Instalando e ativando o GPEdit.msc (Group Policy Editor) no Windows

Para executarmos certas dicas, hacks ou funções no Windows precisamos muitas vezes do GPEdit. Em certas versões do sistema operacional, não vem com este utilitário. Veja como instalar e ativar o GPEdit.

Algumas versões do Windows (as mais básicas) como Windows Starter e Home não possuem o aplicativo GPEdit em seus sistemas. Isso tanto nas versões do Windows XP, Vista, 7 e 8.

Ao tentar procurar por gpedit.msc você não conseguirá localizar o aplicativo no Windows e mesmo abrindo o Prompt de comando e digitando “gpedit.msc” você verá uma mensagem de erro do Windows como O Windows não pode encontrar "gpedit.msc". Verifique se digitou o nome corretamente e tente novamente. Para procurar um arquivo, clique no botão Iniciar e em Pesquisar.

Instalando ativando GPEdit

Para que serve o GPEdit (Group Policy Editor)?

Com o GPEdit do Windows é possível configurar as propriedades do sistema operacional executando facilmente perfis de scripts pré gravados e normalmente gerados pela própria Microsoft. A finalidade é agilizar e modificar o sistema de forma rápida e fácil.

O console do Editor de Politica de Grupo do Windows é normalmente usado por administradores de domínios e redes. Mas é possível um usuário doméstico utilizá-lo para executar, modificar, personalizar ou alterar permissões de configurações e aplicativos do sistema.

O programa gepedit.msc não é visto e nem listado no menu iniciar do Windows, mas é possível usar a caixa de busca do menu iniciar ou o Prompt de comando para encontrar este aplicativo em especial.

Outra utilidade do Group Policy Editor é de executar scripts quando o sistema operacional é inicializado, finalizado ou quando executa determinada ação.

Exemplos do que pode ser feito com o GPEdit

A Microsoft começou a trabalhar na ideia das politicas de grupo desde o Windows NT 4.0 e conforme as versões do Windows avançavam, novos scripts e implementações eram inseridos do sistema. Atualmente há em torno de 3.000 politicas de grupo e com elas podemos fazer:

  • Exigir uma senha quando o computador é reativado;
  • Configurar as atualizações automáticas com mais opções;
  • Impor limites de cota de disco para cada usuário ou para todos;
  • Não permitir exceções para o firewall do Windows;
  • Impedir o acesso a ferramentas de edições de registros;
  • Impedir a instalação de dispositivos removíveis;
  • Bloquear configurações na barra de tarefas;
  • Desativar o bate-papo;
  • Desativar reproduções automáticas;
  • Proibir de um usuário de instalar qualquer coisa no computador;
  • Remover o gerenciador de tarefas;
  • Desabilitar o painel de controle;
  • Desabilitar opções do Internet Explorer;
  • E muito mais...

Como instalar o GPEdit em Windows que não o possuam

Como mencionado, versões mais básicas do Windows, como o Starter, Basic e Home não possuem o Editor de Politicas de Grupo. Mas um programador chamado Richard do site Vista64 conseguiu elaborar um script que instala o GPEdit em praticamente qualquer versão do Windows.

Basta baixar o GPEdit alternativo clicando neste link: http://www.dicasparacomputador.com/files/gpedit-windows.exe

E instalar no seu Windows.

instalando-gpedit-windows

Como abrir o GPEdit no Windows

Você pode usar o menu iniciar do Windows buscando por gpedit.msc.

buscando-gpedit-windows-7

Outra maneira de buscar, principalmente no Windows 8 é apertar no teclado a combinação de teclas Win (tecla com símbolo do Windows) + R e em seguida colocar gpedit.msc para abri-lo.

abrindo-gpedit-executar-windows

Atualizando os scripts de politica de grupo do GPEdit

Caso queira atualizar o GPEdit fazendo-o verificar se existem novas regras e funções para o Windows, basta abrir o Prompt de comando (Aperter a tecla Win + R e em seguida digite: cmd)

Abrindo o CMD, digite:

gpupdate /force

gpupdate-force