Durante a divulgação das novidades relacionadas aos novos Nexus da Google e seus parceiros, foram divulgadas as características que o novo Android 4.3 terá e informações relacionadas às atualizações que os aparelhos receberão.

Para quem tem o tablet ou smartphone Nexus, dentro de alguns dias você já poderá atualizar seu Android para a versão 4.3 e quem adquirir os novos, contará já com o sistema atualizado. Isso inclui o Nexus 7, Nexus 4, Nexus 10 e Galaxy Nexus.

novidades android 43

Mas se você não quiser esperar e souber instalar ROMs, poderá encontrar a versão do Android mais nova neste link https://developers.google.com/android/nexus/images para seu aparelho. Além dos Nexus, versões do Samsung Galaxy S4, Motorola Razr D1, D3 e HTC One também terão as atualizações dentro de poucos dias.

Não houve grandes melhorias estéticas, mas sim em funções que auxiliarão ainda mais o usuário nas tarefas feitas em tablets e smartphones. Entre elas destacamos:

Perfis restritos

No Android 4.2 Jelly Bean foi introduzido o suporte para multiusuário. Nesta nova versão as melhorias deste recurso estão presentes como é o caso dos perfis restritos que tem a finalidade de dar um controle granular para os perfis dos usuários. Assim é possível selecionar quais aplicativos e dados estarão disponíveis para determinados perfis.

Seria uma espécie de controle dos pais ou controle parental, podendo, por exemplo, os pais escolherem o que seus filhos podem acessar, comprar, etc.

perfis-restritos-android

Teclado T9

Este teclado não estava disponível para a versão “pura” do Android, mas sim nas versões customizadas pelas fabricantes que embutiram este interessante recurso de auto completar para facilitar o uso e reconhecimento das palavras quando estamos tocando nas letras iniciais. Agora este recurso “vem de fábrica” no Android 4.3.

teclado-t9-android

Gerenciamento de energia

Gerenciar energias nos aparelhos portáteis é essencial devido ao uso constante de bateria em vez da rede elétrica e uma das melhorias mais interessantes deste Android foi à introdução do WI-FI Scan-only. Agora os usuários não vão precisar ficar ativando o dispositivo Wi-Fi toda vez que um aplicativo quiser obter informações de localização, por exemplo. Em vez disso os apps podem encontrar outros meios mais econômicos de conexão para obter determinada informação.

Aprimoramentos no Bluetooth

Foi introduzido o Bluetooth Smart que tem a finalidade de sincronizar com outros dispositivos sem sobrecarregar a bateria. Assim a conexão poderá ficar mais tempo ativada para um possível uso futuro com o Google Glass ou o Smartwatch. Com a atualização, agora o Bluetooth AVRCP 1.3 é suportado o que permite um controle mais avançado sobre os players de mídia remota compatíveis com o Android.

android-wi-fi-scan-bluetooth-smart

Acesso às notificações

No Android 4.3 os apps mudaram a forma como se acessa e se interage com as notificações, podendo ser enviados e postados para outros dispositivos conectados via Bluetooth.

Alterações no DRM

O DRM agora é modular permitindo adicionar controles para os aplicativos, tornando mais fácil para os fabricantes escolherem quais esquemas DRM utilizar. Isso permitirá que aplicativos gerenciem conteúdos protegidos por direitos de acordo com as restrições de licença que estão associados com o conteúdo.

Suporte ao OpenGL ES 3.0

A nova plataforma OpenGL ajudará os desenvolvedores na renderização de gráficos mais aprimoradas. Esta é a versão mais recente da plataforma e pode-se esperar detalhes gráficos visualmente atraentes, graças as melhoras na engine de sombreamento de texturas com suporte nativo para compressão de texturas de alta qualidade.

Melhorias na performance para hardwares modestos

É fato que conforme o Android foi sendo atualizado, sua performance e exigências de hardware também começaram a ser mais exigidas. As melhorias no desempenho do Android 4.3 traz uma melhor capacidade de resposta com triple buffering e reduzida latência ao toque. Além disso, houve melhorias na integração com as CPUs acelerando renderizações em 2D e seus efeitos visuais.