Internet banda larga pela rede elétrica
Esta tecnologia de poder transmitir dados pela própria rede elétrica já vem sendo pesquisada a anos e agora está começando a sair de sua fase de testes para a comercialização.
Como toda nova tecnologia, ela no momento é cara e só está disponível em alguns lugares do Brasil, mas a Anatel regulamentou nesta segunda-feira a distribuição de banda larga que pode chegar até você de uma forma mais fácil, pela tomada da luz.
Em muitas localidades a internet banda larga é muito cara e em sua maioria das vezes lenta e sem disponibilidade de porta para novos assinantes. Fora que as operadoras de telefone abusam por serem as únicas que podem fornecer o serviço.
Mas agora as coisas podem mudar, criando uma concorrência saudável e podendo ser facilmente distribuída para quem possui energia elétrica (que são poucos que não tem isso, só lugares mais remotos é que a energia elétrica não é distribuída, fora que existem muito mais linhas de distribuição de energia elétrica do que telefone, por ser mais essencial a população).
O sistema funciona semelhante a distribuição de banda larga pela TV a cabo, onde o cliente interessado liga para a empresa fornecedora de energia elétrica e esta libera o sinal para que o cliente use a energia e a banda larga.
Também é preciso de um modem (como um modem ADSL padrão, mas no formato de tomada) que ligado a tomada da casa ou empresa, poderá lhe permitir acesso a internet.
Bem cômodo e fácil não?
No Brasil o sistema está sendo testado inicialmente na cidade de Barreirinhas (Maranhão), Goiânia, Santo Antônio da Platina (Paraná), São Paulo e em Porto Alegre.
Para quem quiser usufruir da nova tecnologia, terá de esperar um pouco mais, pois as concessionárias de energia elétrica estão fazendo um acordo com as empresas de telecomunicações (que são responsáveis por interligar a internet).
Este sistema de banda larga será tão cômodo como a banda larga 3G (banda larga móvel), podendo em qualquer lugar da casa plugar o modem na tomada (no quarto, na sala, na cozinha, etc) e se conectar a internet. Claro que não será tão móvel como o 3G, onde você pode estar até mesmo em movimento e conectado a internet, mas poderá ser mais barato e estável em suas conexões.
A velocidade de conexão da internet pela rede elétrica? Estima-se que usando PLC (Power Line Communication) a velocidade chegue a 120MB. Isso mesmo, conexões de 120MB!
Mas no inicio esta velocidade será mais reduzida (entre 40MB e 80MB), mas mesmo assim é uma velocidade espantosa.
Só espero que servidores, linhas de comunicação, etc, aguentem isso.
Vamos aguardar.
Bom gostaria de saber quando esta tecnologia vai chegar pq já faz tanto tempo que esta em teste né?
Bom pelo jeito deve ser um otimo serviço pq vai quebrar as pernas de muitas operadoras que usuflui disto para fazerem cobrança absurdas então acredito eu que vão forçar eles a abaixar os preços.
E tbm é uma tecnologia bem interessante e legal espero que não demore valeu..................
quando vai chegar a belo horizonte esta tecnologia
perai mas se tiver q mudar transformador de energia as empresas naun vaun querer trocar o transformador q custa uma fortuna so pra fornecer internet como no caso do sitio onde moram poucas pessoas, e assim naun seria rentavel pra eles e nois continuaria a vernavios do msm jeito
galera tava pensando e achei legal comentar...
pensei comigo puxa legal isso internet via energia eletrica ..
mas ela cometou sobre acenter luz e tal .. e logo pensei , se tiver muita gente usando esses 80 megas vai cai muito dependendo do fluxo de pessoas usando ...
e outra a conta de luz sera que vai mudar, pois estara ao mesmo tempo pasando corrente eletrica pelo relogio e eles estaum la contando tudo que vc gasta...
mas tenho espectativas
As micros empresas poderam explorar essa nova técnologia
Sim, só estao falando, falando,falando e nada de quando ou preço, como sera cobrado, meta de consumo.
Peço para quem sabe de alguma coisa que me repasse algo por favor.
quando e quanto vai custar por mes e valor do aparelho que vai ligado na tomado.
obrigado...
Fantastico - só assim que o povo poderá usufruir melhor e mais barato!
Parabens
o único impasse que consigo enxergar... é o preço. Se a velocidade é espantosamente alta.... o preço muito mais.
cara tomara q essa tecnologia venha logo p/ o interior de SP e assim vou poder subir meu link, pois os 2mb speedy ja não são mais suficientes p/ mim
Eu sou de Cianorte paranà ,gostaria muito que essa internet estivesse em nossa região ,gostaria se possivel de poder me cadastrar para pode testar essa nova tecnologia aqui na minha cidade favor retornar uma resposta ,aqui temos um grande pobrema de usar internet via radio e è muito lenta ..
Mais Vc ja usa ai ??
ou apenas esta em teste ..
mano me add ..rafastam36@hotmail.com
2010 talvez seja o ano da alforria dos infelizes Speedies e Nets! Viva o livre mercado! :D
Só para predios???
em Belo Horizonte faz 4 anos que a Cemig testa esse sistema em algumas residencias voluntarias de regioes nobres da cidade e durante esse período a empresa veio se aperfeiçoando em cima dos problemas encontrados e já atingiu com satisfátoria estabilidade 100Mb.
A Cemig declarou que após o pronto acordo fixado entre Anatel, Aneel e a Concessionaria, poderia implantar e distribuir o serviço para a região metropolitana de BH no prazo de 3 meses.
abraços
olha, a intenção é boa, mas acredito que ainda não foram feitos testes o suficiente para verificar se isso ai não transforma a sua casa em uma incubadora de ultrassonografia.
meu professor falou que isso ai é uma bomba sem precedentes.
A rede elétrica tem que ser impecável, pois se for em lugares onde vive oscilando, sem chance.
Talvez voce nao saiba, mas já eh possivel, existe produtos que fazem rede na rede eletrica da sua casa, velocidades de até 200 mb
de um bisu no site da "monster cable" googleie rsrs
quando vcs vão lançar essa tecnologia em Belém do Pará se vcs lançarem essa tecnologia em Belém vcs vão arrebentar e dominar esse mercado na nossa região aqui a OI não quer investir jà perguntamos para a OI e ela nós disse que e prejuizo para ela colocar banda larga onde eu moro então ficaremos esperando por vcs entrem logo em contato com a REDE CELPA para que essa tecnologia não demore muito um Abraço
Olá Felipe,
Deve aguardar até que as operadoras e concessionárias de energia elétrica entrem em um acordo junto a Anatel e comecem a distribuir e vender este tipo de serviço.
bom, gostei muito desta idéia, quero possuir uma internet assim, o que devo fazer?
Enviar novo comentário