Gmail – Integre e centralize seus e-mails em uma única conta

Que tal unir seus e-mails em uma só conta do Gmail? Sabia que é possível unir até 5 contas de e-mails diferentes usando a interface no Gmail na internet?

Isso é útil para receber várias contas de e-mail em uma única conta, agilizando a visualização e respostas aos seus e-mails.

Integrando outras contas de e-mail no Gmail

Para integrarmos as contas, basta acessar o Gmail em : www.gmail.com

Você deverá se logar usando uma conta que tenha do Gmail. Caso não tenha, basta criar uma.

Agora clique no ícone configurações (aquele ícone de engrenagem) e em seguida escolha: Configurações

Acessando configurações Gmail

Enviando mensagens por outra conta de e-mail

Estando na tela de configurações, clique na guia “Contas e importação” em “Enviar e-mail como:” clique no link Adicionar outro endereço de e-mail que você possui.

Adicionando conta Gmail

Na janela que abriu você deverá fornecer algumas informações sobre o outro endereço de e-mail que você possui. Nesta primeira tela você deve colocar o Nome que seria o seu nome ou empresa em no campo Endereço de e-mail coloque o endereço de e-mail completo. Em seguida clique em “Próxima etapa”.

Campo adicionar outro e-mail

Na próxima tela escolha a opção “Enviar por Gmail (mais fácil de configurar)” e clique em “Próxima etapa”.

SMTP Gmail nova conta

O Gmail irá lhe enviar um e-mail de confirmação para o e-mail que está tentando adicionar.  Para isso clique no botão “Enviar confirmação”.

Agora basta abrir uma nova janela no navegador e acessar a outra conta de e-mail para ler a mensagem e poder confirmar clicando no link enviado ou pegando o código enviado. Se o e-mail não estiver na caixa de entrada, procure na lixeira.

Confirmando o e-mail no Gmail

Após a confirmação, veja que o novo e-mail foi adicionado as suas configurações de conta.

E-mail adicional SMTP Gmail

Agora para ver se o novo e-mail está funcionando, clique em Escrever e em seguida no campo “De” escolha o novo e-mail adicionado. Em “Para” coloque outro e-mail de destinatário que tenha acesso para que possa verificar se será enviado corretamente. Coloque o “Assunto”, algum conteúdo no corpo do e-mail e mande enviar para ver se irá receber.

Você pode escolher também qual dos e-mails adicionados em sua conta será o padrão (principal). Para isso basta ir a configurações, aba Contas e importação e clicar no link “Usar como padrão” do e-mail desejado. Assim quando for escrever um novo e-mail ela será o escolhido inicialmente para envio.

E-mail SMTP padrão Gmail

Recebendo e-mails de outra conta

Você poderá fazer com que o Gmail baixe as mensagens que estão em sua outra conta para cá, fazendo que em apenas uma conta do Gmail você possa visualizar também os outros e-mails.

Para isso vá a Configurações.

Acessando configurações Gmail

Clique na aba Contas e importação e em “Verificar e-mails de outras contas (usando POP3)” clique no link “Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui”.

Gmail adicionando outra conta POP3

Na janela que abriu, coloque o endereço de e-mail que deseja integrar ao Gmail no campo “Endereço de e-mail”. Em seguida clique no botão “Próxima etapa”.

Adicionando outra conta POP3

Nesta etapa da configuração é importante prestar atenção nas informações do servidor onde está localizado seu outro e-mail, como:
 

  • Endereço de e-mail: Coloque aqui o e-mail que está adicionando, caso esteja em branco;
  • Nome de usuário: Coloque o usuário de acesso a conta de e-mail. Normalmente é o seu próprio e-mail;
  • Senha: A senha de acesso a conta de e-mail que está adicionando;
  • Servidor POP: O endereço de acesso ao POP3 do servidor. Normalmente é pop.nomedoservidor.com.br ou mail.nomedoservidor.com.br;
  • Porta: A porta padrão do POP3 é 110. Mas certos servidores colocam uma porta diferente. Se for seu caso, basta modificar aqui;
  • Deixe uma cópia da mensagem recuperada no servidor: Se marcar esta opção o Gmail vai baixar as mensagens e deixará uma cópia no servidor original. Caso deixe desmarcado, o Gmail irá baixar as mensagens e apagar as que estão no servidor original. Caso tenha pouco espaço de e-mail no servidor original, recomende que deixe desmarcada esta opção;
  • Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail: Deixando marcado o Gmail vai se conectar usando uma conexão SSL segura. Mas normalmente a porta também deve mudar. Eu recomendo deixar desmarcado;
  • Marcar as mensagens recebidas: Isto seria uma espécie de tag ou marcação para identificar quais são os e-mails do Gmail e quais são os da outra conta que está usando aqui. A marcação lhe ajuda na organização, então recomendo que coloque o mesmo nome do e-mail;
  • Arquivar mensagens recebidas (ignorar a caixa de entrada): Se deixar marcado, as mensagens desta conta de e-mail que está adicionado irão ser arquivadas e não será mostrada na caixa de entrada. Recomendo que deixe desmarcado a não ser que não leia as mensagens desta outra conta de e-mail.

Pronto, agora basta clicar em “Adicionar conta” para que o Gmail comece a baixar as mensagens aos poucos e integre esta conta de e-mail.

Configurações e-mail POP3

Você adicionar no máximo 5 contas diferentes. Para isso basta repetir os passos.