Como iniciar diretamente na área de trabalho (desktop) do Windows 8.1

Finalmente a Microsoft habilita uma opção oficial para que possa ir direto para a área de trabalho sem passar pelo Metro do Windows 8.1.

Para quem utiliza as versões anteriores do Windows 8, sabe que a área de trabalho se tornou o habitat de quem utiliza o sistema operacional da Microsoft. E o fato de ter que passar pela tela Metro do Windows 8 para depois passar para o desktop padrão deixou muita gente entediada e frustrada.

iniciando diretamente area trabalho windows 8

Com a atualização do Windows 8.1 a Microsoft ouviu seus antigos usuários e colocou uma opção para que possa inicializar o Windows 8 diretamente na área de trabalho padrão sem precisar instalar programas de terceiros ou fazer hacks no sistema.

Essa reinvindicação tem sido feita desde os betas do Windows 8 e agora finalmente podemos ir direto ao assunto, ou melhor, direto para o desktop. Obviamente você precisa estar com seu Windows 8 atualizado para a versão 8.1 e você pode ver como fazer isso no tutorial de como instalar e atualizar o Windows 8 para o 8.1.

Para fazer o sistema iniciar diretamente no desktop, vá para a área de trabalho primeiro.

indo-area-trabalho-windows-8.1

Agora, clique em um local onde não tenha nenhum ícone na barra de tarefas do Windows 8.1 e selecione a opção Propriedades (Properties em inglês).

barra-tarefas-propriedades-windows-8

Clique na aba Navegação (Navigation) e em seguida marque a opção: Ir para a área de trabalho em vez do Iniciar quando eu entrar (Go to the desktop instead of Start when I sign in).

propriedades-navegacao-windows-8

Clique em “Ok” e em seguida reinicie o computador. Ao se logar, você irá direto para a área de trabalho, como nos Windows anteriores a versão 8 sem passar pela tela Metro.

tela-login-area-trabalho-windows-8.1