Firefox OS: Saiba como rodar e testar o sistema operacional do Firefox
Sucesso de vendas quando foi lançado em alguns smartphones na Europa, faça um teste neste leve sistema operacional para portáteis em seu próprio computador.
O Firefox OS é um sistema operacional desenvolvido pela equipe da Mozilla para celulares, smartphones e até mesmo tablets. O sistema é uma plataforma aberta construída usando HTML5 e outros padrões web abertos, não tendo as mesmas restrições de plataformas proprietárias comumente existentes no mercado.
O mercado já dispõe de smartphones utilizando o Firefox OS e foi esgotado em menos de 1 dia quando foi lançado o Keon e Peak para os desenvolvedores no final de abril de 2013 na Europa. O Keon tinha 4GB de armazenamento, processador Qualcoom single-core de 1Ghz, 512MB de memória RAM e câmera de 3 megapixels com tela de 3.5 polegadas. O custo era de apenas 91 euros.
Já o Peak era mais rápido tendo 4GB de armazenamento, um processador dual-core de 1.2 Ghz e 512MB de memória RAM. A câmera traseira era de 8 megapixels e tela de 4,3 polegadas custando 149 euros.
Como fazer o teste do Firefox OS em seu computador
Você irá precisar do navegador Firefox que caso não o tenha, pode ser baixado aqui: http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/fx/
Após a instalação do navegador, adicione a extensão do Firefox OS Simulator. Há uma versão de testes, mas recomendo usar a estável do link acima.
Após a acomodação da extensão no navegador, não será necessário reinstalar o navegador. Para ativar o emulador você tem que clicar no menu Firefox que está localizado no topo esquerdo e em seguida ir em: Desenvolvedor web > Firefox OS Simulator.
Na aba que abriu clique no botão do Simulator para poder ativar o emulador e rodá-lo em uma pequena janela.
Como utilizar o Firefox OS Simulator e seus recursos
Na tela inicial do Firefox OS Simulator você verá a hora e a data atual, com os ícones de telefone, mensagem, contatos e navegador mais abaixo. Há também na barra de status os ícones de Home (para voltar a tela inicial), Janela (para colocar o emulador em modo paisagem ou retrato em alguns aplicativos) e Posicionamento (para ativar ou configurar sua posição geográfica).
Use o mouse arrastando a tela para as laterais esquerda ou direita. Indo totalmente para a esquerda você encontrará os aplicativos em HTML5 instalados no emulador.
É interessante que aqui você pode fazer uma busca por qualquer assunto que o sistema pesquisa na internet e mostra os resultados de uma forma visual bem interessante.
Para a direita encontramos alguns programas comumente utilizados em smartphones e também o ícone de configuração (engrenagem) onde poderá configurar o Firefox OS, inclusive modificando o idioma para português.
Alguns apps como o HERE Maps e a câmera não funcionaram no emulador. A galeria de fotos procura imagens em seu computador e o Marketplace é a loja de aplicativos do Firefox que ainda tem muito a crescer em número de aplicativos por ser um sistema novo ainda.
Conclusão
Gostei desta demonstração do Firefox OS e pensava até que seria mais limitado em relação ao utilizado nos smartphones. Mas não, apresentou velocidade, estabilidade e as mesmas funções para podermos testarmos.
Ainda faltam muitos aplicativos a serem desenvolvidos para o sistema, mas a possibilidade de utilizá-lo em smartphones de baixo custo com hardware mais modesto atrairá uma fatia do mercado que está cansado de sistemas necessitados de hardwares mais poderosos para poderem rodar sem travamentos.
Enviar novo comentário