Firefox OS: Saiba como rodar e testar o sistema operacional do Firefox

Sucesso de vendas quando foi lançado em alguns smartphones na Europa, faça um teste neste leve sistema operacional para portáteis em seu próprio computador.

O Firefox OS é um sistema operacional desenvolvido pela equipe da Mozilla para celulares, smartphones e até mesmo tablets. O sistema é uma plataforma aberta construída usando HTML5 e outros padrões web abertos, não tendo as mesmas restrições de plataformas proprietárias comumente existentes no mercado.

O mercado já dispõe de smartphones utilizando o Firefox OS e foi esgotado em menos de 1 dia quando foi lançado o Keon e Peak para os desenvolvedores no final de abril de 2013 na Europa. O Keon tinha 4GB de armazenamento, processador Qualcoom single-core de 1Ghz, 512MB de memória RAM e câmera de 3 megapixels com tela de 3.5 polegadas. O custo era de apenas 91 euros.

Já o Peak era mais rápido tendo 4GB de armazenamento, um processador dual-core de 1.2 Ghz e 512MB de memória RAM. A câmera traseira era de 8 megapixels e tela de 4,3 polegadas custando 149 euros.

testando firefox OS computador

Como fazer o teste do Firefox OS em seu computador

Você irá precisar do navegador Firefox que caso não o tenha, pode ser baixado aqui: http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/fx/

Após a instalação do navegador, adicione a extensão do Firefox OS Simulator. Há uma versão de testes, mas recomendo usar a estável do link acima.

site-extensao-firefox-os-simulator

instalando-extensao-firefox-os-simulator

Após a acomodação da extensão no navegador, não será necessário reinstalar o navegador. Para ativar o emulador você tem que clicar no menu Firefox que está localizado no topo esquerdo e em seguida ir em: Desenvolvedor web > Firefox OS Simulator.

firefox-desenvoveldor-web-firefox-simulator

Na aba que abriu clique no botão do Simulator para poder ativar o emulador e rodá-lo em uma pequena janela.

ativando-firefox-os-simulator

Como utilizar o Firefox OS Simulator e seus recursos

Na tela inicial do Firefox OS Simulator você verá a hora e a data atual, com os ícones de telefone, mensagem,  contatos e navegador mais abaixo. Há também na barra de status os ícones de Home (para voltar a tela inicial), Janela (para colocar o emulador em modo paisagem ou retrato em alguns aplicativos) e Posicionamento (para ativar ou configurar sua posição geográfica).

janela-firefox-os-simulator

Use o mouse arrastando a tela para as laterais esquerda ou direita. Indo totalmente para a esquerda você encontrará os aplicativos em HTML5 instalados no emulador.

lista-aplicativos-firefox-os

É interessante que aqui você pode fazer uma busca por qualquer assunto que o sistema pesquisa na internet e mostra os resultados de uma forma visual bem interessante.

buscando-firefox-os

Para a direita encontramos alguns programas comumente utilizados em smartphones e também o ícone de configuração (engrenagem) onde poderá configurar o Firefox OS, inclusive modificando o idioma para português.

configuracoes-firefox-os

Alguns apps como o HERE Maps e a câmera não funcionaram no emulador. A galeria de fotos procura imagens em seu computador e o Marketplace é a loja de aplicativos do Firefox que ainda tem muito a crescer em número de aplicativos por ser um sistema novo ainda.

icones-apps-firefox-os

Conclusão

Gostei desta demonstração do Firefox OS e pensava até que seria mais limitado em relação ao utilizado nos smartphones. Mas não, apresentou velocidade, estabilidade e as mesmas funções para podermos testarmos.

Ainda faltam muitos aplicativos a serem desenvolvidos para o sistema, mas a possibilidade de utilizá-lo em smartphones de baixo custo com hardware mais modesto atrairá uma fatia do mercado que está cansado de sistemas necessitados de hardwares mais poderosos para poderem rodar sem travamentos.