Nova geração de bateria de lítio vão dobrar sua eficiência

Novas baterias com escudo de carbono poderão duplicar a capacidade das baterias atuais sem que precise aumentar seu tamanho.

A tecnologia atual não pode mais esperar por baterias que sejam mais eficientes energeticamente. A cada aparelho lançado no mercado (tablets, smartphones, notebooks e outros) exigem cada vez mais energia devido aos recursos disponíveis.

Todo mundo quer mais, só que a energia das baterias está aquém do esperado. E colocar baterias de ion-lítio maior nestes dispositivos seria desproporcional e causaria também uma sobrecarga no peso.

Novas bateria de ion Lítio

Felizmente os pesquisadores de Stanford estão pesquisando e desenvolvendo uma nova bateria de lítio que pode durar muito mais tempo. A técnica permite que a bateria seja mais densa, com mais elétrons devido a um escudo de carbono nanoscópico que mantem o produto químico estável. Algo que não acontece nas baterias atuais que se “descontrolam” e rapidamente tem sua carga reduzida, principalmente depois de certa quantidade de recargas.

Steven Chu calcula que um smartphone com este tipo de bateria poderia poderiam aguentar de duas a três vezes mais. E as fabricantes de automóveis poderiam fabricar veículos elétricos ainda mais eficientes e baratos.

Ainda é cedo para dizer quando estas baterias estariam no mercado, mas com certeza seriam bem vindas se o preço final não for exorbitante, já que atualmente os smartphones aguentam em média um dia de carga de bateria trazendo certo desconforto aos usuários que tem de ficar recarregando-os frequentemente.

Você pode ler mais a respeito no site: http://www.nature.com/nnano/journal/vaop/ncurrent/full/nnano.2014.152.html