Grave (queime) arquivos ISO em CD, DVD ou Blu-Ray usando o Windows

Aprenda a gravar mídias de DVD, CD ou Blu-ray usando arquivo .iso para que possa executá-los corretamente pelo programa original do Windows.

Um arquivo ISO (de extensão .iso) é conhecido também como imagem de disco, sendo uma cópia de CD,  DVD ou Blu-ray em um único arquivo compactado.

Quando você grava um CD ou DVD a partir de um arquivo ISO , este novo disco gravado terá as mesmas pastas, arquivos e propriedades do original.

Gravando imagens ISO no Windows

A maneira mais comum de se obter estes tipos de arquivo é a partir de downloads pela internet, onde muitos sites fornecem cópias de mídias nestes formatos. Você pode baixar e usar estes arquivos ISO para instalar um novo sistema operacional, atualizar um software em seu computador ou mesmo obter um conteúdo completo (jogos, filmes, etc).

Mas para isso, terá que saber gravar o arquivo .iso corretamente em uma mídia virgem. Este processo é diferente do usado comumente quando queremos gravar arquivos e diretórios em um CD ou DVD. Desde o Windows 7, você pode usar o próprio Windows Disc Image Burner, que nada mais é do que o programa oficial do Windows para esta finalidade.

Mas não pense que o programa suporta apenas CD ou DVDs. Você pode gravar em discos Blu-ray também. Isso só vai depender do seu gravador e o tipo de disco usado para queimá-lo.

Passos para gravar imagens de disco no Windows

O processo para gravar ou queimar arquivos ISO usando o Windows é fácil e rápido, veja:

1. Insira um disco virgem de CD, DVD ou Blu-ray em seu gravador de mídia (gravador de CD/DVD ou Blu-ray).

2. Abra o Windows Explorer apertando a tecla Windows (que tem a logo do Windows) + E.

3. Encontre o arquivo .iso e clique com o botão direito do mouse em cima. Escolha a opção Gravar imagem do disco.

windows-gravar-imagem-disco

4. Na janela que abriu, chamada de Gravador de discos, você deve escolher a unidade de CD/DVD/Blu-ray onde está seu disco virgem. Se você quer ter certeza de que todos os dados realmente foram gravados sem nenhum tipo de erro (ideal para os casos em que esteja gravando um sistema operacional, driver ou arquivos muito importantes), deixe marcado a opção Verificar disco após gravar. Isso fará com que logo após a gravação, o programa faça uma soma do arquivo original e do que foi gravador comparando se os resultados foram exatamente iguais para prover uma gravação perfeita.

Em seguida clique no botão Gravar.

gravador-imagem-disco-windows

5. Pronto, agora é só aguardar o programa completar a gravação do arquivo ISO em sua mídia.

Ressalvas e observações

  • Se você usa outro programa para gravação de CDs ou DVDs e o mesmo esteja instalado em seu computador, ao clicar duas vezes em cima do arquivo .iso, este poderá abrir sobrepondo o existe no Windows. Para que isso não ocorra, em vez de clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse, clique com o botão direito e escolha a opção Gravar imagem do disco.
  • Você não pode transformar um CD, DVD ou Blu-ray em um arquivo de imagem .iso usando o programa Gravador de Imagem do Disco do Windows (Windows Disc Image Burner). Para criar um arquivo de imagem de disco você vai precisar instalar e usar outro programa que lhe permita fazer isso.
  • A partir do Windows 8, ao clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo .iso você tem a disposição a opção Montar. Ela serve para que possa abrir ou executar o arquivo diretamente do sistema operacional sem a necessidade (em alguns casos) de gravá-los em uma mídia.