Faça a Limpeza de Disco do Windows apagar todos os arquivos temporários

Aprenda a configurar o utilitário de Limpeza de Disco (cleanmgr) do Windows para que limpe melhor o sistema apagando todos os arquivos temporários e inúteis.

Por padrão o utilitário de Limpeza de Disco do Windows que serve para verificar arquivos temporários e limpar o disco rígido ou SSD do seu computador, só apaga os arquivos com 7 dias ou mais de idade.

Dependendo da utilização de programas e do Windows, isso pode fazer com que arquivos inúteis ainda permaneçam no seu computador sem necessidade.

Alternando registro limpeza de disco

Então se você é daquelas pessoas que reinicia ou liga/desliga o computador todos os dias, a alteração desta configuração para 2 dias ou menos seria o ideal.

Como mudar a data de pesquisa da Limpeza de Disco do Windows

1. Abra o Editor do Registro. Basta apertar Win + R e digitar: regedit

executando-regedit

2. Em seguida navegue até a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\VolumeCaches\Temporary Files

editor-registro-temporary-files

3. Na direita, procure pelo registro “LastAccess”. Basta clicar duas vezes em cima deste registro para ver que seu valor padrão é 7. Esse valor são os dias em que o Windows mantem os arquivos de cache ativos no HD ou SSD. Você pode colocar um outro valor, como 2 ou 3 para que ele exclua mais arquivos deixando apenas os mais recentes.

Se você colocar o valor como "0", todos os arquivos temporários serão apagados. Mas isso não é muito recomendado pois algum programa que esteja aberto pode estar utilizando estes dados no momento.

registro-lastaccess

4. Agora basta executar a Limpeza de Disco do Windows que o sistema irá apagar mais arquivos temporários, conforme a quantidade de dias que colocou no registro “LastAccess”.

Você pode verificar os arquivos temporários que ficaram no diretório “TEMP” apertando Win + R no teclado e digitando: %temp%

arquivos-diretorio-temp-windows