mega.

É semelhante a criptografia de arquivos em nossos HDs (para quem usa este recurso) onde somente é possível ver, ler e saber o que tem no arquivo se souber a senha de acesso ao mesmo.

Apesar das rígidas politicas de privacidade e ocultamento de certos dados pessoais, não pense que o Mega nunca irá fornecer seu IP para as autoridades que os solicitarem. Eles são explícitos em sua politica de privacidade https://mega.co.nz/#privacy que se for solicitado e intimado, o Mega irá fornecer determinada informação.

Só que acredito que neste caso a autoridade teria que realmente ter certeza de que aquilo que está distribuindo ou mesmo hospedando no Mega seja realmente algo que fira a legislação local. E como os arquivos são criptografados com acesso somente pela senha que escolheu isso será bem complicado, ainda mais se sua senha for bem forte.

Espaço e uso do Mega

No Mega você pode enviar arquivos de até 50GB. Caso precise de mais espaço você pode contratar os planos que começam com valores em torno de US$ 9,99 ao mês e lhe oferecem espaço de 500GB e 2TB de transferência de dados.

Ferramentas do Mega

O Mega é um site totalmente diferente do Megaupload. A começar pelo tipo de serviço e pelas suas ferramentas, que estão mais de acordo com a lei.

Gerenciador de arquivos: Você poderá gerenciar seus arquivos colocando em pastas ou até mesmo enviar diretórios inteiros para o servidor.

gerenciador-arquivos-mega

envio-varios-arquivos-mega

Compartilhando arquivos: É fácil compartilhar arquivos no Mega, onde lhe é fornecido um link com uma chave hash de identificação. Na janela onde aparecem os links para compartilhamento aparece um aviso bem claro quanto ao copyright, onde o Mega não se responsabiliza por atos ilegais e poderá fornecer suas informações, caso sejam solicitadas pela justiça.

compartilhando-arquivos-mega

Criptografia: A criptografia no Mega é extremamente forte, usando uma chave de 2048 bits RSA (normalmente usamos chaves de 128 ou 256 bits onde até o exercito tem dificuldades em descriptografar levando dias para o mesmo).

chave-criptografica-mega

Detalhes da conta: Em seu painel de controle você poderá ver mais informações referentes a sua conta, como o tipo dela, tipo de membro, espaço utilizado, etc.

detalhes-conta-mega

O que esperar do Mega

Se você está esperançoso que o Mega será como o Megaupload, esqueça! A era do Megaupload acabou e este novo serviço tende a ser mais um servidor de arquivos nas nuvens, só que com mais espaço e quem sabe boa velocidade de transferência. Também destaco a criptografia dos arquivos, que o deixa bem seguro com esta nova API desenvolvida por eles para mainstream.

Mas não use os serviços para hospedar arquivos protegidos por direitos autorais, pois poderá ser facilmente removido caso denunciado.

Nas próximas semanas haverá o lançamento de diversas ferramentas, como uma interface de acesso móvel, ferramentas de sincronização de arquivos entre seu dispositivo e os servidores do Mega e um suporte especial para o sistema operacional Windows.

site-mega-portugues

Novo Mega Movie

Kim Dotcom está envolvido em dois projetos de compartilhamento de arquivos, o Mega e o Mega Vídeo.

O Mega Movie é um projeto mais ousado e não se sabe ao certo como funcionará, já que seu fundador ainda não forneceu maiores detalhes sobre a ferramenta, mas há de se esperar um Youtube com vídeos do cinema, ou melhor, um Netflix com visualização de vídeos pagos.

mega-movie

Vamos esperar para ver.