Como instalar o ChromeOS em uma máquina virtual (VMware)

Saiba os passos de como instalar o sistema operacional Chrome OS, também conhecido como Chromium em seu sistema operacional atual (Windows, Linux ou Mac) usando o VMware.

Se você possui o VMware Player, programa que serve para criarmos máquinas virtuais e assim instalar outros sistemas dentro de um sistema operacional, você poderá instalar o novo SO do Google, o  Chrome OS.

Já havíamos colocado aqui um artigo demonstrando como instalar o ChromeOS no VirtualBox e agora mostraremos como fazer a instalação no VMware, podendo instalar o ChromeOS dentro do Windows, Linux ou Mac.

Instalando o ChromeOS no VMware

Instalando o VMware gratuitamente em seu sistema operacional

Primeiramente devemos instalar o VMware. Este poderoso programa “virtualizador” de sistemas operacionais tem como característica ser compatível com hardwares mais atuais e usar todo o poder dos mesmos, como a utilização de até 4 processadores virtuais, 2TB de disco virtual, até 64GB de memória RAM por máquina virtual e suportar  DirectX 9.0c com Shader Model 3 e OpenGL 2.1.

Eu pessoalmente gosto mais do VMware player do que o VirtualBox pela compatibilidade e estabilidade com os sistemas operacionais existentes no mercado. Porém ele é pago para quem o utilizar na forma comercial. Mas se você quer apenas experimentar o ChromeOS poderá pegar a versão com licença gratuita aqui: http://www.vmware.com/go/downloadplayer/

wmware-player-download

Instalando o ChromeOS no VMware

Após ter instalado corretamente o VMware Player em seu sistema operacional principal, vamos agora baixar a imagem do ChromeOS elaborada por Hexxeh e feita especialmente para o VMware. Você pode baixar acessando este site: http://chromeos.hexxeh.net/

Acessando o site, desça a página até encontrar a parte onde diz “Nightly build links” e clique na última versão com o ícone do VMware.

baixando-chromeos-vmware

Depois de baixado, basta descompactar os arquivos.

extraindo-chromeos-vanilla

Serão descompactados dois arquivos. Um com extensão .vmdk e outro .vmx. Dê um duplo clique no arquivo de extensão .vmx.

abrindo-chromeos-vmx

O programa VMware deverá abrir. Se aparecer a seguinte mensagem:
File not found: ChromeOS-Vanilla-VMWare.vmdk
This file is required to power on this virtual machine. If this file was moved, specify the new location.

Significa que o programa não conseguiu localizar a imagem principal do sistema operacional Chrome OS. Então basta clicar em Browse... e localizar manualmente o arquivo ChromeOS-Vanilla-VMWare.vmdk.

O sistema poderá demorar um pouco para ser configurado e aberto no VMware Player, mas isso é normalmente e terá que ter uma certa paciência. Mas logo deverá aparecer esta tela, que é a primeira de configuração do ChromeOS, onde devemos selecionar o idioma, tipo de teclado e a rede.

tela-configuracoes-bem-vindo-chrome-os

Se por acaso a opção Select a network não tiver nenhuma rede disponível para seleção, então veja esta parte de como listar adaptadores de redes no ChromeOS do VMware.

chromium-nao-listando-adapatadores-rede

Mas caso esteja aparecendo, basta selecionar a rede disponível. Em nosso caso é a Ethernet.

listagem-redes-chomium-os

Na próxima tela você terá que inserir um e-mail  e senha válidos de alguma conta que tenha do Google. Pode ser um e-mail que usa no Gmail ou nas redes sociais do Google Plus, por exemplo.

segunda-tela-configuracao-chrome-os

Escolha agora a imagem que combine com seu perfil para poder utilizar com o sistema operacional.

escolhendo-imagem-perfil-chrome-os

Pronto, a instalação será concluída com sucesso e você verá como a primeira tela do sistema, mensagens de boas vindas com dicas sobre o ChromeOS e o Chromebook para o qual o sistema operacional foi projetado.

introducao-instalacao-chromeos-vmware

Melhorando a velocidade do mouse do ChromeOS no VMware

Por ainda ser um projeto recente, principalmente para ser utilizando em máquinas virtuais é normal que o sistema operacional fique lento, principalmente na movimentação do mouse.

Você pode melhorar um pouco esta velocidade de movimentação do ponteiro, clicando com o botão direito na imagem do perfil escolhido que fica na parte inferior direita e em seguida escolhendo a opção Configurações.

O Chrome vai ser aberto e na parte de Dispositivo você poderá mover a barra de Velocidade do mouse para melhorar seu desempenho.

configuracoes-mouse-chrome-os-vmware

Resolvendo o problema de listagem de adaptadores de rede no ChromeOS para VMware

Se não estiver listando os adaptadores de rede na primeira tela de configuração do Google ChromeOS em seu VMware, deveremos fazer o seguinte:

1. Desligue a máquina virtual, indo em Player > Power > Power Off.

desligando-player-vmware

2. Vá até o diretório onde descompactou os arquivos do ChromeOS e clique com o botão direito do mouse em cima do ChromeOS-Vanilla-<numero-da-versao>-VMWare.vmx e escolha Abrir com > Bloco de notas. Se o bloco de notas não estiver entre as opções, você tem que clicar em Abrir com apenas e escolher o bloco de notas entre as listagens.  Recomendo deixar desmarcado a opção Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo.

abrindo-vmx-bloco-notas

3. Vá até o final do conteúdo do arquivo e adicione a seguinte linha de opção:

ethernet0.virtualDev = "e1000"

editando-vmx-inserindo-parametros-rede

4. Pronto, agora salve o arquivo e feche o bloco de notas.

5. Vá até o VMware e execute novamente o Chromium OS, selecionando a opção e clicando na seta verde ou então clicando duas vezes na opção.

abrindo-chromeos-vmware

6. Pronto, ao inicializar novamente a instalação do Chrome OS no VMware você verá que a opção de rede estará disponível para escolha. Escolha “Ethernet”.

selecionando-rede-chromeos-vmware