Emule o Android no computador e rode aplicativos e games no Windows

Aprenda a instalar o Bluestacks, um emulador de Android que fará seus apps rodarem diretamente no Windows e Mac.

Bluestacks é um emulador que permite a você executar aplicativos do Android em um computador com Windows ou Mac. Se você está um pouco frustrado com a falta de aplicativos para o Windows 8 ou necessita usar algum app, poderá instalar o Bluestacks no PC para poder rodar os lançamentos do Android.

bluestacks emulador android

O emulador de Android também pode utilizar o acelerômetro de um tablet com Windows 8 para posicionar a tela em modo retrato ou paisagem. E na teoria o Bluestacks é uma medida paliativa e interessante para quem precisa dos app do Android rodando em seu computador. Mas não pense que todos os aplicativos rodam perfeitamente no Bluestacks, pois alguns não entram de jeito nenhum. Mas isso quem sabe poderá ser solucionado nas próximas versões do emulador.

Instalando o Bluestacks

Testamos o Bluestacks em um notebook com Windows 8 e processador Atom e um computador com Windows 7 e com processador mais rápido, um Intel Core i7.

No notebook com processador Atom, o emulador não rodou muito bem, ficando lento demais para se aproveitar os aplicativos do Android, ficando na maioria das vezes aparecendo uma tela totalmente preta sem que nada aparecesse quando tentávamos abrir um app.

Já o computador com processador mais rápido, rodou normalmente as aplicações (pelo menos as testadas). Então o recomendado é que tenha um bom computador para não “passar raiva” com as tentativas de emulação.

Para instalar o Bluestacks, acesse: http://www.bluestacks.com/

No site você poderá escolher a versão para Windows ou Mac. Clique na versão desejada para poder baixar o programa.

Após baixa-lo, basta clicar duas vezes para poder iniciar o processo de instalação que não tem nada de misterioso.

instalando-bluestacks

Durante o processo, deixe as opções App store acess e App Notifications habilitadas para que o emulador possa acessar o Google Play e assim instalar os aplicativos de lá e ainda obter notificações de eventos, como ocorre no Android.

opcoes-habilitadas-bluestcks

Se durante a instalação aparecer algum passo onde solicita a instalação de softwares de terceiros ou barras de navegadores, você poderá desmarcar para  que não seja instalado em seu computador. Aguarde o processo de instalação chegar ao final.

processo-instalacao-bluestacks

Após a instalação o Bluestacks irá abrir em tela cheia e carregar sua interface.

interface-inicializacao-bluestacks

Funções dos botões do Bluestacks

Em sua interface, temos na parte de baixo uma barra com botões que tem as seguintes funções:

  1. Volta para a tela anterior. Você pode usar o ESC no teclado também;
  2. Se estiver em um aplicativo, mostra o menu com diversas opções do mesmo;
  3. Volta para a tela principal do Bluestacks;
  4. Abre as configurações;
  5. Compartilha algo;
  6. Muda a resolução da tela.

funcoes-menu-bluestacks

Sincronizando com seus dados do Google Play

Se você tem uma conta no Google Play e que usa em outro aparelho, você pode se logar e sincronizar os dados com seu computador usando o Bluestacks. Basta clicar na opção 1-Click Sync Setup.

1-click-sync

Na primeira tela você poderá inserir seu e-mail e senha da conta do Google Play.

Em seguida poderá escolher o aparelho que usa em conjunto com esta conta. Se sua conta do Google Play for nova e nunca a utilizou, provavelmente esta lista não irá aparecer.

selecionando-dispositivos-moveis-bluestacks

Procurando e instalando aplicativos e jogos do Android

O emulador já vem com um app chamado Blackmart Alpha que nada mais é do que um Google Play pirata, onde fornece programas, aplicativos, livros e músicas desbloqueadas. Mas isso é ilegal.

Portanto a maneira correta de procurar por apps e instalá-los no Bluestacks é clicando em App Search ou no ícone com a lupa.

procurando-instalando-aplicativos-android-windows

Ao abrir a janela, você poderá procurar pelo app que pretende instalar. Haverão dois ícones na listagem:

  • O primeiro que tem o ícone de telefone serve para mandar o Google Play instalar o app em questão diretamente em seu dispositivo móvel assim que acessar a internet. Essa opção aparece somente se você fez a sincronização com sua conta do Google Play, conforme tópico anterior.
  • E o segundo que tem um botão chamado Install possibilita que instale o app diretamente em seu computador pelo Bluestacks.

lista-apps-google-play

Se você clicar na segunda opção para instalar o app em seu computador, será aberta uma janela onde mostra as lojas onde poderá encontrar tal app. Se possível escolha a loja oficial que é o Google Plays, mostrado pelo ícone de uma sacola com o robozinho do Android.

procurando-apps-stores

A janela do Google Play irá se abrir para que possa instalar o aplicativo corretamente e usando sua conta, como faz em seu dispositivo com Android padrão.

instalando-instagram-bluestacks

Ao fechar o BlueStacks, um ícone ficará na barra perto do relógio. Com este ícone ativo você poderá receber notificações do Android e seu celular, além dos habituais do Android e serviços associados. Neste mesmo ícone, ao clicar com o botão direito poderá reportar problemas com o emulador, reiniciar a aplicação, escolher o modo de tela, ver informações do consumo de memória e aplicativos instalados, checar por atualizações e fechar de vez o Bluestacks.

O legal deste emulador é que todos os app com extensão .apk que baixar da internet poderão ser instalados diretamente em seu computador com um duplo clique como se fosse um aplicativo padrão do Windows.