Exportando e fazendo backup de seus feeds, artigos e sites do Google Reader

Com poucos dias para a finalização do serviço do Google Reader, saiba como fazer um backup dos seus dados antes que o perca em definitivo.

O Google Reader era um grande gerenciador de feeds online para estarmos sempre a par do que estava acontecendo em nossos sites preferidos. Mas no dia (01/07/13) o sistema simplesmente foi encerrado.

Ainda é possível fazer um backup de todos os seus itens do Google Reader para poder armazenar em seu computador ou utilizar em outro serviço de leitura de feed. Mas faça isso antes do dia 15/07/13, data em que os dados do serviço serão apagados dos servidores.

backup dados google reader

Para isso iremos utilizar o Google Takeout, pois é um serviço disponibilizado pelo próprio Google para que possamos fazer backups de dados dos serviços que utilizamos da empresa, como o Google Plus, Buzz, Drive, Hangouts, Profiles, Google+ Photos, Youtube e o próprio Google Reader.

Utilizando o Google Takeout para fazer o backup do Google Reader

Acesse o Google Takeout aqui: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=backup&hl=pt-BR

Em seguida utilize seu e-mail e senha para acessar sua conta que utiliza para ler os feeds do Google Reader.

Em seguida você verá uma lista de serviços onde pode fazer backup de dados. Clique na aba Choose services (Escolha os serviços), mais abaixo clique na logo do Google Reader e depois clique em “Create Archive” para gerar o backup do Google Reader.

exportando-dados-google-reader-takeout

Após a geração de o backup ser efetuada, basta clicar no botão “Download” para poder baixar todos os itens do Google Reader para seu computador.

download-dados-google-reader

O que tem neste arquivo de backup do Google Reader?

Extraindo o arquivo compactado temos alguns diretórios e arquivos JSON e XML em uma hierarquia semelhante a esta:

contato@dicasparacomputador.com-takeout.zip .Reader ..followers.json ..following.json ..liked.json ..notes.json ..shared.json ..shared-by-followers.json ..starred.json ..subscriptions.xml

Os arquivos JSON (JavaScript Object Notation) são simplesmente um tipo de formato de intercambio de dados e os arquivos XML (Extensible Markup Language) apresentam os dados em forma de base de dados que é legível por máquinas e humanos.

O arquivo que considero mais importante é o subscriptions.xml pois nele você tem todos os sites e os links de feed para que possa exportar e usar em outro leitor de feed. Mas também temos:

  • followers.json: São os dados dos seguidores de seus feeds;
  • following.json: Onde possui os dados de quem está seguindo;
  • liked.json: Os artigos ou links que curtiu;
  • notes.json: Artigos ou links com suas anotações;
  • shared.json: Itens compartilhados por você;
  • shared-by-followers.json: Itens compartilhados pelos seguidores dos feeds;
  • starred.json: Os itens que marcou com estrela;

Agora é só pegar estes arquivos e importa-los em outro leitor de feed que pode ser instalado em seu computador, smartphone ou simplesmente utilizar um serviço online, como era o falecido Google Reader.