Instale, rode e teste o Android 4.3 em seu computador ou laptop

Você pode testar o Android 4.3 em seu computador ou laptop com Windows, Mac ou Linux sem precisar de um smartphone ou tablet.

Se você não possui um smartphone ou tablet compatível com o Android 4.3, você poderá instalar e testar este sistema em seu próprio computador ou laptop utilizando uma máquina virtual.

Infelizmente o desempenho e alguns recursos não serão o mesmo que se fosse instalado nativamente em um hardware compatível, mas poderá testar algumas de suas novas funcionalidades e até acessar o Google Play.

instalando android 4.3 computador

O Android é compatível apenas com processador ARM, mas graças do Projeto Android-x86 eles conseguiram portar o sistema para ficar ajustada com os processadores x86 da Intel e AMD utilizados nos computadores que conhecemos.

1. Acesse a parte de downloads do Projeto Android-x86 ou então baixe a iso do Android 4.3 aqui salvando o arquivo em seu computador.

2. Instale a máquina virtual VirtualBox ou VMWare no Windows, Mac ou Linux.

3. Crie uma nova máquina virtual utilizando este programas e a imagem iso do Android que acabou de baixar.

instalando-android-4.3-maquina-virtual

4. Na inicialização do Android 4.3 x86 você terá as seguintes opções:

  • Live CD – Run Android-x86 without installation: Recomendo para testar o Android sem precisar instalar, rodando diretamente da iso baixada;
  • Live CD – VESA Mode: Roda o Android diretamente da iso utilizando o modo de vídeo VESA. Recomendado caso a primeira opção não tenha aparecido nada quando a iniciou;
  • Live CD – Debug Mode: Roda o Android diretamente da iso em modo debug para encontrar erros e arrumá-los;
  • Installation – Install Android-x86 to harddisk: Instala o android em seu computador utilizando a máquina virtual e espaço em seu HD para isso;

Se você só quer ver como o Android 4.3 funciona e não precisará rodar seguidamente, aconselho que escolha a primeira opção. Caso queira instalar em seu computador e máquina virtual, escolha a última opção.

boot-android-4.3

5. Escolha o idioma para instalação ou visualização do Android 4.3.

android-4.3-escolhendo-idioma

6. Após esperar alguns segundos o Android verificar se tem alguma rede Wi-Fi disponível, provavelmente ele não irá detectar nenhuma. Não se preocupe, pois na máquina virtual será emulado a rede e possivelmente terá a internet no sistema. Se você tem uma conta do Google, poderá associar ela com o Android 4.3.

conta-google-android-4.3

7. Concluída as devidas configurações no passo a passo inicial, você estará pronto para utilizar o Android 4.3 e seus recursos.

instalacao-android-4.3-concluida

inclusive seus programas instalados por padrão.

tela-aplicativos-android-4.3

E outros que pode instalar utilizando a Play Store (Google Play).

google-play-android-4.3