Dúvidas e dicas antes de instalar o Windows 10 Technical Preview
Com a liberação do download do Windows 10 para testes saiba alguns detalhes e tire suas dúvidas antes de instalar o sistema operacional.
Mesmo faltando um pouco menos de um ano para o lançamento a Microsoft liberou para download a versão Technical Preview do Windows 10. Como o nome sugere é uma versão técnica para desenvolvedores e entusiastas instalarem e sentirem o gostinho de como será o novo sistema operacional.
Não é um sistema operacional para ser utilizado no seu dia a dia ou trabalho já que está em fase de testes. As compilações estão em fase de desenvolvimento e à medida que a empresa prossegue novos recursos e melhorias vão surgindo.
Se você se inscrever no programa Windows Insider Preview, poderá ter acesso as novidades que surgirão frequentemente primeiro, podendo também utilizar o aplicativo Windows Feedback para enviar sugestões sobre o quanto o Windows 10 poderia melhorar em sua opinião.
O Windows 10 Technical Preview é recomendado para mim?
Se você é especialista em computação, programador, trabalha com Windows ou está curioso para saber como está o novo Windows 10, pode-se dizer que é recomendado para você.
Mas você deve saber fazer pelo menos o seguinte:
- Souber fazer backup do computador, formatar HDs e instalar o Windows do zero (menos para caso queira instalar em máquinas virtuais);
- Souber como reinstalar o sistema operacional antigo caso realmente precise;
- Souber solucionar problemas básicos e corriqueiros do computador;
- Não instalar em um computador de uso diário, já que se tratar de uma versão de testes;
- Não se importar com grandes quantidade de atualizações e nem que a interface do usuário mude com o tempo;
Quais problemas podem ocorrer seu eu instalar o Windows 10?
Como já mencionamos o Windows 10 Technical Preview é uma versão de testes e ainda falta muito para termina-lo. Com isso poderão ocorrer os seguintes problemas em seu computador:
- Panes inesperadas (telas azuis) e perdas de arquivos;
- Alguns programas poderão não funcionar corretamente, incluindo antivírus e outros;
- Placas de vídeos, impressoras e outros hardwares externos podem não ser compatíveis e não funcionar corretamente;
- Poderá haver dificuldades em acessar as redes domésticas de corporativas;
- Danos a alguns de seus arquivos;
O recomendado é que instale em uma máquina virtual para que muitos destes problemas, principalmente o de perda de arquivos não aconteçam, pois a máquina virtual isola o sistema operacional do seu sistema principal.
Ainda lembramos que a Microsoft acessa frequentemente seus arquivos do sistema quando algum erro acontece para que possam averiguar o que está acontecendo e ir arrumando o Windows 10 para o público em geral. Portanto se você possui arquivos confidenciais ou se a privacidade é fator determinante pense bem antes de instalar o sistema em seu computador (a não ser que o use em máquina virtual que evitaria o acesso aos seus arquivos).
Eu poderei voltar para o sistema operacional que usava anteriormente?
Se você tiver uma mídia de recuperação ou instalação que normalmente acompanham os computadores será possível recuperar o Windows para a versão que estava anteriormente.
- Windows 7 ou Vista: É recomendado criar uma mídia de recuperação em uma partição ou utilizar a que vem junto com o computador, normalmente fornecida pela fabricante;
- Windows 8 ou 8.1: Deve se criar uma unidade de recuperação USB;
Se você instalar o Windows 10 em uma máquina virtual no VMWare ou VirtualBox não será necessário utilizar os procedimentos de recuperação, já que o sistema operacional irá rodar em um ambiente virtual dentro do seu atual Windows, Linux ou Mac.
Que computador e requisitos eu tenho que ter para instalar e usar o Windows 10?
É possível instalar o Windows 10 em tablets e computadores com processadores X86 (32 e 64 bits), processadores padrões usados nos PCs. Não há nenhuma versão do Windows 10 para processadores ARM ainda.
