Liste processos e programas que consomem muita energia da bateria

Mesmo configurando o Windows para o modo economico de bateria, muitas vezes programas, aplicativos e jogos utilizam recursos em excesso fazendo a bateria do seu notebook ou portátil descarregar rapidamente. Então veja como diagnosticar quais são eles.

Você fez todos os ajustes possíveis nas configurações de energia do Windows para que o sistema economize a bateria e nada adianta? Pode ser que algum programa esteja usando alto processamento e recursos em seu computador fazendo a bateria descarregar rapidamente.

Podemos descobrir quais programas ou aplicativos usam mais processamento e bateria com as seguintes dicas.

programas-consumindo-energia-windows

Usando o Gerenciador de Tarefas

Você pode abrir o Gerenciador de Tarefas apertando Ctrl, Shift e Esc no teclado.

Na aba “Processos” poderá ver na guia “CPU”, “Disco” e “Rede” se algum programa está usando de forma demasiada estes recursos e finalizar seu processo (clicando com o botão direito do mouse em cima e selecionando “Finalizar tarefa”). Ou ajustar o aplicativo para que utilize menos os recursos do computador.

Na aba "Histórico de aplicativos" você também poderá ver uma lista de programas e jogos que estejam consumindo mais recursos desde que o Windows foi instalado em seu computador, fornecendo assim uma idéia de quais aplicativos podem estar esgotando sua bateria.

processos-gerenciador-tarefas

Usando o comando Powercfg

O Comando PowerCFG é um recurso interessante que mostrará com mais detalhes se algum programa, aplicativo ou jogo está configurado para não respeitar as configurações de economia de energia propostas pelo Windows.

1. Abra o Prompt de comando como administrador. Basta procurar por cmd e em seguida clicar com o botão direito do mouse escolhendo “Executar como administrador”.

cmd-administrador

2. Em seguida digite:

powercfg /energy

Durante 60 segundos o comando irá analisar seu sistema em busca de alguma atividade que esteja usando muita energia da bateria. Durante este processo poderá usar o aparelho normalmente.

powercfg-energy

Quando for finalizado, vá até o diretório C:\Windows\system32 e abra o arquivo energy-report.html. Este arquivo pode ser aberto com um navegador web.

Nele irá constar o relatório de diagnóstico de eficiência de energia onde serão informados o computador, hora, fabricante, BIOS, contagem de processos, contagem de threads e o resultado da análise com os erros (que se possível devem ser analisados e corrigidos para a bateria durar mais), avisos e informações.

energy-report

Caso queira melhorar ainda mais a eficiência energética do seu portátil com Windows 10, veja como deixar o Windows 10 mais economico na bateria.