Encontre no Android quais apps estão fazendo sua bateria descarregar

Descubra qual aplicativo ou serviço está causando o rápido esgotamento da bateria em seu Android, deixando a tela acessa, usando CPU e muito mais.

Nada pior do que acabar de recarregar seu telefone celular ou tablet e ver ele em poucas horas estar com a metade da carga ou mesmo no final dela rapidamente. Esse problema normalmente está associado a aplicativos ou serviços que ficam utilizando muitas instâncias ou de forma anormal, levando ao uso excessivo do processamento do aparelho, drenando assim a carga da bateria.

Há também os problemas relacionados ao suposto vicio de bateria quando se atualiza ou troca a firmware do Android e o arquivo batterystats.bin fica “maluco”. Mas este é outro assunto.

verificando programas utilizando mais bateria android

A maioria das versões do Android já tem um aplicativo chamado de Battery use ou Uso da bateria onde mostra quais os recursos e apps estão utilizando mais da bateria. É interessante para saber qual programa você deve usar menos para a bateria durar mais tempo ou qual recurso do sistema você está utilizando e que está fazendo a bateria descarregar mais rápido.

uso-bateria-android

Mas há um app mais completo que mostra até mesmo quais conexões ou recursos em tempo real está consumindo bateria. Então naqueles casos onde você deixa o seu celular parado e ele não apaga nunca a tela, pode indicar qual programa está causando isso, podendo assim matar ou mesmo desinstalar do seu Android para que o problema se resolva.

Estamos falando do app Wakelock Detector. Ele tem a finalidade de detectar os aplicativos que estão utilizando o Wakelock, um mecanismo de serviço que tem a finalidade de gerenciar a energia no Android e que é usado também por outros aplicativos para manter a CPU ativa e também manter a tela do smartphone ou tablet acessa.

Em situações em que determinado app utiliza o Wakelock de maneira indevida, isso fará com que sua tela não se apague ou mesmo se apague e de repente acenda repetidamente. Isso causa um estresse na bateria causando seu descarregamento em poucas horas.

Existem dois tipos de Wakelock no Android:

  • Wakelock parcial: É utilizando pelos aplicativos ou serviços que rodam em segundo plano, utilizando-se da CPU, mas deixando a tela apagada. Sentimos muitas vezes isso quando pegamos o celular em repouso e na área onde fica a CPU ela está apresentasse quente.
  • Wakelock completo: Neste caso utiliza-se a CPU e também se deixa a tela ligada. Por vezes ela pode se desligar, mas volta a ficar acessa depois de certo tempo. Esta é a que gasta mais bateria, pois seria como se você estivesse utilizando o celular.

Como utilizar o Wakelock no Android

Primeiro instale o Wakelock Detector no seu Android por este link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.uzumapps.wakelockdetector

wakelock-detector-save-battery

Após instalar, abra o aplicativo e continue usando seu celular ou tablet normalmente por um ou dois dias.

Quando abrir o Wakelock Detector você já poderá ver a lista de apps que utilizam de alguma forma o wakelock. Se clicar em Statistics você pode selecionar a opção “Screen wakelock” que lhe listará os que fazem a tela ficar acessa, “CPU wakelock” que são os que utilizam a CPU em background e o “Wakeup triggers” que são aqueles que executam alguma ação no aparelho de tempos em tempos e que podem acordar a tela ou utilizar a CPU de vez em quando.

wakelock-detector-statistics

A opção Sort by ordena os aplicativos por “Running” (aqueles que estão rodando no momento), “Usage” (por uso de recursos) e “ABCD...” (ordem alfabética).

wakelock-detector-sortby

Se estiver procurando por wakelocks parciais e totais, você pode ver mais detalhes tocando no app que estiver listado no Wakelock Detector. Isso lhe dará mais informações a respeito de quais processos tal app está usando.

Também será informado quantas instancias estão sendo utilizadas, podendo assim tomar a decisão e verificar se não é este o aplicativo problemático que está causando problemas de descarregamento em sua bateria no Android.

detalhes-maps-wakelock-detector

Se clicar no botão “App Info” você vai para a tela de configuração onde verá informações de espaço que o aplicativo está usando no aparelho e opções para que possa forçar sua parada e fechamento.

forcando-fechamento-app-android

Se você é daqueles que adora experimentar diferentes ROMs, o Wakelock Detector pode ser utilizado para rastrear o uso da bateria de componentes de sistemas diferentes. Basta ir em More > Settings e habilitar a opção “Advanced mode”.

wakelock-detector-advanced-mode

Como saber qual app ou serviço está esgotando a bateria no Android?

Se ao utilizar o Wakelock Detector você não souber qual app está causando os problemas com esgotamento em sua bateria no Android, a dica é fazer uma busca na internet.

Basta procurar com o nome do aplicativo mais o nome da instancia e também a palavra wakelock em qualquer buscador da internet. Isso fará com que encontre pessoas que possivelmente estão tendo o mesmo problema que você no aplicativo que esteja desconfiado.

problema-wakelock-android-buscado-google