Mail Delivery System: Significado dos códigos de erros SMTP

Saiba como decifrar e solucionar os códigos de erros de e-mails Mail Delivery System, ou Undelivered Mail Returned to Sender quando estamos com problema no envio de e-mails.

Por vezes ao enviarmos um e-mail para aquele amigo, parente ou mesmo em nosso trabalho nos deparamos com a mensagem voltando para a nossa caixa de entrada com uma notificação, normalmente em inglês acompanhada de um código de erro que nos faz querer tornar um especialista no assunto para decifrar o problema e saber o que está acontecendo.

Ou para quem trabalha de consultor técnico em servidores tem de lidar com esta situação por vezes com clientes ligando querendo saber o que está acontecendo e ansiando uma solução rápida, sendo às vezes causado por motivo do ISP e suas habituais falhas na conexão, roteador com defeito, problemas de firewall, problemas de DNS ou um nome incorreto de SMTP graças a alguns ISPs inteligentes que mudam o nome do servidor SMTP sem lhe avisar.

Erros Mail Delivery System

E ai é aquela caçada pelos logs de erros para ver o que está ocorrendo. Mas muitas vezes estes logs não fornecem a devida ajuda detalhada, mostrando apenas um código de status SMTP no log do servidor (conhecidos também como SMTP error code ou códigos de erros de resposta do SMTP) sendo estes devolvidos para o remetente com a mensagem de erro.

A resposta clássica que conhecemos e que nos é retornada no e-mail, normalmente é uma das abaixo:

  • SMTP error from remote mail Server after end of data - <host ip-address>:  550  Error: Message  content rejected (conteúdo da mensagem rejeitado);
  • SMTP error from  remote  mail server  after  RCPT TO  <email-address>,  550  5.1.1  User  unknown (usuário não encontrado);
  • SMTP Error: Data not accepted (dados não aceitos);
  • SMTP Error:  he  following  recipients  failed (falha para o envio dos seguintes destinatários).

Então você fica se perguntando, “mas que diabos é isso” ficando por vezes desesperado, pois o prazo para entregar aquele trabalho está acabando. Ainda mais quando não estamos habituados com o inglês e que as máquinas adoram nos fornecer informações neste idioma “universal”.

Pois bem, estarei colocando aqui o que cada código de erro no SMTP significa quando suas mensagens são retornadas e desmitificar os segredos dos erros 550, 551 e outros

Onde começa o código de erro do SMTP no e-mail

Quando a mensagem de e-mail lhe for retornada, procure pela mensagem de erro logo após a frase “The mail system” ou “The following addresses had permanent fatal errors”.

Erro the Mail System

Códigos de erros no retorno de e-mails SMTP - Mail Delivery System mais comuns

Então vamos aos códigos de erros mais comuns nos retornos de e-mails e seus devidos significados. Tentei facilitar ao máximo para que possa entender o que pode estar acontecendo e assim conseguir resolver o problema junto ao seu provedor, servidor ou mesmo notificar o destinatário do que pode estar acontecendo com o e-mail dele.

Erro Mail Delivery System

O que significa o erro

<email_destinatario@email.com.br>: host nome_do_dominio.com.br[IP DO SERVIDOR] said: 550 5.1.1
<email_destinatario@email.com.br>: Recipient address rejected: User unknown in virtual mailbox table (in reply to RCPT TO command)

O e-mail do destinatário não existe
O servidor onde possivelmente estava esta conta de e-mail respondeu que esta conta de e-mail não existe mais. Possivelmente ela foi apagada.

<destino@dominio.com.br>: Host or domain name not found. Name service error for name=dominio_errado.com.br type=A: Host not found

O domínio (endereço do site ou servidor) não existe
O domínio ou endereço na internet está errado e por isso não foi encontrado. Tente ver se não digitou errado o endereço após @. Exemplo: digitou nome_do_domio.com.br em vez de nome_do_dominio.com.br

<email_destinatario@email.com.br>: host nome_do_dominio.com.br [IP DO SERVIDOR] said: 450
4.7.1 <email_destinatario@email.com.br>: Recipient address rejected: because... (in reply to RCPT TO command)

O servidor de destino rejeitou sua mensagem
Pode ser por vários motivos (você pode saber lendo a mensagem depois de “because” ou “razão”). Mas normalmente é relacionado a problemas na conexão ou DNS do servidor do destinatário, portanto tente novamente dentro de algumas horas, pois pode ser um problema temporário.

<email_destinatario@email.com.br>: temporary failure. Command output: maildrop: maildir over quota.

Caixa de e-mail do destinatário está cheia
Quando a caixa de e-mail do servidor onde está o destinatário é extrapolada esta mensagem de “maildir over quota” é retornada. O destinatário deverá limpar a caixa de entrada para poder receber seu e-mail.

<email_destinatario@email.com.br>: host nome_do_dominio.com.br[IP DO SERVIDOR] said: 450 4.7.1
<email_destinatario@email.com.br>: Recipient address rejected: Try again later (in reply to RCPT TO command)

E-mail temporariamente indisponível
Quando a mensagem “Try again later” for retornada significa que o servidor onde está o e-mail do destinatário está passando por alguma manutenção. Você pode tentar reenviar a mensagem novamente depois.

Remote host said: 554 5.7.1 Service unavailable; Client host [IP DO SERVIDOR] blockedusing .... [NOME DO ORGÃO QUE GERENCIA SPAM];

Seu e-mail ou servidor está na lista negra de spammers
Depois da mensagem “Client Host” estará mostrando o ip do seu servidor. Ele provavelmente foi marcado pelos órgãos que gerenciam os spams na internet como spammer ou servidor que fica enviando mensagens indesejadas para vários destinatários.
Para solucionar você deve entrar em contato com o suporte técnico do seu provedor ou servidor e solicitar que removam o mesmo da lista destes órgãos.
Como isso é demorado, é melhor enviar o e-mail usando outra conta no momento.

