Instale e rode o Chrome OS no Windows, Linux ou Mac usando VirtualBox

Um passo a passo para você instalar o sistema operacional ChromeOS do Google usando o VirtualBox para que possa ser usado junto com o Windows, Linux e Mac.

Com a chegada do Windows 8 o Google recentemente começou a apresentar suas armas contra o novo sistema operacional da Microsoft, o Chrome OS.

Com os novos Chromebooks que seriam netbooks a preços convidativos (cerca de US$ 250,00) e com o novo sistema operacional da Google, o Chrome OS as vendas de netbooks poderão ficar mais expressivas.

Instalando o Chrome OS no VirtualBox

Mas como muitos não conhecem o Chrome OS que é baseado em arquitetura Linux (como o Android), que tal experimentar em seu computador sem precisar remover seu sistema operacional atual e sem riscos de perder nada em sua máquina?

Para isso usaremos o programa VirtualBox que nada mais é um gerenciador de sistemas operacionais que rodam virtualmente em seu computador, ou seja, rodam “por cima” do Windows, Linux ou Mac OS que esteja usando atualmente.

OBS: Se você usa o VMware, veja como instalar o ChromeOS no VMware Player.

Baixando e instalando o VirtualBox

Você deverá ter instalado em seu computador a última versão do VirtualBox. Caso ainda não o tenha, basta acessar o site https://www.virtualbox.org/ e em seguida clicar no link “Downloads”. Escolha a versão para seu sistema operacional (Windows, Linux, Mac ou Solaris) baixando e instalando em sua máquina.

Baixando o virtualbox

Baixando, instalando e configurando o Chrome OS

Agora devemos baixar o Chrome OS para podermos instalar e rodar no VirtualBox. Acesse o site http://chromeos.hexxeh.net/ e “rolando” a página até o final verá as versões para download que atualmente são “night build”, ou seja, podem não ser totalmente estáveis e estão sempre sendo atualizadas. Mas independente disto, ela funciona e em nossos testes não apresentaram qualquer problema.

Baixando o Chrome OS

Fique atento para clicar no link com o ícone do VirtualBox, pois é esta versão que precisamos e é compatível com o programa.

Após baixar, você notará que se trata de um arquivo .zip (compactado) e devemos extrair (descompactar) o arquivo para que nos forneça outro de extensão .vdi (Virtual Disk Image).

Descompactando o Chrome OS vdi

Agora abra o programa VirtualBox.

Abrindo o Oracle Virtualbox

Com o VirtualBox aberto, clique no botão “Novo” ou aperte Ctrl + N no teclado.

Nova máquina virtual no virtualbox

Na janela que abriu de Criar máquina virtual você deverá colocar os seguintes dados:
Nome: O nome de identificação da máquina virtual. Pode ser qualquer nome que quiser, mas aqui colocamos como “Chrome OS”.
Tipo: Escolha “Linux”.
Versão: Escolha “Other Linux”.

virtualbox-cria-maquina-virtual-chrome-os

Na próxima janela iremos definir o tamanho da memória RAM máxima usada pelo Chrome OS. O mínimo possível é de 256MB, mas recomendamos 512MB ou 1024MB se possível.

virtualbox-tamanho-memoria-chrome-os

Agora defina o disco rígido virtual. Neste caso para que o Chrome OS funcione, escolha a opção “Utilizar um disco rígido virtual existente”, clique no ícone da pastinha com uma seta verde e escolha o arquivo .vdi do Chrome que havia baixado e descompactado nos passos anteriores.

Em seguida clique no botão Criar para que a imagem seja criada no VirtualBox.

virtualbox-criando-hd-chrome-os

Você voltará a tela inicial do VirtualBox. Agora clique com o botão direito do mouse em cima do nome da máquina virtual que acabou de criar e escolha a opção “Configurações”.

virtualbox-configuracoes-chrome-os

Clique na aba Rede e depois na opção “Avançado”. Assim poderá selecionar Tipo de Placa “Intel PRO/1000 MT Desktop 82540EM”. Em seguida clique no botão “Ok”.

virtualbox-configuracoes-rede-chrome-os

Inicializando o Chrome OS no VirtualBox

Pronto, agora é a hora de rodarmos e inicializarmos o novo sistema operacional do Google, o Chrome OS no VirtualBox.

