Facebook apresenta nova busca social – Busca Gráfica (Grafo)

Facebook melhora significativamente seu sistema de busca para algo semelhante aos usados em grandes buscadores da internet.

Uma das piores coisas que acho no Facebook é o seu velho sistema de busca. Você faz uma pesquisa por de um nome de um amigo e vem uma lista de pessoas que você nem conhece e tem as vezes que colocar o sobrenome para que realmente apareçam os resultados que importam.

facebook-lanca-busca-social-grafica

Isso está para mudar com o novo sistema de busca do Facebook chamado de Busca Grafo ou Graph Search.

barra-pesquisa-facebook-grafico

Este sistema introduz um novo algoritmo semelhante ao utilizado no buscador Bing que é chamado de pesquisa grafo. A pesquisa grafo não é uma busca por imagens como muitos podem pensar ao ouvir este nome. Ela consiste em unir e associar seus dados com a de outros, fazendo com que as pesquisas realmente sejam aquilo que procura ou que sejam de seu agrado.

Com esta nova ferramenta o Facebook dá um salto enorme em sua rede social. Pois usávamos o Facebook basicamente apenas como rede social a fim de ler mensagens de amigos e se conectar a eles. Agora é possível buscar por empresas e serviços que seus amigos recomendam ou que esteja perto de você, não precisando a todo o momento ir ao Google para efetuar este tipo de pesquisa.

Isso já está sendo usando pelo Google com o Google+, só que a rede social da empresa ainda não tem a quantidade de usuários ativos que o Facebook possui, portanto não é uma ferramenta difundida este aspecto.

Então assim que lançar o Facebook Social Graph você poderá buscar, por exemplo: esportes preferidos de meus colegas de trabalho ou fotos dos meus amigos antes de 2001 e irão aparecer na tela às devidas informações solicitada facilmente e do jeito que você quer.

busca-facebook-grafico-coisas-eu-gosto

Também será uma ótima busca para encontrar parentes, amigos ou conhecidos que você se lembre do que fez há um tempo atrás e deseja ver como estão atualmente até mesmo para criar novos laços de amizade ou por vezes, curiosidade.

apresentando-busca-social

Claro que esta busca só surtirá efeito para usuários do Facebook que postam conteúdo de forma pública ou compartilhada com você, pois há uma privacidade a ser respeitada nas redes sociais para aqueles que não querem ser encontrados ou mesmo para certos conteúdos que não devem ser vistos por outros.

A nova busca ainda não foi lançada oficialmente, mas você pode testar seu uso beta acessando este link: https://www.facebook.com/about/graphsearch