Erros e problemas comuns no Bluestacks que podem ser resolvidos

Para quem ainda não conseguiu rodar o emulador de Android BlueStacks no Windows, Linux ou Mac, saiba como resolver certos problemas para poder executar seu app favorito da Google Play.

Bluestacks é um programa que emula o sistema Android para que você possa utilizar os apps e jogos do Google Play e até mesmo instalar outros arquivos APK utilizando seu próprio sistema operacional Windows, Linux ou Mac. Ou seja, é possível instalar e rodar o Bluestacks e usar os apps do Google Play sem precisar do Android.

O problema é que o Bluestacks é um aplicativo ainda em fase de testes que está sendo aos poucos melhorado e com isso pode se apresentar bugs, erros e problemas quando tentamos instalá-lo ou mesmo usá-lo. Mas para a maioria dos casos há solução e você poderá rodar este ótimo e útil programa em seu sistema operacional sem precisar do Android para usufruir dos apps disponíveis para a plataforma.

Solucionando erros e problemas do BlueStacks

Quais os requisitos do BlueStacks para rodá-lo?

Como se trata de um emulador de Android que roda em cima de seu sistema operacional, é necessário que tenha bons requisitos de hardware e sistema. Ente eles, recomendo:

  • Memória RAM de no mínimo 3GB ou 4GB;
  • Processador de 2.4 GHz;
  • Windows 7 ou 8;

Não fiz os testes no Linux ou Mac, portanto não sei lhe dizer os requisitos recomendados e versões em que o Bluestacks roda nestes sistemas.

Erros mais comuns do Bluestacks

Downloading Runtime Data Error

Se você vê um erro chamado Downloading Runtime Data Error quando tenta instalar o Bluestacks em seu computador, este é um erro de transferência de dados em tempo de execução.

O motivo de tal erro é no servidor do programa e a solução é parar a execução do aplicativo, baixar o programa Revo Uninstaler e desinstalar o Bluestacks. Provavelmente você está utilizando uma versão antiga, portanto acesse o site bluestacks.com e baixe/instale a versão mais atual.

Erro na placa gráfica (Graphic Card Error)

Provavelmente o Bluestacks não está reconhecendo sua placa gráfica. Tente atualizar os drivers da mesma, acessando o site do fabricante de seu computador e verificando se tem algum drive de vídeo mais recente disponível.

O Bluestacks, principalmente as versões mais atuais consomem boa quantidade de recursos da memória RAM e processamento da placa gráfica.

Existem dois tipos de SDK e driver gráfico:

  1. Direct3D: Onde a proprietária é a Microsoft e serve para rodar o Windows e a maioria dos seus jogos;
  2. OpenGL: Utilizado em outros sistemas para não depender da Microsoft e usado pelo Android;

É recomendado que atualize o DirectX e OpenGL.

Outras soluções

  • Desinstale o BlueStacks com o Revo Uninstaler e tente instalar a versão mais recente do programa;
  • Mantenha as opções da bateria e do driver da placa de vídeo nas configurações máxima de desempenho. Isso pode ser feito no painel de controle, indo em: Painel de Controle\Hardware e Sons\Opções de Energia e escolhendo a opção Alto Desempenho;
  • Atualize a placa de vídeo no Windows procurando por Gerenciador de dispositivos. Em “Adaptadores de vídeo”, dê um duplo clique no nome do driver de vídeo que está utilizando, clique na aba “Driver” e em seguida no botão “Atualizar driver”.

Erro 25000 (bluestacks error 25000)

A versão mais recente do BlueStacks exige uma boa placa de vídeo e que tenha entre 256MB e 512MB.

Você pode tentar solucionar este problema do error 25000:

Se os erros ainda persistirem, aguarde que uma nova atualização do programa seja lançada para que possam sanar estes problemas específicos.

Não consegue acessar o disco rígido do BlueStacks

Este problema pode surgir na versão mais atual do programa e você não consegue acessar os arquivos do Windows pelo BlueStacks para colocar a foto do seu perfil ou anexos no Whatsapp, por exemplo.

Para solucionar isso:

  1. Instale um gerenciador de arquivos no BlueStacks, como o ASTRO, por exemplo, usando o Google Play do BlueStacks.
  2. No Windows, abra o Explorer e vá para: C:\ProgramData\BlueStacks\UserData\SharedFolder
  3. Coloque o arquivo que você quer que fique acessível no BlueStacks neste diretório SharedFolder.
  4. No BlueStacks, abra o app gerenciador de arquivo (ASTRO) e siga para: mnt/sdcard/bstfolder/BstSharedFolder
  5. Você deverá encontrar o arquivo neste diretório para utilizá-lo em seu BlueStacks.

Falha na conexão com o servidor (Failed to Connect to Server)

Se ao tentar instalar algum app pelo BlueStacks você recebe a mensagem “No app found Please check your internet connection and try again” (O app não foi encontrado, por favor, verifique sua conexão com a internet e tente novamente).

Este erro é temporário e está relacionado com problemas de conexão com a internet, propriamente dito. Então verifique se sua conexão com  internet está funcionando primeiramente. Se estiver, o problema são nos servidores da BlueStacks e a solução é aguardar até que voltem a restabelecer o sistema, o que não deve demorar.

Erro de pouca memória RAM (At Least 2GB of the physical memory)

Como mencionado no inicio do artigo, o BlueStacks necessita de um computador com pelo menos 2GB de memória RAM.

Se você estiver vendo este erro ao tentar abrir o programa à solução é:

  • Atualizar o hardware do seu computador colocando mais memória RAM;
  • Se você não pode ou não quer aumentar a quantidade de memória, você pode tentar desinstalar a versão atual que exige pelo menos 2GB de RAM e usar a versão antiga do BlueStacks que exige menos memória RAM (1GB).