Para isso, você pode dar um clique duplo no nome da máquina virtual ou então clicar com o botão esquerdo do mouse e selecionar a opção Iniciar (T).

virtualbox-inicializando-chrome-os

Se ao inicializar o Chrome OS pela primeira vez no VirtualBox aparecer a seguinte mensagem de erro:
“This kernel requires the following  features not presente on the CPU:
pae
Unable to boot – please use a kernel appropriate for your CPU.”

virtualbox-erro-pae

Significa que precisa habilitar a opção de recursos extendidos PAE/NX. PAE corresponde ao Physical Address Extension (extensão de endereço físico) usado por processadores X86 (32 bits) que precisam endereçar quantidades de memória RAM maiores que 4GB.

Para isso, basta fechar a janela e escolher a opção de Desligar a máquina (P). Em seguida vá para as configurações da máquina virtual, clicando com o botão direito no nome da máquina virtual e escolhendo a opção Configurações (como fizemos na etapa de configuração da rede nos passos anteriores).

Agora clique na aba Sistema e em seguida na guia Processador e marque a opção “Habilitar PAE/NX” em Recursos extendidos.

virtualbox-habilitar-pae

Agora inicie a máquina virtual do Chrome OS novamente e deverá funcionar.

A primeira tela que deverá aparecer é esta abaixo onde deverá configurar o idioma, teclado e rede. Caso o mouse não funcione neste momento, use as teclas TAB (Fixa) no teclado para passar entre as opções, as setas do teclado para ver as opções e selecionar e a tecla Enter ou Espaço para ativar o botão “Continuar”.

chrome-os-tela-configuracao-idioma

Na próxima etapa o Chrome OS irá verificar se há atualizações disponíveis na internet. Aguarde um momento para a tela passar sozinha ao próximo passo.

chrome-os-tela-verificando-atualizacoes

Agora insira os dados de alguma conta que tenha no Google, colocando o e-mail e a senha. Caso precise sair da tela e criar uma conta, você deve apertar o botão Ctrl que fica no lado direito do seu teclado. Assim o mouse volta para a tela de seu sistema operacional principal.

chrome-os-tela-configuracao-conta

Depois que se logar usando sua conta, você poderá selecionar uma imagem para seu perfil de usuário.

chrome-os-tela-configuracao-escolha-imagem-perfil

Agora aguarde alguns segundos para que o sistema carregue algumas informações importantes.

chrome-os-tela-configuracao-aguardando-criacao-conta

Pronto! O Chome OS foi instalado corretamente no VirtualBox e você poderá usar o sistema a partir de agora.

chrome-os-tela-inicial

Se o ponteiro do mouse estiver muito lento, você pode configurar isso e outras opções bastando clicar no ícone da sua conta na parte inferior direita e escolher “Configurações”.

chrome-os-configuracoes

O Chrome OS é semelhante a um navegador Chrome mais equipado. Você poderá navegar na internet...

chrome-os-navegando-internet

Instalar aplicativos disponíveis para o Google Chrome...

chrome-os-aplicativos

Gerenciar arquivos e muito mais.

chrome-os-gerenciador-arquivos

Tela de login do Chrome OS. É possivel usar e navegar como visitante também (para quem não possui conta de acesso ao sistema ou ao Google).

Tela de login do Chrome OS

Colocando um atalho na área de trabalho do Chrome OS

Para colocar um atalho na sua área de trabalho para que possa executar e inicializar o Chrome OS mais rapidamente, basta no VirtualBox clicar com o botão direito do mouse no nome da máquina virtual e escolher a opção Criar atalho na área de trabalho.

virtualbox-atalho-chrome-os