Instale e rode o Chrome OS no Windows, Linux ou Mac usando VirtualBox
Um passo a passo para você instalar o sistema operacional ChromeOS do Google usando o VirtualBox para que possa ser usado junto com o Windows, Linux e Mac.
Com a chegada do Windows 8 o Google recentemente começou a apresentar suas armas contra o novo sistema operacional da Microsoft, o Chrome OS.
Com os novos Chromebooks que seriam netbooks a preços convidativos (cerca de US$ 250,00) e com o novo sistema operacional da Google, o Chrome OS as vendas de netbooks poderão ficar mais expressivas.
Mas como muitos não conhecem o Chrome OS que é baseado em arquitetura Linux (como o Android), que tal experimentar em seu computador sem precisar remover seu sistema operacional atual e sem riscos de perder nada em sua máquina?
Para isso usaremos o programa VirtualBox que nada mais é um gerenciador de sistemas operacionais que rodam virtualmente em seu computador, ou seja, rodam “por cima” do Windows, Linux ou Mac OS que esteja usando atualmente.
OBS: Se você usa o VMware, veja como instalar o ChromeOS no VMware Player.
Baixando e instalando o VirtualBox
Você deverá ter instalado em seu computador a última versão do VirtualBox. Caso ainda não o tenha, basta acessar o site https://www.virtualbox.org/ e em seguida clicar no link “Downloads”. Escolha a versão para seu sistema operacional (Windows, Linux, Mac ou Solaris) baixando e instalando em sua máquina.
Baixando, instalando e configurando o Chrome OS
Agora devemos baixar o Chrome OS para podermos instalar e rodar no VirtualBox. Acesse o site http://chromeos.hexxeh.net/ e “rolando” a página até o final verá as versões para download que atualmente são “night build”, ou seja, podem não ser totalmente estáveis e estão sempre sendo atualizadas. Mas independente disto, ela funciona e em nossos testes não apresentaram qualquer problema.
Fique atento para clicar no link com o ícone do VirtualBox, pois é esta versão que precisamos e é compatível com o programa.
Após baixar, você notará que se trata de um arquivo .zip (compactado) e devemos extrair (descompactar) o arquivo para que nos forneça outro de extensão .vdi (Virtual Disk Image).
Agora abra o programa VirtualBox.
Com o VirtualBox aberto, clique no botão “Novo” ou aperte Ctrl + N no teclado.
Na janela que abriu de Criar máquina virtual você deverá colocar os seguintes dados:
Nome: O nome de identificação da máquina virtual. Pode ser qualquer nome que quiser, mas aqui colocamos como “Chrome OS”.
Tipo: Escolha “Linux”.
Versão: Escolha “Other Linux”.
Na próxima janela iremos definir o tamanho da memória RAM máxima usada pelo Chrome OS. O mínimo possível é de 256MB, mas recomendamos 512MB ou 1024MB se possível.
Agora defina o disco rígido virtual. Neste caso para que o Chrome OS funcione, escolha a opção “Utilizar um disco rígido virtual existente”, clique no ícone da pastinha com uma seta verde e escolha o arquivo .vdi do Chrome que havia baixado e descompactado nos passos anteriores.
Em seguida clique no botão Criar para que a imagem seja criada no VirtualBox.
Você voltará a tela inicial do VirtualBox. Agora clique com o botão direito do mouse em cima do nome da máquina virtual que acabou de criar e escolha a opção “Configurações”.
Clique na aba Rede e depois na opção “Avançado”. Assim poderá selecionar Tipo de Placa “Intel PRO/1000 MT Desktop 82540EM”. Em seguida clique no botão “Ok”.
Inicializando o Chrome OS no VirtualBox
Pronto, agora é a hora de rodarmos e inicializarmos o novo sistema operacional do Google, o Chrome OS no VirtualBox.
Para isso, você pode dar um clique duplo no nome da máquina virtual ou então clicar com o botão esquerdo do mouse e selecionar a opção Iniciar (T).
Se ao inicializar o Chrome OS pela primeira vez no VirtualBox aparecer a seguinte mensagem de erro:
“This kernel requires the following features not presente on the CPU:
pae
Unable to boot – please use a kernel appropriate for your CPU.”
Significa que precisa habilitar a opção de recursos extendidos PAE/NX. PAE corresponde ao Physical Address Extension (extensão de endereço físico) usado por processadores X86 (32 bits) que precisam endereçar quantidades de memória RAM maiores que 4GB.
Para isso, basta fechar a janela e escolher a opção de Desligar a máquina (P). Em seguida vá para as configurações da máquina virtual, clicando com o botão direito no nome da máquina virtual e escolhendo a opção Configurações (como fizemos na etapa de configuração da rede nos passos anteriores).
Agora clique na aba Sistema e em seguida na guia Processador e marque a opção “Habilitar PAE/NX” em Recursos extendidos.
Agora inicie a máquina virtual do Chrome OS novamente e deverá funcionar.
