Histeria coletiva na World Wide Web

Um misto de empolgação e euforia contamina a rede mundial de computadores. São investidores, consumidores e internautas voltados para as novas tendências de negócios, buscando a melhor posição no ranking. Cada um com seus objetivos, mas todos na mesma histeria. Pessoas consumindo, buscando e também gerando, a cada minuto, todo o tipo informação.

Não tem jeito, todos os negócios da atualidade envolvem internet. Seja para anunciar, informar, apresentar ou simplesmente para fazer parte do mundo onde todos estão participando ativamente. Tem estreante a todo o momento.

Marketing Web

Os Blogs estão se multiplicando não apenas como diários virtuais, mas também como fonte de renda. O twitter, onde o volume de “tweets” já passa de 50 milhões por dia, é o “boom” do marketing do momento, além de todos os internautas estarem se pronunciando como twitteiros, as empresas abraçaram a idéia com tudo. O Facebook, que nos Estados Unidos vem deixando todas as redes sociais para trás no número de logins, está entre os mais acessados no mundo. No Brasil, para os antenados já é a bola da vez. Há quem não saiba, mas o Facebook é uma ótima ferramenta de negócios. Diante de todas as novidades apresentadas nesta rede social em 2010, podemos trabalhar estratégias valiosas e aproveitar ao máximo o potencial de comunicação e marketing dentro dos novos recursos das suas páginas.

São ferramentas oferecidas de graça e pessoas se adaptando a elas em um mercado de adaptações. Se atuarmos a partir do princípio de que as redes sociais são nossas aliadas, que nossos sites devem ser como cartões de visita completos, trabalharmos com anúncios segmentados (no lugar certo), conteúdo verdadeiro (informativo ou de entretenimento), estaremos atuando certo. Sendo assim, deixamos a histeria de lado, juntamos nossos pertences entre os orkuts, twitters, facebooks e outros, e partimos para a avaliação de tudo o que estamos oferecendo e temos para oferecer, a qualidade dos nossos serviços, produtos ou desabafos darão o que falar.

Para aproveitar da melhor maneira todo este potencial da web, antes de tudo, temos que entender nossos “leitores” e não consumidores. Devemos lembrar que as pessoas acessam sites pelo conteúdo, e quanto mais relevantes forem nossas informações mais credibilidade e fidelidade teremos do nosso público. Com cautela devemos atentar sempre para a transparência, uma vez que, daí então consumidores, não querem propaganda, querem informação real, afinidade e confiança. Investir na verdade e mostrar quem realmente somos é o melhor negócio nesse mercado cheio de perfis falsos, produtos fantasmas e abordagens irrelevantes.

A dedicação, estudo e tempo também se fazem necessários para chegar aos objetivos, pois a velocidade e a instantaneidade com que se propagam as coisas é o diferencial do business. Da mesma forma é fundamental se manter sempre ativo neste processo de comunicação com o público alvo, uma vez que o feedback é instantâneo.

Autor: Roberto Soares Costa – Gerente de projetos na web – robertocosta.gp@gmail.com