Instalando Mac OS X com PearPC no Windows ou Linux

PearPC é uma emulador de PowerPC para computadores x86 (são os computadores que usam arquitetura Intel, como a AMD por exemplo e a própria Intel).

Você pode emular sistemas GNU/Linux para PPC, Mac OS X, e outros SO`s no seu x86. PearPC funciona em Windows, GNU/Linux and BeOS (apenas a versao 0.2.0).

MAC OS X PearPC

Com o PearPC posso ter o desempenho real do Mac?

Infelizmente, não. Com o PearPC você vai ter um desempenho muito inferior ao de Mac Real.

Quais versões do Mac OS X o PearPC suporta?

E possivel rodar todas as vesões do Mac OS X da 10.1 a 10.4. Mas para rodar o Mac OS X 10.4 e Tiger, você verá aqui como fazer.

Pegando o PearPC

Para usar o PearPC você deve criar o diretorio, onde conterá todos os arquivos do PearPC.

UNIX/Linux

Pege os fonte no CVS e compile. Depois de ter compilado, copie o arquivo video.x do diretorio dos fontes para o diretorio criado no 1 passo (logo abaixo).

Windows

Baixe os arquivos contendo o PearPC do site oficial e descompacte no diretorio criado. Você pode baixar a ultima versão no CVS Richard Goodwin do epsilon15. Ou você pode tentar em Prasys' and Alex's Builds.

 

Criando a imagem no HD

UNIX/Linux

No sistemas operacionais UNIX(-like) você pode criar de forma muito fácil as imagens do HD. Execute um dos comandos abaixo:

3 GiB:

dd if=/dev/zero of=myharddisk.img bs=516096 seek=6241 count=0

 

5 GiB:

dd if=/dev/zero of=myharddisk.img bs=516096 seek=10402 count=0

 

10 GiB:

dd if=/dev/zero of=myharddisk.img bs=516096 seek=20805 count=0

É claro que você pode criar um imagen de HD do tamanho que desejar. Você so deve mudar o numero depois "seek". Caso queira criar uma imagem de HD de tamanho de 15 GB, faça o calculo: 15x1024x1024x1024/516096.

 

Windows

No windows você deve usar um programa que crie imagens vazia, não formatada. Você pode baixar uma imagem ja formatada no site do Pear seção arquivos e links. É recomendável deixar a imagem no mesmo diretorio do PearPC.

 

Criando uma imagem de CD/DVD

Agora para criar a imagem do CD/DVD. Use o metodo de acordo com o seu SO.

É recomendavel que as imagens de CD/DVD fiquem no mesmo diretorio que o pearpc.

UNIX/Linux

Nos sistema Unix (-like) você pode criar a imagem de forma muito simples. Basta executar o comando:

dd if=/dev/cdrom of=cd.iso

Windows

No Windows você deve usar um programa para criar as imagens, alguns programas são ISOBuster, WinImage, Ahead Nero ou Alcohol 120% pegue o de sua preferência e use para criar a imagem CD/DVD.

 

Editando o arquivo de configuração

Agora chegou a hora de editar o arquivo de configuração. Primeiro, copie todo o texto Arquivo basico de configuração para um arquivo ppc.cfg dentro do diretório do PearPC. Abra o arquivo e edite a linha com pci_ide0_master_image e coloque o caminho para a imagem do HD, e a linha pci_ide0_slave_image coloque o caminho para a imagem iso do CD-ROM/DVD no seu computador.

Se você está usando um UNIX, a linha pci_ide0_slave_image pode ser o endereço do dispositivo, como no exemplo /dev/cdrom. Faça isso para poder instalar o Mac OS X ou qualquer outro sistema operacional sem a nescessidade de gravar um CD ou DVD.

 

Instalando o Mac OS X

Preparação

Este guia irá conduzi-lo pela instalação do Mac OS X no PearPC. Você pode seguir este guia para qualquer outro SO, simplesmente ignore as dicas específicas do Mac OS X.

Se você ainda não instalou e configurou o PearPC, então por favor leia  primeiro: O Guia de Instalação do PearPC (em inglês)

Observação: PearPC não pode rodar uma versão anterior ao Mac OS X 10.0.

 

Executando o PearPC

No Windows: Clique no botão iniciar, vá em Executar, digite cmd e pressione OK. Agora navegue até onde esta instalado o arquivo ppc.exe, digitando cd diretório (por exemplo cd c:\pearpc) e precionando enter.

Quando estiver lá, digite ppc.exe nome_do_arquivo.config (por exemplo ppc.exe ppc.cfg) e precione enter.

Se tudo correr bem, uma janela aparecerá onde você poderá selecionar entre dar o boot pela imagem (iso) no HD e a imagem (iso) no CD-ROM. Selecione a imagem ISO no CD-ROM.

No Linux: Abra um terminal, depois navegue pelo diretório onde esta armazenado o pearpc, digitando cd diretório (por exemplo cd /home/bill/pearpc) e precionando enter.

Quando estiver lá, digite ppc nome_do_arquivo.config (por exemplo ppc ppc.cfg) e precione enter.

Se tudo correr bem, uma janela aparecerá onde você poderá selecionar entre dar o boot pela imagem (iso) no HD e a imagem (iso) no CD-ROM. Selecione a imagem ISO no CD-ROM.

 

Processo de instalação

Depois de executar o PearPC uma tela cinza com o logo da Apple será mostrada. Isto deverá levar poucos minutos.

Formatando a imagem do HD

Se você não estiver usando uma imagem pré-formatada do HD, você precisará formata-lo primeiro: Quando você puder selecionar seu idioma, abra o utilitário de disco "Disk utility" clicando no menu "Installer" e depois "Open Disk Utility...".

open_disk_utility.pngSelecione o símbolo HDD e click em apagar "Erase".

disk_utility.pngAgora entre com um nome para sua partição e clique em apagar "erase". Sugiro deixar com o nome "Mac OS Extended (Journaled)". Agora pressione o botão apagar "Erase" no rodapé e assista a partição ser formatada. Você poderá agora ver sua partição.

new_partition.pngFeche a janela e saia do instalador "Quit".

quit_installer.pngO sistema irá reiniciar e o PearPC será fechado. Execute o PearPC novamente e comece a instalação do Mac OS X seguindo as instruções na tela, mas pule a parte de formatação do HD.

Continuando com a instalação

Quando chegar na parte onde você poderá escolher os pacotes a serem instalados, é recomendável escolher apenas o ítem de sistema. Desse modo, não demorará muito e você não precisará trocar o cd1 para o cd2. Você poderá instalar mais softwares depois.

Depois de inserido todas as informações pedidas por ele, espere até a instalação terminar. Esta etapa leva algum tempo, dependendo da velocidade de seu PC. Quando acabar o PearPC será fechado novamente.

Abra seu arquivo de configuração do PearPC e desabilite pci_ide0_slave_installed = 0 ou sete prom_bootmethod = "select" para selecionar o boot manualmente.

Execute o PearPC novamente e bom divertimento!