A primeira tela que deverá aparecer é esta abaixo onde deverá configurar o idioma, teclado e rede. Caso o mouse não funcione neste momento, use as teclas TAB (Fixa) no teclado para passar entre as opções, as setas do teclado para ver as opções e selecionar e a tecla Enter ou Espaço para ativar o botão “Continuar”.
Na próxima etapa o Chrome OS irá verificar se há atualizações disponíveis na internet. Aguarde um momento para a tela passar sozinha ao próximo passo.
Agora insira os dados de alguma conta que tenha no Google, colocando o e-mail e a senha. Caso precise sair da tela e criar uma conta, você deve apertar o botão Ctrl que fica no lado direito do seu teclado. Assim o mouse volta para a tela de seu sistema operacional principal.
Depois que se logar usando sua conta, você poderá selecionar uma imagem para seu perfil de usuário.
Agora aguarde alguns segundos para que o sistema carregue algumas informações importantes.
Pronto! O Chome OS foi instalado corretamente no VirtualBox e você poderá usar o sistema a partir de agora.
Se o ponteiro do mouse estiver muito lento, você pode configurar isso e outras opções bastando clicar no ícone da sua conta na parte inferior direita e escolher “Configurações”.
O Chrome OS é semelhante a um navegador Chrome mais equipado. Você poderá navegar na internet...
Instalar aplicativos disponíveis para o Google Chrome...
Gerenciar arquivos e muito mais.
Tela de login do Chrome OS. É possivel usar e navegar como visitante também (para quem não possui conta de acesso ao sistema ou ao Google).
Colocando um atalho na área de trabalho do Chrome OS
Para colocar um atalho na sua área de trabalho para que possa executar e inicializar o Chrome OS mais rapidamente, basta no VirtualBox clicar com o botão direito do mouse no nome da máquina virtual e escolher a opção Criar atalho na área de trabalho.
Eu fiz todos os procedimentos descritos no tutorial, porém, o cursor do mouse não aparece na janela do ChromeOS.
Será que o problema está em alguma configuração do virtual box que eu tenho que alterar?
Obs: tenho o Ubuntu 12.10 rodando normalmente no Virtual Box, sem problemas como o que estou tendo no ChromeOS.
Na janela onde está aparecendo o Chrome OS, do Vitualbox, tente ir em:
Máquina > Desabilitar integração de mouse
Depois clique na tela onde aparece o Chrome OS para ver se funciona o mouse do sistema.
Eu também tive este problema. Usei o Virtualbox no Windows 7. Na janela aparecia o cursor do mouse, pretinho. Mas quando eu clicava na janela do Virtualbox onde o mouse deixava de funcionar no Windows 7 para funcionar no Virtualbox o ponteiro do mouse desaparecia na tela inicial.
Tive que instalar usando o teclado mesmo (Tab para mudar de campo, Setas para escolher as opções e espaço para confirmar as escolhas).
Depois que o sistema instalou, começou a funcionar o mouse, mas estranhamente o ponteiro demora a aparecer. Só depois que carrega tudo no sistema o ponteiro aparece e é lento para movimentar.
Bem, pelo menos roda o sistema.
Este Chrome OS é baseado nas nuvens, ou seja, a maior parte dos arquivos e registros ficam na internet. Parece até um terminal.
O bom é que fica acessível em qualquer lugar em que vá. Você poderia acessar sua conta de um computador de um amigo ou até mesmo lan house.
Mas sinceramente não sei se vai deslanchar.
Tem como selecionar uma resolução de tela diferente para o Chrome OS?
Acho que no momento ainda não, pois o sistema foi feito inicialmente para o Chromebook e tem um hardware e resolução já definido. Talvez mais tarde com os drivers mais aprimorados e compatíveis com diversos tipos de placas de vídeo isso dê para configurar.
Isso é muito legal. Eu nunca compraria um Chromebook para mim, mas estou sempre querendo testar novas máquinas virtuais. Além disso, esta é uma boa maneira para verificar e testar o Chrome OS e ver se é algo que eu poderia recomendar para alguns de meus amigos mais experientes e familiares.
Queeeeee. Estou gastando US$ 249 para um terminal inteligente?
Por que não?
O mini-iPad sai por US $ 329 e o iPad2 por US $ 399.
É tudo relativo.
;-)
O sistema estava com um pouco de lag e lento, ai eu peguei e coloquei mais memória para o vídeo nas configurações da máquina virtual e o sistema ficou mais rápido. Uma dica ai para o pessoal.
Dá também para habilitar a opção de aceleração de vídeo 3D. Pode ser que funcione.
Como faço para que a tela do Virtualbox com o Chrome OS fique em tela cheia?
Basta apertar Ctrl e F ao mesmo tempo. Mas tem que ser o Ctrl do lado direito do teclado. Para voltar a tela atual, basta apertar novamente o mesmo comando.
Enviar novo comentário