Como instalar o Windows 10 em máquina virtual (VMWare e VirtualBox)

Processo de instalação do Windows 10 voltado para testes em máquina virtual é mais seguro do que instalar em uma partição do seu computador.

Para testar o Windows em seu computador, notebook ou tablet a melhor maneira de se fazer isso sem os riscos de perder dados importantes de seu PC é instalar o Windows 10 em uma máquina virtual para que o sistema permaneça separado do seu sistema principal e sem acesso direto aos arquivos.

instalando Windows 10 maquina virtual

Você deve baixar primeiramente um aplicativo de máquina virtual como o VMWare (programa usado para fazer este tutorial) ou VirtualBox.

É necessário baixar o Windows 10 também. Pegue a versão 32 bits, pois ela dá menos problemas em instalações feitas por máquinas virtuais. O link é este: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=510232

Em alguns casos de instalação foram reportados a necessidade de inserir a serial do Windows 10 também.

Antes de fazer estes procedimentos aconselhamos que dê uma lida no seguinte artigo para tirar algumas dúvidas e detalhes sobre esta nova versão do Windows.

Após ter baixado e instalado as máquinas virtuais e também o Windows, abra a máquina virtual e siga os seguintes passos:

1. Clique em “Create a new virtual machine”.

vmware-criando-nova-maquina-virtual

2. Na janela que abriu escolha “Installer disc image file (iso)” e localize o arquivo .iso do Windows 10 baixou.

vmware-selecionando-iso

3. Na próxima etapa em Guest operating system escolha “Windows” e em version escolha “Windows 8” se a versão baixada for à de 32 bits ou “Windows 8 x64” se a versão baixada for à de 64 bits.

vmware-selecionando-versao-windows

4. Na próxima janela, em Virtual machine name coloque o nome para identificar o sistema operacional. Pode ser “Windows 10” se preferir. Em Location você deve selecionar o local onde o sistema será instalado. Este local deve ter pelo menos 16 GB de espaço livre.

wmware-escolhendo-nome-sistema

5. No passo para especificar a capacidade do disco, em Maximum disk size escolha no mínimo 16 GB (recomendado pelo menos 20 GB) e depois escolha a opção “Split virtual disk into multiplex files”.

vmware-escolhendo-capacidade-disco

6. Na última etapa basta conferir as opções escolhidas e clicar em “Finish”.

vmware-finalizando-configuracoes

Se você está instalando pelo VirtualBox talvez tenha que fazer algumas configurações adicionar para que Windows 10 inicie sem maiores problemas, como habilitar o EFI e PAE/NX.

7. Agora dê um duploc clique no nome da máquina virtual criada (neste caso Windows 10) ou clique em “Play Virtual Machine” para iniciar a instalação.

play-virtual-machine-windows-10

8. Durante o processo de instalação do Windows a primeira etapa é selecionar o idioma, formato de hora e moeda e o tipo de teclado. Basta selecione as opções adequadas e clicar em “Avançar”.

instalacao-windows-10-selecionando-idioma

9. Agora clique em “Instalar agora” para iniciar o processo de instalação.

windows-10-instalar-agora

10. Após aguardar alguns segundo, leia e aceite os termos de licença.

termos-licenca-windows-10

11. Agora selecione a forma que deseja instalar o Windows 10. Escolha “Personalizada: Instalar apenas o Windows (avançado)”.

tipo-instalacao-windows-10

12. Escolha a partição para instalar o Windows 10. Em máquina virtual você não precisar ficar criando outras partições, basta escolher a que tem disponível na lista e clicar em “Avançar”.

escolhendo-particao-instalar-windows-10

13. Pronto, agora é só aguardar o processo de instalação ser concretizado, onde o Windows 10 irá copiar todos os seus arquivos para a partição da máquina virtual.

windows-10-instalando-arquivos-sistema

14. Após a cópia dos arquivos o Windows vai reinicializar. Na primeira tela que aparece você poderá escolher o tipo de configuração que deseja prosseguir. Vamos escolher “Personalizar” para mostrar todos os passos.

tipo-configuracao-windows-10

15. Caso o Windows não tenha reconhecido e se conectado a internet você deverá informar as configurações de rede em uma tela que aparecerá antes desta mostrada na imagem abaixo. Se você estiver conectado a rede poderá encontrar os dispositivos que estão sendo compartilhados nela.

windows-10-configuracao-procura-rede

16. Nesta etapa você pode selecionar se deseja manter atualizado o Windows 10 e seus programas assim como sua privacidade.

windows-10-atualizacao-privacidade

17. Opções para encontrar soluções online e ajudar a Microsoft a melhorar seu sistema.

windows-10-configuracao-solucoes-online

18. Mais opções sobre compartilhamento de informações e serviços com a Microsoft de acordo com cada serviço.

windows-10-opcoes-compartilhamento-informacoes

19. Insira seu usuário e senha de alguma conta da Microsoft, como conta do Hotmail, Outlook, Windows 8, etc. Caso não tenha, poderá criar uma nova clicando em “Não tem uma conta?”.

entrando-windows-conta-microsoft

20. Se aparecer a tela onde é necessário inserir um código devido a atividades suspeitas em sua conta, você poderá adicionar o e-mail e clicar em avançar para receber o código em seu e-mail. Ou então clicar em “Não posso fazer isso agora” para pular esta etapa.

recebendo-codigo-email-windows-10

21. Se você já usava esta conta em outra versão do Windows, como o 8, poderá migrar suas configurações de conta para o Windows 10 se preferir.

migrando-configuracoes-window-8-para-windows-10

22. Espere o processo de criação de conta e migração de dados ser finalizado.

processo-final-criacao-conta-windows-10

23. Pronto, enfim o Windows 10 foi instalado e poderá testar sem maiores problemas em sua máquina virtual.

instalacao-windows-10-finalizado

É provável que algumas outras telas de configurações devam ter aparecido para você, pois isso varia conforme as escolhas realizadas. Mas de toda forma conseguirá o mesmo objetivo que é a instalação e assim averiguar suas novidades.