Os requisitos de hardware para a instalação do Windows 10 são:
- Processador com 1 GHz ou mais rápido e que tenha suporte para PAR, NX e SSE2;
- Memória RAM de 1 GB (sistema 32 bits) ou 2 GB (sistema 64 bits);
- Espaço em disco rígido de 16 GB;
- Placa gráfica compatível com gráficos do Microsoft DirectX 9 com driver WDDM.
Você pode precisar também de uma conta da Microsoft e acesso à internet. E se você quiser acessar o repositório do Windows e usar aplicativos do sistema na loja a resolução do seu monitor terá de ser de pelo menos de 1024x768 pixels.
Em quais idiomas o Windows 10 Technical Preview está disponível?
A Microsoft liberou para download as versões em inglês dos EUA, inglês do Reino Unido, Chinês simplificado e português do Brasil.
Como baixo o Windows 10?
Você pode acessar diretamente esta página da Microsoft http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-iso ou clicar em um dos links abaixo para as versões em português:
- Windows 10 Technical Preview (32 bits) – Tamanho: 2.91 GB – Hash: 611FE8F94906EFE75F64D197913344AC040DF644
- Windows 10 Technical Preview (64 bits) – Tamanho: 3.76 GB – Hash: 3DA91BB9EA7316F670C0A132D940FC1D58BAB296
Se pretende instalar o Windows 10 em uma máquina virtual como o VMWare ou VirtualBox, baixe a versão de 32 bits para não ter problemas durante a instalação.
É preciso inserir alguma serial ou chave?
Durante os processos de instalação que fizemos não foi solicitada a inclusão da serial key no Windows 10. Porém é provável que caso esteja instalando sem utilizar um usuário da Microsoft que já usava no Windows 8, será necessário inserir a serial de testes do Windows 10.
Como faço para instalar o Windows 10 Technical Preview?
Há duas formas de instalar o Windows 10, uma instalando por meio de máquinas virtuais que é a forma mais segura para não perder nada em seu computador, porém o desempenho é inferior e a outra é instalando diretamente em seu disco rígido como se fosse uma nova instalação do Windows.
Se quer instalar em uma máquina virtual, veja este tutorial: http://www.dicasparacomputador.com/instalar-windows-10-maquina-virtual-vmware-virtualbox
Caso queira instalar diretamente em seu computador como uma nova instalação você precisa:
- Baixar o arquivo ISO do Windows 10 que você encontra os links mais acima;
- Faça o processo de gravação da ima ISO em um pen drive ou DVD com o programa Windows 7 USB/DVD Download Tool. Você pode ver como fazer isso e baixar o programa aqui: http://www.dicasparacomputador.com/como-gravar-colocar-imagem-iso-windows-pen-drive
- Faça um backup de todos os seus arquivos importantes enviando para servidores nas nuvens (OneDrive, Google Drive, etc) ou coloque em HDs externos, pen drivers, etc.
- Reinicie o computador e acesse a BIOS para selecione o DVD ou pen drive como primeira unidade a fazer o boot. Se não sabe como acessar a BIOS, veja as teclas de acesso aqui.
- Você pode ver os passos da instalação do Windows 10 acompanhando do item 8 em diante aqui: http://www.dicasparacomputador.com/instalar-windows-10-maquina-virtual-vmware-virtualbox
- No passo em que é perguntando o tipo de instalação que você deseja, escolha “Personalizado”. Assim você poderá criar partições em seu HD para que o Windows não instale em cima de nenhum outro sistema operacional que esteja utilizando.
Queria saber como instalar o windows 7, 8, ou 8.1 de graça, e ficar usando ele por muito tempo, sem ter que comprar, mas sem cometer pirataria, isso é possivel?
Não tem como pois o Windows é um sistema operacional comercial, ou seja, para ter seu pleno funcionamento é necessário comprar a licença que lhe dá direito a uma serial key.
Se colocar uma serial key encontrada na internet, provavelmente dentro de poucos dias o sistema irá ficar lhe notificando para trocar a serial já que ela estará sendo utilizada também por outros computadores na internet. Você não vai deixar de usar o sistema, mas constantemente será lembrando sobre isso.
Enviar novo comentário