Lentidão do HSP Micromodem e outros problemas
Tenho um computador Compaq Presario 5000, Windows 98, 128 MB RAM e HSP 56 micromodem que apresenta os seguintes problemas: inicialização lenta e travamento constante trabalhando com softwares como o Office, gravando em disquete e na internet.
Não adianta pressionar as teclas Crtl+Alt+Del e tenho de desligar a máquina manualmente, aguardando alguns instantes para ligar novamente. Na internet, não consigo conectar numa velocidade superior a 21600 bps.
Com o outro computador de minha residência, usando mesmo provedor, linha telefônica digital e equipamento supostamente inferior, a conexão é mais rápida. Problemas no modem?
Este é um mal crônico do HSP Micromodem. Este é o segundo modem mais problemático do mercado, como divulgo nesta coluna todas as semanas. Ele não é um modem completo, pois não tem DSP (processador de sinais digitais), e depende do processador da placa de CPU para fazer o trabalho que seria do DSP.
Os dois principais resultados são a queda de desempenho do processador e baixas velocidades de conexão, principalmente quando o processador da placa mãe não é muito veloz. Além disso a qualidade das conexões deixa muito a desejar, ocorrendo travamentos, quedas de ligação e baixas taxas de transmissão.
A troca do modem por um modelo de melhor qualidade provavelmente resolverá o seu problema. O problema da inicialização lenta pode ser solucionado pela desinstalação de softwares que estão sem uso, seguida por uma desfragmentação no disco rígido. A gravação em disquetes é uma operação, que, durante o seu curso, faz mesmo o computador ficar lento.
É melhor esperar o término da gravação para continuar trabalhando. Mas travamentos durante o acesso a disquetes não é normal. Pode ser um defeito no drive ou na fonte de alimentação. Os travamentos do Office podem ser solucionados pela instalação de Service Packs, disponíveis em www.microsoft.com.br.
Enviar novo comentário