Com lançamento do Windows 10, redes passam de 10 Tbps

Microsoft contrata rede de 40 terabytes para distribuir a atualização do Windows pelo mundo inteiro.

Milhares de computadores ao redor do mundo possuem o Windows 7 ou Windows 8.1 instalados. Agora imagine oferecer de graça um sistema novo e que corrige falhas de projeto e agrada tanto os usuários do Windows 7 quanto do 8? E o melhor, de graça?

Rede de distribuição do Windows 10

Bem, foi isso que a Microsoft fez e está pondo em testes toda a rede CDN que distribui o novo Windows 10 que irá atualizar os sistemas anteriores.

Fontes internas da empresa estão dizendo que a Microsoft reservou cerca de 40 terabytes de velocidade de dados que podem trafegar em sua rede de distribuição do Windows 10. E desde o dia 28 de julho de 2015, às 13:00 ET, a Microsoft já estava relatando um consumo de mais de 10 Tbps, sendo que nem todas as regiões do mundo (América, Ásia, África, Ásia, etc) estavam fazendo a atualização.

Como comparação temos os eventos da Apple que são conhecidos pelos altos picos de uso da rede ao redor do mundo, em cerca de 8 Tbps, o que significa que a implantação do Windows 10 poderia ser cinco vezes a de qualquer evento da Apple.

Com certeza é uma implantação maciça onde o Windows 10 está sendo requisitado por milhares de máquinas a partir de hoje.