Google e Microsoft desistem de lançar smartphones

Parece que as gigantes de TI estão querendo deixar de lado os lançamentos e comercializações de aparelhos celulares e smartphones (hardware) para trabalhar apenas com sistemas operacionais (softwares).

A Google que havia lançado no inicio deste ano em parceria com a HTC o smartphone chamado de Google Nexus deixará de lançar novos aparelhos e focará seu trabalho no desenvolvimento e aprimoramento do Android, seu sistema operacional para celulares e smartphones.

Nexus One - Kin One

"Eu liguei para o conselho e disse: Ok, funcionou.  Parabéns.  Agora vamos parar", disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google ao "Daily Telegraph".

Mesmo com o lançamento da nova versão chamada “Froyo” pós o lançamento do iPhone 4, a Google não tem planos de derrotar a Apple e estão tentando fazer algo diferente do que a Apple faz, fornecendo um sistema aberto para poder se colocado nos smartphones de várias companhias de celulares e com a vantagem do sistema ser “customizável” e editável, modificando da maneira que quiser.

Algo semelhante ocorre com a Microsoft que abandona em menos de 2 meses o smartphone Kin One (codinome “Pink”), desistindo do aparelho que não fez muito sucesso nas vendas.

E assim como a Google, a Microsoft concentrará seus trabalhos no desenvolvimento do sistema operacional Windows Phone 7 para os aparelhos celulares e smartphones.

O smartphone até que tinha recursos interessantes, como um sincronizador automático dos dados com servidores nas nuvens chamado de Kin Studio e que é uma ótima ideia para casos de roubo ou perda do aparelho, protegendo seus dados, podendo obtê-los novamente com outro telefone.

É aguardar para ver nas novidades neste setor que não para de crescer e gera bilhões de dólares.