Dúvidas e dicas antes de instalar o Windows 10 Technical Preview

Com a liberação do download do Windows 10 para testes saiba alguns detalhes e tire suas dúvidas antes de instalar o sistema operacional.

Mesmo faltando um pouco menos de um ano para o lançamento a Microsoft liberou para download a versão Technical Preview do Windows 10. Como o nome sugere é uma versão técnica para desenvolvedores e entusiastas instalarem e sentirem o gostinho de como será o novo sistema operacional.

Não é um sistema operacional para ser utilizado no seu dia a dia ou trabalho já que está em fase de testes. As compilações estão em fase de desenvolvimento e à medida que a empresa prossegue novos recursos e melhorias vão surgindo.

duvidas Windows 10

Se você se inscrever no programa Windows Insider Preview, poderá ter acesso as novidades que surgirão frequentemente primeiro, podendo também utilizar o aplicativo Windows Feedback para enviar sugestões sobre o quanto o Windows 10 poderia melhorar em sua opinião.

O Windows 10 Technical Preview é recomendado para mim?

Se você é especialista em computação, programador, trabalha com Windows ou está curioso para saber como está o novo Windows 10, pode-se dizer que é recomendado para você.

Mas você deve saber fazer pelo menos o seguinte:

  • Souber fazer backup do computador, formatar HDs e instalar o Windows do zero (menos para caso queira instalar em máquinas virtuais);
  • Souber como reinstalar o sistema operacional antigo caso realmente precise;
  • Souber solucionar problemas básicos e corriqueiros do computador;
  • Não instalar em um computador de uso diário, já que se tratar de uma versão de testes;
  • Não se importar com grandes quantidade de atualizações e nem que a interface do usuário mude com o tempo;

Quais problemas podem ocorrer seu eu instalar o Windows 10?

Como já mencionamos o Windows 10 Technical Preview é uma versão de testes e ainda falta muito para termina-lo. Com isso poderão ocorrer os seguintes problemas em seu computador:

  • Panes inesperadas (telas azuis) e perdas de arquivos;
  • Alguns programas poderão não funcionar corretamente, incluindo antivírus e outros;
  • Placas de vídeos, impressoras e outros hardwares externos podem não ser compatíveis e não funcionar corretamente;
  • Poderá haver dificuldades em acessar as redes domésticas de corporativas;
  • Danos a alguns de seus arquivos;

O recomendado é que instale em uma máquina virtual para que muitos destes problemas, principalmente o de perda de arquivos não aconteçam, pois a máquina virtual isola o sistema operacional do seu sistema principal.

Ainda lembramos que a Microsoft acessa frequentemente seus arquivos do sistema quando algum erro acontece para que possam averiguar o que está acontecendo e ir arrumando o Windows 10 para o público em geral. Portanto se você possui arquivos confidenciais ou se a privacidade é fator determinante pense bem antes de instalar o sistema em seu computador (a não ser que o use em máquina virtual que evitaria o acesso aos seus arquivos).

Eu poderei voltar para o sistema operacional que usava anteriormente?

Se você tiver uma mídia de recuperação ou instalação que normalmente acompanham os computadores será possível recuperar o Windows para a versão que estava anteriormente.

  • Windows 7 ou Vista: É recomendado criar uma mídia de recuperação em uma partição ou utilizar a que vem junto com o computador, normalmente fornecida pela fabricante;
  • Windows 8 ou 8.1: Deve se criar uma unidade de recuperação USB;

Se você instalar o Windows 10 em uma máquina virtual no VMWare ou VirtualBox não será necessário utilizar os procedimentos de recuperação, já que o sistema operacional irá rodar em um ambiente virtual dentro do seu atual Windows, Linux ou Mac.

Que computador e requisitos eu tenho que ter para instalar e usar o Windows 10?

É possível instalar o Windows 10 em tablets e computadores com processadores X86 (32 e 64 bits), processadores padrões usados nos PCs. Não há nenhuma versão do Windows 10 para processadores ARM ainda.

Os requisitos de hardware para a instalação do Windows 10 são:

  • Processador com 1 GHz ou mais rápido e que tenha suporte para PAR, NX e SSE2;
  • Memória RAM de 1 GB (sistema 32 bits) ou 2 GB (sistema 64 bits);
  • Espaço em disco rígido de 16 GB;
  • Placa gráfica compatível com gráficos do Microsoft DirectX 9 com driver WDDM.

Você pode precisar também de uma conta da Microsoft e acesso à internet. E se você quiser acessar o repositório do Windows e usar aplicativos do sistema na loja a resolução do seu monitor terá de ser de pelo menos de 1024x768 pixels.

Em quais idiomas o Windows 10 Technical Preview está disponível?

A Microsoft liberou para download as versões em inglês dos EUA, inglês do Reino Unido, Chinês simplificado e português do Brasil.

Como baixo o Windows 10?

Você pode acessar diretamente esta página da Microsoft http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-iso ou clicar em um dos links abaixo para as versões em português:

Se pretende instalar o Windows 10 em uma máquina virtual como o VMWare ou VirtualBox, baixe a versão de 32 bits para não ter problemas durante a instalação.

links-baixar-windows-10

É preciso inserir alguma serial ou chave?

Durante os processos de instalação que fizemos não foi solicitada a inclusão da serial key no Windows 10. Porém é provável que caso esteja instalando sem utilizar um usuário da Microsoft que já usava no Windows 8, será necessário inserir a serial de testes do Windows 10.

Como faço para instalar o Windows 10 Technical Preview?

Há duas formas de instalar o Windows 10, uma instalando por meio de máquinas virtuais que é a forma mais segura para não perder nada em seu computador, porém o desempenho é inferior e a outra é instalando diretamente em seu disco rígido como se fosse uma nova instalação do Windows.

Se quer instalar em uma máquina virtual, veja este tutorial: http://www.dicasparacomputador.com/instalar-windows-10-maquina-virtual-vmware-virtualbox

Caso queira instalar diretamente em seu computador como uma nova instalação você precisa:

  1. Baixar o arquivo ISO do Windows 10 que você encontra os links mais acima;
  2. Faça o processo de gravação da ima ISO em um pen drive ou DVD com o programa Windows 7 USB/DVD Download Tool. Você pode ver como fazer isso e baixar o programa aqui: http://www.dicasparacomputador.com/como-gravar-colocar-imagem-iso-windows-pen-drive
  3. Faça um backup de todos os seus arquivos importantes enviando para servidores nas nuvens (OneDrive, Google Drive, etc) ou coloque em HDs externos, pen drivers, etc.
  4. Reinicie o computador e acesse a BIOS para selecione o DVD ou pen drive como primeira unidade a fazer o boot. Se não sabe como acessar a BIOS, veja as teclas de acesso aqui.
  5. Você pode ver os passos da instalação do Windows 10 acompanhando do item 8 em diante aqui: http://www.dicasparacomputador.com/instalar-windows-10-maquina-virtual-vmware-virtualbox
  6. No passo em que é perguntando o tipo de instalação que você deseja, escolha “Personalizado”. Assim você poderá criar partições em seu HD para que o Windows não instale em cima de nenhum outro sistema operacional que esteja utilizando.