< email_destinatario@email.com.br > (reason: 552 5.2.3 <meu_email@email.com.br>... Message size exceeds fixed maximum message size (80000

Seu e-mail excedeu o limite de tamanho máximo
Isso acontece quando o servidor do destinatário tem algum limite de tamanho para o recebimento das mensagens. Seu e-mail ou anexo está muito grande para o servidor.
A solução seria comprimir o tamanho dos anexos e tentar reenviar novamente.

<email_destinatario@email.com> (reason: 553 5.0.0 Possible virus, see http://www.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.sircam.worm@mm.html)

E-mail com possível vírus
O e-mail que você enviou possivelmente está com algum vírus. Tente rastrear seu computador com um antivírus para verificar se você não está infectado.

Estes foram os principais erros de Undelivered Mail Returned to Sender ou também conhecido como Mail Delivery System, pois a quantidade de erros existentes para o SMTP são muitas e as explicações poderiam ficar muito longas.
Caso não tenha encontrado o erro nesta tabela, baixe o documento abaixo que possui todos os erros de Mail Delivery System retornados (em inglês).

O arquivo está em PDF e você pode buscar pelo código de erro e em seguida copiar e usar um tradutor.

Compreendendo as mensagens de erro SMTP

As mensagens de erros ou de solicitações da comunicação do seu cliente de e-mail com os servidores na internet normalmente retornam 3 números básicos (centena) que vão do 1 ao 5. Exemplo: 553

código erro mail delivery status

Cada código é composto de três dígitos (XXX). O primeiro digito dá o status da mensagem de e-mail que seriam:

  • 1.X.X: O servidor aceitou a comunicação, mas ainda não fez nada com a sua mensagem. Ele fica esperando uma mensagem de confirmação. Atualmente este código nem é utilizado, portanto raramente irá ver.
  • 2.X.X: O servidor concluiu a tarefa com êxito e o e-mail foi enviado.
  • 3.X.X: O servidor entendeu o pedido mas precisa de mais informações para poder completar a tarefa.
  • 4.X.X: O servidor encontrou uma falha temporária e deixará a mensagem na incubadora para tentar enviar novamente depois para o destinatário com problema. O tempo depende das configurações do servidor.
  • 5.X.X: Este é o mais comum e significa que o servidor encontrou um erro ao tentar enviar a mensagem, como um e-mail inexistente ou não aceita e-mails de você.

No segundo algoritmo (dezena) dá mais informações e seus seis valores possíveis são:

  • X.0.X: Ocorreu um erro de sintaxe.
  • X.1.X: Indica uma resposta informativa, como uma ajuda na verificação do problema.
  • X.2.X: Referente ao estado da comunicação.
  • X.3.X e X.4.X: Não são especificados nem usados no momento.
  • X.5.X: Refere-se aos estado do sistema de e-mail como um todo e do servidor de e-mail em particular.

No terceiro e último algoritmo (centena), a mensagem é ainda mais especifica e mostra os status das transferências das mensagens, podendo levar a uma lista detalhada dos códigos de resposta do servidor ESMTP, conforme previsto na documentação RFC 821 e suas posteriores extensões.

  • 211: Mensagem de status do sistema.
  • 214: Uma mensagem de ajuda com possibilidade de leitura por uma pessoa.
  • 220: Serviço de SMTP pronto e funcionando.
  • 221: Serviço fechado.
  • 250: Todo ok com as mensagens. Enviada com sucesso.
  • 251: O destinatário não se encontra no mesmo servidor e irá enviar a mensagem para o servidor correto.
  • 354: Servidor conseguiu ler e decifrar toda a sua mensagem e sabe agora para onde deve enviar a mensagem.
  • 421: O serviço não está disponível e a conexão será fechada.
  • 450: O envio da mensagem falhou, pois a caixa postal do destinatário estava indisponível no momento.
  • 451: O envio foi abortado devido a um erro no seu servidor. Tente enviar novamente.
  • 452: O envio foi cancelado por que o servidor está com armazenamento insuficiente. Normalmente elas vem acompanhada também do código 500 ao 504.
  • 500: O servidor não conseguiu reconhecer o comando, pois sua mensagem tem algum erro de sintaxe.
  • 501: Erro de sintaxe encontrado nos argumentos do comando.
  • 502: Comando não implementado no servidor.
  • 503: O servidor encontrou um problema na sequencia de comandos.
  • 504: Um parâmetro de comando não foi implementado no servidor.
  • 550: O comando de envio solicitado falhou por que a caixa postal do destinatário não estava disponível (por exemplo, quando não é encontrado ou quando é rejeitado por outras razões de politica).
  • 551: O destinatário não está localizado neste servidor e foi tentado enviar para o servidor correto.
  • 552: O envio foi abortado devido ao espaço ter excedido no servidor.
  • 553: O envio foi abortado, pois o endereço do destinatário não existe ou é inválido.
  • 554: A operação falhou por conta do clima.

Como verificar se o seu e-mail e servidor está marcado como spammer

Seu servidor ou provedor é constantemente monitorado na internet pelos órgãos que tentam controlar os spams na internet. Spam, para quem não sabe nada mais é do que as pessoas ou máquinas que enviam mensagens em grande quantidade para destinatários que nem conhece.

Isso é muito comum na proliferação de anúncios e estas pessoas ou servidores são marcados como spammers.

Você pode verificar se o seu servidor está marcado como spammer inserindo o endereço IP do seu servidor de e-mails nos seguintes sites: