Faça a atualização do Windows 8.1 Update no Windows 8.1

Lançado neste mês de abril, a atualização chamada de Windows 8.1 Update trás várias melhorias em usabilidade para usuários desktop que utilizam o mouse e teclado.

O Windows 8.1 Update foi disponibilizado pela Microsoft sob a atualização KB2919355 para melhorar algumas questões de segurança e principalmente a usabilidade dos usuários que utilizam o Windows 8.1 com mouse e teclado, como pode ver em nosso artigo sobre as novidades do Windows 8.1 Update.

Atualizando KB2919355 windows 8.1 update

Como eu sei que o Windows 8.1 Update está instalado?

Bem, a Microsoft está disponibilizando a atualização neste mês de abril de 2014. Se seu Windows está com as atualizações automáticas ativada então provavelmente você já deve ter o Windows 8.1 Update instalado.

Mas uma forma rápida de verificar isso é olhando para a tela inicial Metro. Nesta nova versão, um ícone rápido para desligar e procurar por algo no computador deve estar ao lado direito do seu nome de usuário.

verificando-atualizacao-KB2919355

O que é o Windows 8.1 Update?

Esta atualização é um pacote de novidades que auxiliam quem utiliza mais o mouse e teclado em vez da tela touch. Além de atualizações de segurança e drivers mais recentes. Mas a principal é tornar o sistema mais adequado para usuários que estão em um desktop (computador ou notebook) ou móvel (tablets), fazendo com que o sistema se adapte ao tipo de dispositivo que está utilizando.

Em um computador com mouse e teclado e sem tela touchscreen o Windows 8.1 deve oferecer os seguintes recursos:

  • Inicializa diretamente na área desktop (antes era possível selecionando uma opção, mas agora é automático);
  • Botão de desligar visível na tela inicial;
  • A barra de tarefas é exibida em qualquer tipo de tela, mesmo durante o uso das aplicações para o Metro;
  • A barra de titulo aparece nos aplicativos Metro, facilitando quem usa o mouse a sua minimização ou para fechá-los.

Outras novidades incluem:

  • O botão de desligar, reiniciar e de busca aparecem ao lado do seu nome de usuário na tela Metro;
  • Os aplicativos do da área Metro aparecem na barra de tarefas do Desktop e é possível fixar eles lá também;
  • Menus com opções especiais para quem utiliza o mouse, clicando com o botão direito em cima dos ladrilhos da área Metro, por exemplo;
  • A ferramenta de gerenciamento de espaço em disco foi melhorada.

Você pode ver estas novidades com mais detalhes no artigo que abordamos sobre as inovações do Windows 8.1 Update.

Eu realmente preciso instalar a atualização do Windows 8.1?

Com certeza! Na verdade esta atualização é praticamente obrigatória e por isso é tão importante configurar seu Windows 8.1 para verificar e atualizar automaticamente.

Caso contrário os novos patchs de segurança e outras atualizações não serão mais instalados em seu sistema operacional, tornando-o inseguro e desatualizado. Além do mais o Windows 8 terá atualizações e suporte até o dia 12 de janeiro de 2016.

E como eu faço para instalar o Windows 8.1 Update manualmente?

A atualização que aplica as novidades no Windows 8.1 é a KB2919355. Para seguir com a instalação manual, aperte as teclas Win (tecla com o símbolo do Windows) e C. Na barra Charms que acabou de aparecer no canto direito, clique em Configurações.

acessando-configuracoes-barra-charms

Em seguida clique em Mudar configurações do computador.

mudar-configuracoes-computador-windows-8

Clique na guia Atualização e recuperação e em seguida deverá aparecer um botão chamado “Verificar agora”. Clicando nele o sistema vai verificar se há atualizações e baixar os mesmos para instalar em seu Windows.

Se o botão “Verificar agora” não apareceu e está aparecendo um botão chamado “Reiniciar”, clique neste botão para reiniciar e atualizar as atualizações pendentes e depois volte a este mesmo local que o botão para verificar novas atualizações estará disponível.

Depois da verificação, clique em “Exibir detalhes”.

windows-update-verificar-agora

Se você visualizar os updates que devem ser instalados, verá um chamado KB2919355.  Este update tem entre 430MB (Windows versão 32 bits) e 880MB (Windows versão 64 bits). Basta clicar na caixa de seleção e após clicar no botão “Instalar”.

instalando-atualizacao-KB2919355

Pronto, em seguida é só reiniciar.

É possível remover o Windows 8.1 Update (KB2919355)?

Sim, é possível. Fazer o donwgrade do Windows 8.1 para o Windows 8 é impossível pois é o caso de uma nova versão do sistema operacional (a não ser que tenha feito um backup completo do sistema). Mas como o Windows 8.1 Update é uma atualização, pode ser facilmente removido através do painel de controle.

Caso queira remover, aperte no teclado Win e R e caixa que apareceu do Executar digite control. Em seguida clique em “OK”.

executando-control-pelo-executar-windows

No painel de controle clique em Desinstalar um programa. Em seguida clique em Exibir atualizações instaladas para que o sistema lhe mostre todas as atualizações já instaladas em seu sistema operacional.

exibir-atualizacoes-instaladas

Procure pela atualização KB2919355, selecione ela e clique em “Desinstalar”.

desinstalando-KB2919355

O Windows 8.1 Update não está instalando aparecendo erro 80070020 ou 80073712

Um problema que está sendo relatado por alguns usuários é o aparecimento do erro 80070020 ou 80073712 ao tentar instalar esta nova atualização. Nem todos estes problemas foram resolvidos ainda, mas você pode tentar verificar alguns itens básicos que podem estar ocasionando este problema:

  • Já verificou se tem espaço em disco disponível para baixar e instalar esta atualização?
  • Seu computador está conectado a internet?
  • Já tentou ligar o computador a um cabo de rede LAN em vez de usar o Wireless para melhorar a velocidade de download das atualizações?