Google vai lançar o Play Games para o Android

Serviço poderá transformar o Android em um ótimo sistema para jogos com disputas online e compatilhamento de pontuações.

O Google Play Games, um componente do Android que permitirá disputas multiplayers, possibilidade de jogar games em outros dispositivos, achievements, ranking e outras funções foi desvendado neste final de semana antes do evento do Google I/O, onde seria oficialmente divulgado.

Este aplicativo poderá ser semelhante ao Xbox Live usado no Windows Phone, mas com a associação da conta em seu perfil do Google+.

servico Google play games

A sincronização de jogos estará disponível. Isso possibilitará que jogue seus jogos adquiridos ou baixados em outro dispositivo, podendo inclusive continuar de onde parou ou migrar as pontuações.

O multiplayer é um dos mais aguardados e agora você poderá jogar com seus amigos ou conhecidos online. Você pode escolher os participantes por sala ou fazer uma busca manual ou automática. Ainda não se sabe se haverá um comunicador para marcarmos uma partida, por exemplo. Mas tudo indica que sim, por meio de chat.

A aquisição de novas funcionalidades ou bônus nos jogos (achievements) também estará disponível. E para jogos em turnos, você poderá ser notificado quando for sua vez de jogar mesmo sem estar com o jogo aberto.

google-play-games

Os rankings que classificam os melhores jogadores poderão ser filtrados pelos perfis no Google+. A conta será totalmente integrada à rede social do Google, possibilitando trocar mensagens e ver sua posição em determinado jogo entre seus amigos ou círculos.

Existem certos rumores de que a Google estaria entrando fortemente no mercado de jogos, assim como Nintendo, Sony e Microsoft já fazem. Mas acredito que neste caso seria mais para os jogos casuais e do próprio Android, que por sinal já conta com milhares de jogos tornando uma ótima plataforma de games eventuais.